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1(ENEM - 2022)Número Original: 77Código: 12794898

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Amarela

Fundamentos da estética como ramo da filosofia para o sentido da imaginação e sensibilidade humanas .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2022
Questão de Vestibular - ENEM 2022
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TEXTO | Uma filosofia da percepção que queira reaprender a ver o mundo restituirá à pintura e às artes em geral seu lugar verdadeiro. MERLEAU-PONTY, M. Conversas: 1948. São Paulo: Martins Fontes, 2004. TEXTO II Os grandes autores de cinema nos pareceram confrontáveis não apenas com pintores, arquitetos, músicos, mas também com pensadores. Eles pensam com imagens, em vez de conceitos. DELEUZE, G. Cinema 1: a imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1983 (adaptado). De que modo os textos sustentam a existência de um saber ancorado na sensibilidade? Admitindo o belo como fenômeno transcendental. Reafirmando a vivência estética como juízo de gosto. Considerando o olhar como experiência de conhecimento. Apontando as formas de expressão como auxiliares da razão. Estabelecendo a inteligência como implicação das representações. © OVO


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2(UEG - 2022)Número Original: 50Código: 11760210

Primeiro Semestre - Prova Objetiva e Redação

Questões de identificações (Filosofia) Transformações na concepção de arte a partir do pensamento filosófico de Gottlieb Baumgarten .f
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Questão de Vestibular - UEG 2022
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Desde a antiguidade filósofos realizam elucubrações sobre a arte. Platão, por exemplo, a via como uma forma de conhecimento que imitava imperfeitamente as coisas sensíveis. No século XVIII, o filósofo alemão Alexander Gottlieb Baumgarten (1714-1762) elabora uma nova concepção de arte, deixando contribuições que influenciaram sobremaneira o conjunto de estudos filosóficos posteriores que passaram a tomar a arte como objeto de investigação. A nova concepção de Baumgarten sobre arte emerge ao utilizar o termo: a) “Campo Artístico”, que desde então passa a se referir ao estudo filosófico da arte. b) “Teologia”, que a partir desse momento coloca Deus como ponto de união entre arte e filosofia. c) “Pintura”, pois a concebia como uma imitação da realidade mediada pelo pensamento filosófico. d) “Ideologia”, pois considerava a filosofia e a arte como uma falsa consciência sistematizada. e) “Estética”, que se referia ao estudo das obras de arte enquanto criações da sensibilidade.


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3(UNESP - 2022)Número Original: 60Código: 11574983

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Objeto de estudo da filosofia sobre a estética e sua importância para a produção do conhecimento .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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À primeira vista, porém, a arte do cinema aparenta ser demasiado simples e até mesmo estúpida. Vê-se o Rei dan- do um aperto de mão a um time de futebol; eis o iate de Sir Thomas Lipton; eis, enfim, Jack Horner vencendo o Grand National. Os olhos consomem tudo isso instantaneamente e o cérebro, agradavelmente excitado, põe-se a observar as coisas acontecerem sem se atarefar com nada. Mas qual é, pois, a sua surpresa ao ser, de repente, despertado em meio à sua agradável sonolência e chamado a prestar socorro? O olho está em apuros. Necessita de ajuda. Diz, então, ao cé- rebro: “Está ocorrendo algo que de modo algum posso enten- der. Tu me és necessário”. Juntos olham para o Rei, o barco, o cavalo e o cérebro; de imediato, vê que eles se revestiram de uma qualidade que não pertence à mera fotografia da vida mesma. (Virginia Woolf. “O cinema”. Rapsódia, 2006. Adaptado.) Com o surgimento da disciplina estética, no século XVIII, entendeu-se que a arte é capaz de produzir ajuizamentos. O texto aborda o tema por meio da constatação da autora de que (A) se estabeleceu maior relevância aos temas representa- dos pelas artes. (B) se reconheceu a importância da sensibilidade no proces- so do conhecimento. (C) ocorreu um intenso diálogo entre os artistas, tais como cineastas e literários. (D) houve a evolução das linguagens artísticas em relação às suas técnicas. (E) se proliferaram novas manifestações artísticas com pos- turas críticas.


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4(UNESP- SP - 2020)Número Original: 11Código: 7506091

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Objeto de estudo da filosofia sobre a estética e sua importância para a produção do conhecimento .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
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TEXTO 1 A Estética sob o aspecto de mera “ciência da sensibilidade” chega ao seu fim no século XX e é progressivamente subs- tituída por um discurso que conjuga racionalidade e afetividade. Agora será preciso tentar compreender aisthesis não mais através da dicotomia tradicional entre senso (razão) e sensível (afetividade), mas como uma experiência simultânea de percepção sensível e percepção de sentido (racional). (Charles Feitosa. Explicando a filosofia com arte, 2004. Adaptado.) TEXTO 2 Inicialmente Kant opera com o termo estética na Crítica da razão pura segundo o significado de conhecimento sensível, no campo da teoria do conhecimento. Nessa obra, a estética designa uma importante parte da teoria do conhecimento. Segundo Kant, “sem sensibilidade nenhum objeto nos seria dado, e sem entendimento nenhum objeto seria pensado. Pen- samentos sem conteúdo são vazios, intuições sem conceito são cegas”. O conhecimento possui duas partes. (Marco Aurélio Werle. “O lugar de Kant na fundamentação da estética como disciplina filosófica”. In: Doispontos, vol. 2, nº 2, outubro de 2005. Adaptado.) a) Qualo principal objeto de investigação filosófica da disciplina Estética? Por que a Estética é tradicionalmente associada a sensibilidade? b) De acordo com o texto 2, quais são as “duas partes” do conhecimento? Qual a importância da estética na produção do conhecimento?


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5(UFPR - 2019)Número Original: 76Código: 7928880

Primeira Fase

Fundamentos da estética como ramo da filosofia para o sentido da imaginação e sensibilidade humanas .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2019
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A estética corresponde ao ramo da filosofia que se ocupa das manifestações artísticas, buscando apontar, por exemplo, os diferentes critérios e modos como em diferentes momentos ou culturas se percebe e classifica algo como belo, sublime ou agradável. Trata-se, assim, de uma forma de conhecimento que não nega a razão, ao certo, mas que coloca em relevo a forma como ela se relaciona com a imaginação e com a sensibilidade. A partir do exposto acima, é correto afirmar: a) oO (D DIS Juntamente com a razão, a imaginação e a sensibilidade são fatores indispensáveis para a nossa apreensão do mundo e das coisas. A estética é o campo da filosofia que se ocupa da relação entre o pensamento e a religião. Na estética, a razão predomina sobre a sensibilidade e a imaginação. O sublime e o agradável devem ser apreendidos de forma objetiva pelo raciocínio lógico. Na estética não há lugar para a razão, visto que ela se baseia na sensibilidade e na imaginação.


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