Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios Encontre milhares de questões de vestibular e do ENEM. Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Despotismo Esclarecido em Portugal.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 53Código: 6077773

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Portugal.b Aspectos do despotismo esclarecido em Portugal durante o reinado de José II .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Exibir texto da questão

Na segunda metade do século XVIII, a preocupação com o “bem governar” era um imperativo tanto para a manutenção do monarca, de modo a que não se fortalecessem outras pretensões de legitimidade, quanto para a conservação do próprio regime, da monarquia absolutista, pois tratava-se de evitar que certas ideias correntes, como governos elegíveis e parlamentos poderosos, tomassem corpo. (...) (... 0 despotismo esclarecido varia de pais para pais, depen- dendo de cada processo histórico e de sua abertura ao movimento de ideias da ilustração (...) (Antonio Mendes Junior et al. Brasil História: texto e consulta, volume 1, Colônia) Sobre o fenômeno histórico em referência, no caso de Portu- gal, é correto considerar que (A) o atraso econômico português gerava dependência poli- tica e militar, colocando em perigo inclusive o império colonial português, e nesse processo ocorreram as refor- “mas pombalinas, que representaram um maior controle português sobre o Brasil (B) as autoridades monárquicas portuguesas se anteciparam às ondas revolucionárias do mundo atlântico e criaram metas de aumento da participação das diversas classes sociais nas instâncias de poder, o que gerou o primeiro parlamento na Europa modema (C) coube ao Marquês de Pombal o apontamento de um acordo estratégico com a Inglaterra, concretizado com o Tratado de Methuen, que permitiu a independência econômica de Portugal e regalias para a mais importante colônia lusa, o Brasil. (D) as ideias iluministas foram abominadas pelas autoridades portuguesas, assim como pelas elites coloniais e metro- politanas, pois representavam um forte retrocesso nas concepções de liberdade de mercado, defendidas pelo mercantilismo. (E) o contundente crescimento da economia de Angola, por causa do tráfico de escravos e da produção de manu- faturados, e da economia açucareira no Brasil, foram decisivos para a opção portuguesa em transferir a sede da Coroa portuguesa para a América.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(URCA - 2017)Número Original: 52Código: 10040065

Primeiro Semestre - Primeiro Dia

Portugal.b Aspectos do despotismo esclarecido em Portugal durante o reinado de José II .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2017
Exibir texto da questão

No fim de julho de 1750, rodeado de relíquias multiárias, embalado ao som de um canto coral eclesiástico expirava, afinal, D. João V, o moribundo Roi Soleil português. Três dias depois a ascensão de D. José começava a predominar nos negócios de Estado, Sebastião José de Carvalho e Melo, posteriormente conhecido como Marques de Pombal (MAXWELL. Kenneth). A devassa da devassa. São Paulo: Paz e Terra, 2005, p. 21). Sobre o período da História citado, assinale a alternativa correta: A Inglaterra exercia um forte controle sobre Portugal, não só pelas dificuldades econômicas e sociais de Portugal, mas pelo rápido crescimento e progresso da economia inglesa. No triângulo comercial entre Portugal, Brasil e Inglaterra, o Brasil e Inglaterra levavam a pior, enquanto Portugal ficava com a maior parte do ouro e diamantes brasileiros. O grande fluxo de ouro para Portugal lhe permitiu criar uma formidável marinha e importantes indústrias. O ouro circulante e o ouro não amoedado estimularam a queda da agricultura e o valor das terras na Inglaterra. O ouro, o fumo e o açúcar britânico constituíam a base do complexo comércio do Atlântico Sul.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?