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  • Sistema XY (Determinação Sexual)
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1(UFRGS- RS - 2011)Número Original: 19Código: 6393324

Terceiro Dia

Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas) Características do sistema XY de determinação sexual .f

Questão de Vestibular - UFRGS 2011
Questão de Vestibular - UFRGS 2011
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Em geral, os cromossomos sexuais de mamíferos fêmeas consistem de um par de cromossomos X. Machos possuem um cromossomo X e um cromossomo sexual que não é encontrado em fêmeas: o cromossomo Y. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao sistema XY de determinação sexual de mamíferos. (/ ) Os genes ligados ao cromossomo X são os que apresentam como função a diferenciação sexual. ( ) Os cromossomos X e Y pareiam durante a meiose, (( )A inativação de um dos cromossomos X em fêmeas permite o mecanismo de compensação de dose. () Fenótipos recessivos ligados ao X são mais frequentes em fêmeas que em machos. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é (A) F-F-F-V. (B) F-V-F-V. (QF-V-V-F. (D) V-F-F-V. (E) V-V-V-F.


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2(UECE - 2015)Número Original: 3Código: 7864464

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Identificação (Biologia) Probabilidade sobre a determinação do sexo nos seres humanos .f

Questão de Vestibular - UECE 2015
Questão de Vestibular - UECE 2015
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A cada nascimento de um ser humano a probabilidade de ser do sexo feminino ou do sexo masculino é representada corretamente pela seguinte porcentagem: A) 100%. B) 75%. C) 25%. D) 50%.


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3(UNESP - 2016)Número Original: 14Código: 6986795

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Determinação dos genótipos através do sistema de determinação sexual XY .f Determinação da porcentagem de descendentes envolvendo o sistema de determinação sexual XY .f

Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Em moscas de frutas Drosophila melanogaster, o sexo é determinado segundo o sistema XY. A cor dos olhos nessa espé- cie é determinada por alelos localizados no cromossomo X. O alelo dominante B confere cor vermelha aos olhos da mosca e o alelo recessivo b, cor branca. O cruzamento de uma fêmea de olhos vermelhos com um macho de olhos vermelhos resultou em uma geração constituída por 75% de indivíduos de olhos vermelhos e 25% de olhos brancos. Determine o genótipo da fêmea deste cruzamento e o sexo dos descendentes de olhos brancos. Em outro cruzamento, uma fêmea de olhos brancos foi fecundada por um macho de olhos vermelhos. Dos descendentes obtidos, foi realizado o cruzamento de uma fêmea com um macho, que deu origem a uma população de 100 indivíduos. Qual a porcentagem de machos de olhos brancos e a porcentagem de fêmeas de olhos brancos esperadas nessa popu- lação?


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4(UNESP- SP - 2020)Número Original: 65Código: 7506001

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características da determinação do sexo no ser humano .f Identificação (Biologia) Características gerais da gametogênese humana .f

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Comportamento do casal pode definir sexo do bebê, dizem pesquisadores Muitas pessoas sonham não só com o nascimento de um bebê, mas com o sexo dele. Não é possível escolher se você vai gerar uma menina ou um menino, mas alguns pesqui- sadores sugerem que alguns fatores, como fazer sexo exa- tamente no dia da ovulação, ou a frequência das relações sexuais, aumentariam a chance de ter uma criança de deter- minado sexo. (Ivonete Lucirio. https://universa.uol.com.br, 06.08.2012. Adaptado.) A notícia traz hipóteses ainda em discussão entre especia- listas, mas o que o conhecimento biológico tem como certo é que, na espécie humana, o sexo da prole é definido no momento da fecundação e depende da constituição cromos- sômica do (A) espermatozoide, que é definida na meiose | da gameto- gênese do pai e a mãe não tem participação na determi- nação do sexo da prole. (B) óvulo, que é definida na meiose Il da gametogênese da mãe e o pai não tem participação na determinação do sexo da prole. (C) espermatozoide, que é definida na meiose Il da gameto- gênese do pai e a mãe não tem participação na determi- nação do sexo da prole. (D) óvulo e do espermatozoide, que são definidas na meio- se || da gametogênese de ambos os genitores e o pai e a mãe participam, conjuntamente, da determinação do sexo da prole. (E) óvulo, que é definida na meiose | da gametogênese da mãe e o pai não tem participação na determinação do sexo da prole.


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5(FAMERP - 2019)Número Original: 1Código: 7890830

Segundo Dia - Conhecimentos Específicos

Características da determinação do sexo no ser humano .f Importância do âmnion para os embriões.t Quantidade de cordões umbilicais presentes em uma gestação.t Quantidade de gametas que participaram de uma gestação.t

Questão de Vestibular - FAMERP 2019
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Annette, Emilie, Yvonne, Cecile e Marie nasceram em 28 de maio de 1934 na cidade canadense de Corbeil. As meninas eram quíntuplas idênticas, filhas de Oliva e Elzire Dionne. Ao nascer, as cinco juntas pesavam 6,1 kg e todas tinham os pulmões muito frágeis. Sabe-se que é muito raro uma mulher gestar quíntuplos. (Guia visual: Canadá, 2004. Adaptado.) a) Quantos gametas participaram da formação dessas quintuplas? Qual gameta carrega o cromossomo sexual que definiu o sexo biológico das meninas? b) Suponha que as quintuplas compartilharam uma única placenta e que os âmnios eram individualizados. Quantos cordões umbilicais havia nessa gestação”? Qual a importância do âmnio para os embriões?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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