Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UPE - 2020)Número Original: 42Código: 10081823

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Nova Ordem Mundial (Geografia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2020
Exibir texto da questão

A Iniciativa OBOR (One Belt, One Road), também conhecida por Nova Rota da Seda, foi divulgada no segundo semestre de 2013 pelo presidente chinês Xi Jinping. O projeto da Nova Rota da Seda está estruturado em 6 corredores: Corredor Econômico China-Mongólia-Rússia, Nova Ponte de Terra da Eurásia, Corredor Econômico China-Ásia Central, Corredor Econômico China-Península Indochinesa e Corredor Econômico Marítimo. Esse processo de integração envolveria cerca de 65 países e 63% da população mundial de diferentes continentes. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir: 1. Trata-se da segunda fase da Rota da Seda que interligava o Oriente à Europa por meio de transportes de mercadorias por vias terrestre e marítima para alavancar a inserção internacional da China. 2. A estratégia chinesa da Nova Rota da Seda se baseia em explorar as principais capacidades do país asiático. Dentre elas, destacam-se a capacidade produtiva, com expressiva indústria de base, ocupando o primeiro lugar na produção de aço no mundo, e a infraestrutura portuária, detendo a China 7 dos dez maiores portos do mundo. 3. A China tem um sistema internacional de pagamento (China Internacional Payment System — CIPS) alternativo ao tradicional domínio ocidental do SWIFT (Society for the Worldwide Interbank Financial Telecommunication). Assim, o governo chinês trabalha para a “desdolarização” global e a internacionalização da sua moeda, o yuan, buscando ampliar sua autonomia no mercado financeiro, centrado nos EUA/ União Europeia. 4. O Brasil é o único país não inserido nos continentes Ásia, África e Europa que está na Nova Rota da Seda. Isso decorre do fato de a China ser o principal parceiro econômico brasileiro. É o país para o qual o Brasil mais exporta e o segundo de quem mais importa. 5. O Egito é particularmente crucial na Nova Rota da Seda Marítima, na medida em que o Canal de Suez representa o principal ponto de trânsito entre o Oceano Índico e o Mar Mediterrâneo. Estão CORRETAS a) apenas 1,3e 5. b) apenas 1,2e4. c) apenas 3e4. d) apenas 2,3e5. e) 1,2,3,4e5.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 47

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Nova Ordem Mundial (Geografia)

Exibir Questões - UPE

Questões Parecidas

1(UEMA - 2020)Número Original: 1Código: 7893485

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

_ Apontar os Polos de Influência Existentes na Nova Ordem Mundial _ Interpretação no mapa (Geografia).m Mundo.b _ Explicar o Significado e Apresentar as Principais Características da Nova Ordem Mundial _
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEMA 2020
Exibir texto da questão

Texto I Uma ordem mundial diz respeito às configurações gerais das hierarquias de poder existentes entre os países do mundo. Dessa forma, as ordens mundiais modificam-se a cada oscilação em seu contexto histórico. [...] Durante a Guerra Fria, existiam duas nações principais que dominavam e polarizavam as relações de poder no globo: Estados Unidos e União Soviética. Essa ordem mundial era notadamente marcada pelas corridas armamentista e espacial e pelas disputas geopolíticas no que se refere ao grau de influência de cada uma no plano internacional. Este era o mundo bipolar. A partir do final da década de 1980 e início dos anos 1990, mais especificamente após a queda do Muro de Berlim e do esfacelamento da União Soviética, o mundo passou a conhecer apenas uma grande potência econômica e, principalmente, militar: os EUA. MUNDOEDUCACAO.BOL.UOL.COM.BR/GEOGRAFIA/NOVA-ORDEM-MUNDIAL.HTM Texto II - Mapa-múndi Fonte: Brasil escola, 2019. a) Considerando os textos I e II, explique o significado da expressão “Nova Ordem Mundial”. Apresente uma das suas principais características. b) Além da área de influência de China e do Japão, quais outros dois polos políticos e econômicos fazem parte dessa nova ordem?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UNESP - 2024)Número Original: 44Código: 14096688

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Nova Ordem Mundial (Geografia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2024
Questão de Vestibular - UNESP 2024

Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNEB - 2022)Número Original: 41Código: 12878346

Dois - Primeiro Dia - Prova 3

Nova Ordem Mundial (Geografia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNEB 2022
Questão de Vestibular - UNEB 2022
Exibir texto da questão

 41. Sobre a Nova Ordem Mundial, assinale a (A (B ~ ~~ alternativa correta. Esse período se deu após a derrubada do muro de Berlim, com os EUA assumindo o papel de grande potência econômica e militar. Na sequência, a criação da União Europeia e o crescimento econômico da China aumentaram a rivalidade destes com os EUA, o que impulsionou o estabelecimento de uma ordem mundial multipolar a partir da década de 1990. Conhecido pelo momento do final da Il Guerra Mundial, foi um momento em que o mundo conheceu uma nova modelagem política de avanço digital - a Globalização —, fenômeno que marcou a ampliação da hierarquização do poderio econômico e tecnológico entre os países. Período marcado pela tirania da informação, expressa na forma como a humanidade se via no modo de vida econômica e social. Período após as grandes navegações em que os continentes foram melhor desenhados cartograficamente, gerando o reconhecimento de limites e fronteiras geopolíticas antes desconhecidas. Historicamente reconhecido como o período após o final da Segunda Guerra Mundial quando a bipolarização capitalista e socialista era representada por países como Alemanha e China, respectivamente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNEB - 2022)Número Original: 35Código: 12878338

Dois - Primeiro Dia - Prova 3

Nova Ordem Mundial (Geografia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNEB 2022
Questão de Vestibular - UNEB 2022
Exibir texto da questão

35. Assinale a alternativa que preenche, na ordem (A) ( ( ( ( B Cc D E correta, as lacunas a seguir. “A regionalização socioeconômica do espaço mundial é, pois, uma forma de realizar uma divisão entre os diferentes países com base no nível de desenvolvimento no âmbito do [...]. Essa regionalização classifica os países em dois principais grupos: de um lado, os países do Norte ; de outro, os paises do sul . Por isso, muitos chamam essa divisão de regionalização norte-sul." Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/regionalizacao- socioeconomica-espaco-mundial.htm. Acesso em: 15 jun. 2022. sistema global / subdesenvolvidos / em desenvolvimento ) capitalismo / desenvolvidos / subdesenvolvidos ) mercado / colonizados / imperialistas ) imperialismo / capitalistas / socialistas ) socialismo / desenvolvidos / capitalistas


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNICAMP - 2023)Número Original: 22Código: 12877587

Primeira fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e Z

Nova Ordem Mundial (Geografia)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Exibir texto da questão

Tem se tornado lugar comum dizer que o gigantesco volume de dados extraídos de nossa vida cotidiana está armazenado “na nuvem”. É quase como dizer: estão por toda a parte e em lugar nenhum. Flutuam. Se damos, contudo, um passo para além das metáforas, nos depararemos com a robusta infraestrutura do capitalismo digital, que está ancorada em territórios concretos e se inscreve numa geografia do poder. É assim que, segundo a UNCTAD (2021), de um total de 4.714 data centers existentes no mundo, quase 80% estão em países desenvolvidos, princi- palmente nos EUA e países da Europa ocidental. Sobre os data centers e sua distribuição, é correto afirmar que a) são infraestruturas concentradas no Norte Global que, por serem públicas, controladas pelo Estado, têm seu impacto minimizado em questões geopolíticas que perpassam essa parte do mundo. b) o processo de desenvolvimento geograficamente desigual pouco atua na distribuição da infraestrutura digital e na co- leta, armazenagem e tratamento de dados entre as regiões do mundo. c) sua rarefação no Sul-Global indica que a coleta, a armaze- nagem e o tratamento dos dados levanta grave problema relativo à soberania dos Estados nacionais dessa parte do mundo. d) à medida em que se ampliam a coleta e o tratamento massi- vo de dados das sociedades, países de todos os continentes estão adotando robustas políticas de infraestrutura digital.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?