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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2009)Número Original: 8Código: 10112

Discursivo

Cultura na Primeira República.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2009
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Tarsila do Amaral. São Paulo (Gaco) - 1924. way. mover wikidor.com Tarsila do Amaral foi uma das principais artistas da Semana de Arte Modema de 1922. A tela acima é representativa da primeira fase do movimento modernista no Brasil (1922 a 1930). Nesse momento, as propostas desses artistas e intelectuais encontravam eco em reivindicações de diferentes setores sociais do país, cuja mobilização levou ao fim da República Oligárquica, em 1930 Identifique, a partir da tela apresentada, duas características da ordem socioeconômica defendida pelos modernistas na década de 1920. Em seguida, explique de que forma clas contradizem a política e a economia brasileiras vigentes à época.


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Cultura na Primeira República.g

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Questões Parecidas

1(USP - 2017)Número Original: 32Código: 6978174

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Brasil.b Aspectos do Manifesto Regionalista publicado no final da Primeira República .f
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Questão de Vestibular - USP 2017
Questão de Vestibular - USP 2017
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Mas o pecado maior contra a Civilização e o Progresso, contra o Bom Senso e o Bom Gosto e até os Bons Costumes, que estaria sendo cometido pelo grupo de regionalistas a quem se deve a ideia ou a organização deste Congresso, estaria em procurar reanimar não só a arte arcaica dos quitutes finos e caros em que se esmeraram, nas velhas casas patriarcais, algumas senhoras das mais ilustres famílias da região, e que está sendo esquecida pelos doces dos confeiteiros franceses e italianos, como a arte — popular como a do barro, a do cesto, a da palha de Ouricuri, a de piaçava, a dos cachimbos e dos santos de pau, a das esteiras, a dos ex-votos, a das redes, a das rendas e bicos, a dos brinquedos de meninos feitos de sabugo de milho, de canudo de mamão, de lata de doce de goiaba, de quenga de coco, de cabaça — que é, no Nordeste, o preparado do doce, do bolo, do quitute de tabuleiro, feito por mãos negras e pardas com uma perícia que iguala, e às vezes excede, a das sinhás brancas. Gilberto Freyre. Manifesto regionalista (72 ed.). Recife: FUNDA), Ed. Massangana, 1996. De acordo com o texto de Gilberto Freyre, o Manifesto regionalista, publicado em 1926, a) opunha-se ao cosmopolitismo dos modernistas, especialmente por refutar a alteração nos hábitos alimentares nordestinos. b) traduzia um projeto político centralizador e antidemocrático associado ao retorno de instituições monárquicas. c) exaltava os valores utilitaristas do moderno capitalismo industrial, pois reconhecia a importância da tradição agrária brasileira. d) preconizava a defesa do mandonismo político e da integração de brancos e negros sob a forma da democracia racial. e) promovia o desenvolvimento de uma cultura brasileira autêntica pelo retorno a seu passado e a suas tradições e riquezas locais.


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2(PUC-CAMPINAS - 2021)Número Original: 41Código: 12988881

Prova Geral - Direito

Questões de identificações (Hist.) Errata (Gabarito) Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2021
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Tupi or not tupi that is the question (que poderia ser traduzido por “Tupi ou não tupi, eis a questão”) é uma frase do Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, que marcou o movimento modernista em São Paulo. Dentre as características desse movi- mento cultural destaca-se (E) a valorização do folclorismo como referência de brasilidade, mesclado à modernidade representada pela cultura pop norte- americana. a recuperação do indigenismo do século XIX como um parâmetro para a produção da arte nacional. a defesa, por parte do grupo de artistas e intelectuais que o constituiu, dos valores culturais e dos interesses políticos da oligarquia cafeeira paulista. a adoção de referências da arte africana, indígena e judaica em prol da criação de uma arte politizada, que expressasse culturas reprimidas ao longo da História. a recusa de uma arte brasileira realizada como simples cópia da arte europeia ou baseada em cânones eruditos, valori- zados pela crítica tradicional e pela elite oligárquica.


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3(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 57Código: 6077766

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Brasil.b Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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A Semana de 22 não foi um fato isolado e sem origens. As discussões em tono da necessidade de renovação das artes sur- gem em meados da década de 1910 em textos de revistas e em exposições, como a de Anita Malfatti em 1917. Em 1921 já existe, por parte de intelectuais como Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, a intenção de transformar as comemorações do centenário em momento de emancipação artística. (...) (wwwitaucultural.org.bs) Em geral, os artistas participantes da Semana de Arte Modema propunham (A) que a arte, especialmente a literatura, abandonasse as preocupações com os destinos brasileiros e se voltasse para o princípio da arte pela arte. (B) arejeição ao conservadorismo presente na produção artis- tica brasileira, defendendo novas estéticas e temáticas, como a discussão sobre as questões brasileiras. (C) que os artistas estabelecessem vínculos com correntes filosóficas, mas não com projetos políticos e ideológicos, fossem estes progressistas ou conservadores. (D) o reconhecimento da superioridade da arte europeia e da importância da civilização portuguesa no notável desenvolvimento cultural brasileiro. (E) que apenas as artes plásticas, com destaque para a pintura, poderiam representar avanços revolucionários em direção a uma arte de fato inovadora.


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4(UNESP - 2023)Número Original: 25Código: 13030719

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Aspectos do Manifesto Pau-Brasil no contexto do Modernismo brasileiro da primeira metade do século XX .f Brasil.b Interdisciplinar Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Observe a reprodução da tela Morro de Favela, de Tarsila do Amaral. (In: Ana Maria Rodrigues (coord.). Brasil-brasis: cousas notáveis e espantosas (Olhares modernistas), 2000.) A tela, produzida em 1924, traz elementos coincidentes com as propostas do Manifesto Pau-Brasil, como (A) a carnavalização da natureza e a valorização da mesti- çagem e da miséria como signos socioculturais predo- minantes. (B) a celebração do processo de metropolização e o preva- lecimento das conquistas tecnológicas sobre o mundo natural. (C) a explicitação da convivência entre elementos civilizados e bárbaros e o reconhecimento do sertão como marca principal da brasilidade. (D) a retomada da disposição etnológica presente nas gra- vuras dos viajantes europeus e a denúncia realista das diferenças sociais nas grandes cidades. (E) a representação de uma cena cotidiana do meio urbano e a simplificação dos traços dos personagens e dos ele- mentos naturais.


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5(UEMA - 2022)Número Original: 22Código: 11657675

PAES - Prova Objetiva

São Paulo.b Processos e fatos históricos relacionados com o Movimento Modernista brasileiro na primeira metade do século XX .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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O quadro Abaporu faz parte do movimento antropofágico nas artes plásticas. A Semana de Arte Moderna, de 1922, ocorreu entre os dias 12 a 17 de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo, no bojo das comemorações do Centenário da Independência do Brasil. Tarsila do Amaral. Abaporu. 1928 https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2013/11/0-que-foi-a-semana-de-arte-moderna Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, é possível afirmar que a) tinha influência do barroco contemporâneo na pintura e na literatura, pelo rebuscamento nas imagens e a escolha de temas antropomórficos; congregou artistas de diversas áreas, como a pintura, escultura, arquitetura, dança, música, literatura. b) seguia os padrões estéticos europeus do realismo, com influência das ideias dos artistas ligados à arte abstrata; contou com o patrocínio de diversos membros da burguesia industrial que ali se consolidava. c) representou um momento de renovação artística e cultural da cidade de São Paulo, com a defesa de uma arte politicamente engajada; seguia a tendência estética da renovação parnasianista, especialmente na poesia. d) buscava romper com influências das estéticas estrangeiras, adotando uma arte brasileira autêntica; reuniu novos artistas influenciados pelas vanguardas europeias, tornando a arte moderna uma realidade cultural no Brasil. e) era contrária ao racionalismo e aos valores burgueses, representando os anseios das ascendentes oligarquias cafeeiras paulistas; foi promovida por artistas revolucionários, tornando-se um marco para o modernismo brasileiro.


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