. Dentre os vários estudos sobre música brasileira que surgiram a partir da primeira década do
século XX, é observação comum que, desde o século XVIII, houve uma definição de uma identidade
sonora para a nação que teria se revelado, no século XIX, em dois grandes gêneros da música
brasileira: a modinha, representando um tipo de canção que tem como tema primordial o amor
romântico, e o lundu, representando uma manifestação de negros, dos quais todos os outros gêneros
teriam evoluído.
FONTE: FERLIM, Uliana Dias Campos. Música popular no Brasil do século XIX: sujeitos em debates políticos e
musicais na definição das “modinhas” como representação da identidade nacional. In: Música Popular em Revista.
Campinas, ano 3, v.2, jan.-jun.2015, p.32-64
Esses gêneros musicais tratados no texto estão diretamente ligados
ao contexto da Revolta da Vacina.
à conjuntura da Guerra da Cisplatina.
à identidade nacional e à questão racial.
à luta de classes e à urbanização de São Paulo.
ao evolucionismo e à teoria do darwinismo social.
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