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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2007)Número Original: 7Código: 10678

Discursivo

Cultura na Primeira República.g
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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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Veja ilustre passageiro o belo tipo faceiro que o senhor tem ao seu lado. E no entanto, acredite, quase morreu de bronquite, salvou-o o Rum Creosotado. Rimas como essas se encontravam em todo bonde que circulava no Rio de Janeiro no início do século XX. Apesar de terem caído em desuso na cidade há mais de quarenta anos, os bondes permanecem como parte da memória de muitos que, em sua infância e juventude, utilizaram- nos como meio de transporte. Demonstre a relação entre o crescimento urbano da cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX e a introdução dos bondes.


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Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Cultura na Primeira República.g

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Questões Parecidas

1(USP - 2017)Número Original: 32Código: 6978174

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Brasil.b Aspectos do Manifesto Regionalista publicado no final da Primeira República .f
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Questão de Vestibular - USP 2017
Questão de Vestibular - USP 2017
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Mas o pecado maior contra a Civilização e o Progresso, contra o Bom Senso e o Bom Gosto e até os Bons Costumes, que estaria sendo cometido pelo grupo de regionalistas a quem se deve a ideia ou a organização deste Congresso, estaria em procurar reanimar não só a arte arcaica dos quitutes finos e caros em que se esmeraram, nas velhas casas patriarcais, algumas senhoras das mais ilustres famílias da região, e que está sendo esquecida pelos doces dos confeiteiros franceses e italianos, como a arte — popular como a do barro, a do cesto, a da palha de Ouricuri, a de piaçava, a dos cachimbos e dos santos de pau, a das esteiras, a dos ex-votos, a das redes, a das rendas e bicos, a dos brinquedos de meninos feitos de sabugo de milho, de canudo de mamão, de lata de doce de goiaba, de quenga de coco, de cabaça — que é, no Nordeste, o preparado do doce, do bolo, do quitute de tabuleiro, feito por mãos negras e pardas com uma perícia que iguala, e às vezes excede, a das sinhás brancas. Gilberto Freyre. Manifesto regionalista (72 ed.). Recife: FUNDA), Ed. Massangana, 1996. De acordo com o texto de Gilberto Freyre, o Manifesto regionalista, publicado em 1926, a) opunha-se ao cosmopolitismo dos modernistas, especialmente por refutar a alteração nos hábitos alimentares nordestinos. b) traduzia um projeto político centralizador e antidemocrático associado ao retorno de instituições monárquicas. c) exaltava os valores utilitaristas do moderno capitalismo industrial, pois reconhecia a importância da tradição agrária brasileira. d) preconizava a defesa do mandonismo político e da integração de brancos e negros sob a forma da democracia racial. e) promovia o desenvolvimento de uma cultura brasileira autêntica pelo retorno a seu passado e a suas tradições e riquezas locais.


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2(PUC-CAMPINAS - 2021)Número Original: 41Código: 12988881

Prova Geral - Direito

Questões de identificações (Hist.) Errata (Gabarito) Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2021
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Tupi or not tupi that is the question (que poderia ser traduzido por “Tupi ou não tupi, eis a questão”) é uma frase do Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, que marcou o movimento modernista em São Paulo. Dentre as características desse movi- mento cultural destaca-se (E) a valorização do folclorismo como referência de brasilidade, mesclado à modernidade representada pela cultura pop norte- americana. a recuperação do indigenismo do século XIX como um parâmetro para a produção da arte nacional. a defesa, por parte do grupo de artistas e intelectuais que o constituiu, dos valores culturais e dos interesses políticos da oligarquia cafeeira paulista. a adoção de referências da arte africana, indígena e judaica em prol da criação de uma arte politizada, que expressasse culturas reprimidas ao longo da História. a recusa de uma arte brasileira realizada como simples cópia da arte europeia ou baseada em cânones eruditos, valori- zados pela crítica tradicional e pela elite oligárquica.


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3(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 57Código: 6077766

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Brasil.b Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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A Semana de 22 não foi um fato isolado e sem origens. As discussões em tono da necessidade de renovação das artes sur- gem em meados da década de 1910 em textos de revistas e em exposições, como a de Anita Malfatti em 1917. Em 1921 já existe, por parte de intelectuais como Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, a intenção de transformar as comemorações do centenário em momento de emancipação artística. (...) (wwwitaucultural.org.bs) Em geral, os artistas participantes da Semana de Arte Modema propunham (A) que a arte, especialmente a literatura, abandonasse as preocupações com os destinos brasileiros e se voltasse para o princípio da arte pela arte. (B) arejeição ao conservadorismo presente na produção artis- tica brasileira, defendendo novas estéticas e temáticas, como a discussão sobre as questões brasileiras. (C) que os artistas estabelecessem vínculos com correntes filosóficas, mas não com projetos políticos e ideológicos, fossem estes progressistas ou conservadores. (D) o reconhecimento da superioridade da arte europeia e da importância da civilização portuguesa no notável desenvolvimento cultural brasileiro. (E) que apenas as artes plásticas, com destaque para a pintura, poderiam representar avanços revolucionários em direção a uma arte de fato inovadora.


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4(UNESP - 2023)Número Original: 25Código: 13030719

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Aspectos do Manifesto Pau-Brasil no contexto do Modernismo brasileiro da primeira metade do século XX .f Brasil.b Interdisciplinar Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Observe a reprodução da tela Morro de Favela, de Tarsila do Amaral. (In: Ana Maria Rodrigues (coord.). Brasil-brasis: cousas notáveis e espantosas (Olhares modernistas), 2000.) A tela, produzida em 1924, traz elementos coincidentes com as propostas do Manifesto Pau-Brasil, como (A) a carnavalização da natureza e a valorização da mesti- çagem e da miséria como signos socioculturais predo- minantes. (B) a celebração do processo de metropolização e o preva- lecimento das conquistas tecnológicas sobre o mundo natural. (C) a explicitação da convivência entre elementos civilizados e bárbaros e o reconhecimento do sertão como marca principal da brasilidade. (D) a retomada da disposição etnológica presente nas gra- vuras dos viajantes europeus e a denúncia realista das diferenças sociais nas grandes cidades. (E) a representação de uma cena cotidiana do meio urbano e a simplificação dos traços dos personagens e dos ele- mentos naturais.


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5(UEMA - 2022)Número Original: 22Código: 11657675

PAES - Prova Objetiva

São Paulo.b Processos e fatos históricos relacionados com o Movimento Modernista brasileiro na primeira metade do século XX .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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O quadro Abaporu faz parte do movimento antropofágico nas artes plásticas. A Semana de Arte Moderna, de 1922, ocorreu entre os dias 12 a 17 de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo, no bojo das comemorações do Centenário da Independência do Brasil. Tarsila do Amaral. Abaporu. 1928 https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2013/11/0-que-foi-a-semana-de-arte-moderna Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, é possível afirmar que a) tinha influência do barroco contemporâneo na pintura e na literatura, pelo rebuscamento nas imagens e a escolha de temas antropomórficos; congregou artistas de diversas áreas, como a pintura, escultura, arquitetura, dança, música, literatura. b) seguia os padrões estéticos europeus do realismo, com influência das ideias dos artistas ligados à arte abstrata; contou com o patrocínio de diversos membros da burguesia industrial que ali se consolidava. c) representou um momento de renovação artística e cultural da cidade de São Paulo, com a defesa de uma arte politicamente engajada; seguia a tendência estética da renovação parnasianista, especialmente na poesia. d) buscava romper com influências das estéticas estrangeiras, adotando uma arte brasileira autêntica; reuniu novos artistas influenciados pelas vanguardas europeias, tornando a arte moderna uma realidade cultural no Brasil. e) era contrária ao racionalismo e aos valores burgueses, representando os anseios das ascendentes oligarquias cafeeiras paulistas; foi promovida por artistas revolucionários, tornando-se um marco para o modernismo brasileiro.


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