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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2020)Número Original: 10Código: 11427833

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Fundamentos teóricos do conceito de micropoder no pensamento de Foucault .f
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Questão de Vestibular - UECE 2020
Questão de Vestibular - UECE 2020
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Leia atentamente o seguinte excerto do texto de Michel Foucault, que expõe parte de suas análises sobre o poder: “É preciso, em primeiro lugar, afastar uma tese muito difundida segundo a qual o poder nas sociedades burguesas e capitalistas teria negado a realidade do corpo em proveito da alma, da consciência, da identidade. Nada é mais físico, mais corporal que o exercício do poder. Uma das primeiras coisas a compreender é que o poder não está localizado no aparelho de Estado e que nada mudará na sociedade se os mecanismos de poder que funcionam fora, abaixo, ao lado dos aparelhos de Estado a um nível muito mais elementar, quotidiano, não forem modificados”. Foucault. Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. P.147-149. Adaptado. Com base na passagem acima e tendo em vista a concepção de poder no pensamento de Foucault, assinale a afirmação verdadeira. A) Em consonância com a filosofia do direito de Hegel, Foucault entendia que os diversos poderes seriam ramificações ou uma rede de poderes materializados a partir do Estado moderno. B) Foucault repete a noção dos filósofos contratualistas que identifica no Estado o ponto de partida necessário e absoluto de todo tipo de poder social. C) Tal concepção seguiu a tradição do pensamento marxista, no qual as formas de exercício do poder têm exclusiva relação com a estrutura de classes e são reproduzidas pelos aparelhos de Estado. D) Para Foucault, os poderes se exercem em níveis variados e em pontos diferentes da rede social como micropoderes integrados, ou não, ao Estado e através das práticas culturais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Resultados Encontrados: 2

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Fundamentos teóricos do conceito de micropoder no pensamento de Foucault .f

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1(UFPR - 2019)Número Original: 6Código: 7945483

Segunda Fase

Fundamentos teóricos do conceito de micropoder no pensamento de Foucault .f Questões de identificações (Filosofia)
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Questão de Vestibular - UFPR 2019
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Não se trata de fazer aqui a história das diversas instituições disciplinares, no que podem ter cada uma de singular. Mas de localizar apenas numa série de exemplos algumas das técnicas essenciais que, de uma a outra, se generalizaram mais facilmente. Técnicas sempre minuciosas, muitas vezes íntimas, mas que têm sua importância: porque definem um certo modo de investimento político e detalhado do corpo, uma nova ‘microfisica’ do poder. (FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Trad. Ligia M. P. Vassalo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 128.) Com base no excerto acima e também no conjunto do texto estudado, como podemos definir a ideia de “microfísica do poder”? Cite três exemplos de instituições disciplinares nas quais é possível identificar esse modo de exercício de poder.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UFPR - 2020)Número Original: 68Código: 7946150

Primeira Fase

Fundamentos teóricos do conceito de micropoder no pensamento de Foucault .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2020
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Eis como ainda no início do século XVII se descrevia a figura ideal do soldado. O soldado é antes de tudo alguém que se reconhece de longe; que leva os sinais naturais de seu vigor e coragem, as marcas também de seu orgulho: seu corpo é o brasão de sua força e de sua valentia. [...] Na segunda metade do século XVIII, o soldado tornou-se algo que se fabrica; de uma massa informe, de um corpo inapto, fez-se a máquina de que se precisa; corrigiram-se aos poucos as posturas; lentamente uma coação calculada percorre cada parte do corpo, se assenhoreia dele, dobra o conjunto, torna-o perpetuamente disponível e se prolonga, em silêncio, no automatismo dos hábitos. (FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. /n: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 162.) Levando em conta essa passagem e a obra em que está inserida, é correto afirmar que, para Michel Foucault, instituições como escolas, quartéis, hospitais e prisões são exemplos de espaços em que, a partir do século XVIII, os indivíduos: ) são educados de modo a se tornarem autônomos. ) aprendem a conviver uns com os outros. ) encontram as condições de segurança e bem-estar. ) oo To BD se tornam mais vigorosos e valentes. se fazem objeto do poder disciplinar. (D


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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