Observe o gráfico a seguir, elaborado com base em dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica), que, em uma escala de O a 10, mede aprovação e desempenho escolar nas avaliações nacionais. O
valor de referência considerado adequado é 6,0.
IDEB de 1º fase de 2007 de acordo com proximidade da favela
60% Be 2,7024,20 pe 4.21 24,60
0
De 4,61 a 5,10 De 5,11 a 7,20
90%
40%
30%
20%
10%
0%
Escolas longe da favela Escolas na ou perto da favela
Adaptado de RIBEIRO, L. C. de Q. e KOSLINKI, M. A qualidade das escolas nas metrópoles. Le monde Diplomatique Brasil. abr. 2009, p.21
O sociólogo Pierre Bourdieu sugeriu que, nas sociedades divididas em classes sociais, a escola contribui para
a reprodução das desigualdades sociais. Isso acontece porque, nessas sociedades, além da desigualdade de
base econômica, há mecanismos que promovem o acesso e a distribuição desiguais daquilo que ele denominou
capital cultural.
Caracterize o conceito de capital cultural elaborado por Pierre Bourdieu e utilize-o para explicar a dimensão
cultural da relação entre segregação residencial e resultados educacionais apontada no gráfico.