Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNITAU - 2021)Número Original: 11Código: 11556462

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Questões com causas ou consequências (Hist.) Obstáculos e custos da manutenção política e econômica do Império Romano sobre vastos territórios .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2021
Questão de Vestibular - UNITAU 2021
Exibir texto da questão

No entanto, ninguém, que olhasse em volta de Roma, e de muitas outras cidades do Império, poderia ter conjeturado que o projeto de conquista do mundo havia sido refreado. Havia por toda parte imagens das vitórias romanas e das derrotas dos bárbaros. Os acordos diplomáticos com vizinhos inconvenientes eram aclamados com manifestações espetaculares, como se tivessem sido conseguidos com armas. Após um tratado de paz particularmente inglório com Tirídates, rei da Armênia, Nero persuadiu-o em 66 d. C. a viajar milhares de quilômetros até Roma, para receber sua coroa do próprio imperador — que na ocasião trajava as roupas de um general triunfante e, segundo se conta, cobriu todo o teatro de Pompeu com folhas douradas, para tornar o evento deslumbrante. Talvez essa tenha sido a forma mais fácil de conciliar o contraditório legado do primeiro Augusto: usar a arte e representação para compensar o fato de que, na vida real, poucos bárbaros foram vencidos. Adaptado de BEARD, Mary. SPQR: uma história da Roma Antiga. São Paulo: Planeta, 2017. A expansão do território sob o controle de Roma durante a República e o Império foi a base da ascensão do poder econômico e político dos romanos. Porém, a estabilização da área sob o controle romano representou um problema concreto para os imperadores romanos, pois a) a legitimidade do poder de cada imperador romano era fortalecida por sua habilidade em projetar liderança e sucesso militar. b) as necessidades administrativas do império implicavam em redução das despesas militares, o que transformou os políticos romanos em pacifistas. c) os povos bárbaros não representavam desafios militares, pois preferiam a paz, o que impossibilitava os imperadores de demonstrar sua liderança militar. d) as sucessivas derrotas militares dos imperadores romanos, desde a ascensão de Augusto ao trono em 14 a.C., limitaram o território sob o controle de Roma. e) a burocracia do Estado romano provocou a expansão do gasto público não relacionado a despesas militares, o que levou os imperadores a simularem sucesso militar para obter êxito político.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 1

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Obstáculos e custos da manutenção política e econômica do Império Romano sobre vastos territórios .f

Exibir Questões - UNITAU

Questões Parecidas

1(USP- SP - 2016)Número Original: 76Código: 6387575

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Obstáculos e custos da manutenção política e econômica do Império Romano sobre vastos territórios .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2016
Questão de Vestibular - USP 2016
Exibir texto da questão

Os impérios do mundo antigo tinham ampla abrangência territorial e estruturas politicamente complexas, o que implicava custos crescentes de administração. No caso do Império Romano da Antiguidade, são exemplos desses custos: a) as expropriações de terras dos patrícios e a geração de empregos para os plebeus. b) os investimentos na melhoria dos serviços de assistência e da previdência social. c) as reduções de impostos, que tinham a finalidade de evitar revoltas provinciais e rebeliões populares. d) os gastos cotidianos das famílias pobres com alimentação, moradia, educação e saúde. e) as despesas militares, a realização de obras públicas e a manutenção de estradas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?