Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2022)Número Original: 36Código: 11573887

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Aspectos das fábricas e do trabalho no interior delas no contexto da Revolução Industrial .f Inglaterra.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

Entrar numa fábrica pela primeira vez podia ser uma ex- periência aterrorizante: o ruído e o movimento do maquiná- rio; o ar sufocante, cheio de pó de algodão, muitas vezes, mantido opressivamente quente para reduzir a quebra; o fe- dor penetrante de óleo de baleia e de gordura animal usados para lubrificar as máquinas (antes da disponibilidade de pro- dutos petrolíferos) e do suor de centenas de trabalhadores; os semblantes pálidos e os corpos doentios dos operários; o comportamento feroz dos supervisores, alguns dos quais car- regavam cintos ou chicotes para impor disciplina. Nas salas de tecelagem, o barulho ensurdecedor de dezenas de teares, cada um com uma lançadeira recebendo pancadas de mar- telo umas sessenta vezes por minuto, impossibilitava que os trabalhadores se ouvissem. (Joshua B. Freeman. Mastodontes: a história da fábrica e a construção do mundo modemo, 2019.) O trabalho nas primeiras fábricas inglesas é caracterizado no excerto (A) pela insalubridade e opressão no ambiente de trabalho. (B) pela apropriação do tempo e do excedente do trabalho pelo capitalista. (C) pelo aumento da produtividade e da otimização do ritmo de trabalho. (D) pelo desenvolvimento da tecnologia e da divisão de tarefas. (E) pelo aproveitamento de energia de origem mineral.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 1

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos das fábricas e do trabalho no interior delas no contexto da Revolução Industrial .f

Exibir Questões - UNESP

Questões Parecidas

1(UDESC - 2017)Número Original: 38Código: 9716484

Segundo Semestre - Vestibular de Inverno - Tarde

Questões de identificações (Hist.) Aspectos das fábricas e do trabalho no interior delas no contexto da Revolução Industrial .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UDESC 2017
Exibir texto da questão

“As influências desfavoráveis do trabalho na fábrica sobre os operários são as seguintes: 1) necessidade absoluta de ritmar os esforços físicos e intelectuais com os movimentos das máquinas, movidas por uma força regular e incessante; 2) permanência de pé, que é preciso suportar durante Períodos anormalmente longos e demasiado próximos um dos outros; 3) privação do sono (devido a um trabalho demasiado longo, ou à dor nas pernas e doenças físicas generalizadas). É preciso acrescentar, por outro lado, o efeito das oficinas, muitas vezes com o teto muito baixo, exíguas, poeirentas, ou úmidas, insalubres, uma atmosfera demasiado quente, uma transpiração contínua. É por isso que principalmente os jovens, com muito raras exceções, perdem muito depressa a vivacidade da infância e tornam-se mais pálidos e debilitados que os outros rapazes.” (texto de Sir D. Barry, citado por Friedrich Engels) O texto acima refere-se à (às): A. ( ) situação da classe trabalhadora na Inglaterra do século XIX. B. ( ) condições de trabalhadores nas guildas medievais. C. ( ) condições de trabalho no Brasil, durante a Era Vargas, antes da institucionalização da CLT. D. ( ) situação dos trabalhadores juvenis na América, durante o período colonial. E. ( ) uma situação ilusória, uma vez que desde a Revolução Industrial sempre existiram leis trabalhistas que garantiram plenos direitos aos trabalhadores.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?