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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2022)Número Original: 65Código: 11574995

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Transgênicos
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Para obtenção de plantas transgênicas em laboratório, um dos vetores utilizados é um plasmídeo, chamado Ti, presente na bactéria do solo Agrobacterium tumefaciens. Os pesqui- sadores inserem nesse plasmídeo um segmento de DNA de uma espécie que tem o gene de interesse (DNA exógeno), e utilizam esse plasmídeo como vetor para inserir o gene de interesse no genoma da espécie vegetal que se deseja mo- dificar. Esse processo, de forma simplificada, está represen- tado a seguir. Agrobacterium tumefaciens DNA exógeno Célula “R o com o gene de vegetal f interesse « | es e o! he rae. O O E | Planta com o novo gene incorporado (http://transgeniaemvegetais. blogspot.com. Adaptado.) Na figura, as etapas em que ocorrem a indução da diferen- ciação celular, a aplicação das enzimas de restrição e a re- combinação entre o gene de interesse e o DNA vegetal estão indicadas, respectivamente, pelos números (A) 3,261. (B)3,1e2. (C)1,3€2. (D) 2,1e3. (E) 1,2¢3.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 40

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Transgênicos

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Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 16Código: 6387698

Segunda Fase

Características da modificação genética em mosquitos machos .f Características do processo da transgenia .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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Aedes aegypti modificados (transgênicos) têm sido utilizados no combate à dengue. Esses mosquitos produzem uma proteina que mata seus descendentes ainda na fase de larva. Mosquitos machos modificados são soltos na natureza para procriar com fêmeas nativas, mas os filhotes resultantes desse cruzamento não sobrevivem. É possível monitorar a presença de ovos resultantes do cruzamento de machos modificados com fêmeas nativas a partir da luz fluorescente emitida pelos ovos. a) Descreva o princípio da técnica utilizada para produzir os mosquitos modificados. b) Por que os ovos resultantes do cruzamento dos machos modificados com fêmeas nativas emitem luz fluorescente? O que é preciso fazer com os ovos para saber se eles emitem luz fluorescente?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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     Errei     




2(UFPR- aa - 2016)Número Original: 5Código: 6388522

Segunda Fase

Relação entre culturas transgênicas e o aumento do uso de pesticidas .f Características das lavouras transgênicas que estimulam o seu cultivo .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2016
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O Brasil ocupa o segundo lugar entre os países que mais cultivam variedades geneticamente modificadas de grãos e fibras do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo relatório do Serviço Internacional para Aqui de Aplicações em Agrobiotecnologia. Críticos das lavouras geneticamente modificadas dizem que os transgênicos levam ao aumento do uso de pesticidas, causam danos ao meio ambiente e que até o momento não foi provado que tais produtos são seguros para o consumo humano e anim: (Fonte: . Acesso em 08 set. 2015.) a) Discorra sobre duas características das lavouras transgênicas que estimulam os produtores a cultivá-las. b) Por que o uso de culturas transgênicas levaria ao aumento do uso de pesticidas?


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     Acertei     
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3(USP - 2021)Número Original: 27Código: 9147586

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Identificação por tabelas (Biologia).t Aspectos dos efeitos da modificação genética de uma lavoura para o ser humano .f
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Questão de Vestibular - USP 2021
Questão de Vestibular - USP 2021
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Uma variedade de milho (Milho Bt) foi modificada com a inserção de genes da bactéria Bacillus thuringiensis, que produzem proteínas Cry, tóxicas para insetos como as lagartas que atacam suas lavouras. Essas proteínas bloqueiam o trato digestório dos insetos, levando-os à morte. Em aves e mamíferos que também se alimentam de milho, as proteínas Cry são inativadas durante a digestão ácida, perdendo sua ação sobre esses animais. A alternativa que indica corretamente um aspecto positivo e um negativo dos efeitos desta modificação genética do milho para o ser humano é: Aspecto positivo Aumento do valor nutri- cional do milho. Aspecto negativo Possibilidade de desenvol- vimento de alergia a proteína Cry em pessoas vulneráveis. Possibilidade de invasão (A) (B) Menor tempo de matura- ção dos grãos. da vegetação nativa pela planta transgênica. (C) Facilitação da polinização das plantas. Risco de extinção local de aves e mamíferos inseti- voros. (D) Economia de agua pela redução da irrigação. Maior exposição dos agricultores a agrotóxicos. (E) Maior produtividade das lavouras de milho. Possibilidade de surgimento de lagartas resistentes à proteína Cry.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ENEM - 2018)Número Original: 107Código: 6983953

Primeira Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Análise do uso de um organismo geneticamente modificado .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Companhias que fabricam jeans usam cloro para o clareamento, seguido de lavagem. Algumas estão substituindo o cloro por substâncias ambientalmente mais seguras como peróxidos, que podem ser degradados por enzimas chamadas peroxidases. Pensando nisso, pesquisadores inseriram genes codificadores de peroxidases em leveduras cultivadas nas condições de clareamento e lavagem dos jeans e selecionaram as sobreviventes para produção dessas enzimas. TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L. Microbiologia. Rio de Janeiro: Artmed, 2016 (adaptado). Nesse caso, o uso dessas leveduras modificadas objetiva reduzir a quantidade de resíduos tóxicos nos efluentes da lavagem. eliminar a necessidade de tratamento da água consumida. elevar a capacidade de clareamento dos jeans. aumentar a resistência do jeans a peróxidos. associar ação bactericida ao clareamento. VOO O q


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UFPR - 2017)Número Original: 41Código: 7928282

Primeira Fase

Características do processo da transgenia .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2017
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Atualmente é possível comprar e criar os chamados GloFish, peixes transgênicos que se tornam fluorescentes quando expostos a luz ultravioleta. Para conferir a fluorescência, pesquisadores criaram peixes que produzem em suas células a proteína GFP (proteína verde fluorescente, na sigla em inglês), presente naturalmente em medusas e que pode ser detectada sob luz ultravioleta. Considerando a tecnologia para obtenção de transgênicos, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas: ( ) Os peixes GloFish são chamados transgênicos porque possuem em seu genoma um segmento de DNA de medusa. O gene que codifica a GFP foi inserido nas células somáticas, mas não nas gaméticas dos peixes GloFish. As células fluorescentes dos GloFish produzem RNA mensageiro, que, por meio da tradução, origina a proteina GFP. ( ) Os peixes GloFish foram produzidos pela introdução de um núcleo extraído de uma célula de medusa em uma célula de peixe cujo núcleo tinha sido anteriormente removido. () () Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. a) V-F-F-V. b) F-V-F-V. c) F-F-V-V. d) V—-F-V-F. e) F-V-F-F.


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