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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UPE - 2022)Número Original: 41Código: 11716729

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Primeiro Dia

Aspectos e características da filosofia de Tomás de Aquino no contexto da Europa cristã da Idade Média .f
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Questão de Vestibular - UPE 2022
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Leia o texto a seguir: A ciência sagrada pode, sim, receber alguma coisa das disciplinas filosóficas, não porque delas tenha necessidade, mas para melhor esclarecer seus ensinamentos. Seus princípios, com efeito, não os tornam delas, mas imediatamente de Deus por revelação. E por isso não empresta das outras ciências como se fossem superiores, mas delas se serve como de inferiores e servas [...]. E o uso que a ciência sagrada delas faz não em razão de sua fraqueza ou insuficiência, mas unicamente por causa da fraqueza de nosso intelecto, este, das coisas conhecidas pelo natural lume da razão (da qual derivam as outras ciências), é mais facilmente conduzido, como pela mão, à cognição das coisas sobrenaturais, que ensinam esta ciência. (Tomás de Aquino, Ente e Essência) Conforme Tomás de Aquino, é CORRETO afirmar: a) Afé é superior à razão, portanto aquele que crê não pode seguir a ciência. b) Arazão não pode ser compatível com a fé, pois esta última se dedica às coisas sobrenaturais. c) As ciências somente poderão almejar a verdade se usarem a fé com o fundamento. d) É possível conciliar perfeitamente fé e razão. e) Afilosofia é uma ciência com base na cognição ensinada pela fé.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Aspectos e características da filosofia de Tomás de Aquino no contexto da Europa cristã da Idade Média .f

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1(UFU - 2021)Número Original: 1Código: 11750043

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia - Tipo 1 - Medicina

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Questões de identificações (Filosofia) Aspectos e características da filosofia de Tomás de Aquino no contexto da Europa cristã da Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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“No contexto das linhas metafísicas expostas, não será difícil captar o valor das cinco provas ou caminhos através dos quais Tomás alcança a única meta, Deus, no qual tudo se unifica e adquire luz e coerência. Para Tomás, Deus é o primeiro na ordem ontológica, mas não na ordem psicológica. Mesmo sendo o fundamento de tudo, Deus deve ser alcançado por caminhos a posteriori, isto é, partindo dos efeitos e do mundo.” REALE, G. História da Filosofia. São Paulo: Paulus, volume |, 1990, p. 561. A) Quais são as cinco vias para provar a existência de Deus em Tomás de Aquino? B) Analise três dessas vias e demonstre por que essas provariam a existência de Deus, segundo Tomás de Aquino.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UFU - 2020)Número Original: 12Código: 9141202

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Aspectos e características da filosofia de Tomás de Aquino no contexto da Europa cristã da Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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O filósofo e monge dominicano São Tomás de Aquino (1225 — 1274 d.C.) elaborou uma filosofia que estava fundada em dois pilares principais: a fé cristã e a filosofia de Aristóteles (384 — 322 a.C.). A respeito da filosofia tomista, é INCORRETO afirmar que Tomás de Aquino A) debateu, com outros filósofos, sobre a filosofia de Aristóteles. B) escreveu sobre várias áreas da filosofia: ética, lógica e outras. C) admitiu, por fim, a superioridade da filosofia sobre a fé cristã. D) propôs argumentos racionais para provar a existência de Deus.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ENEM - 2015)Número Original: 25Código: 6346510

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Aspectos e características da filosofia de Tomás de Aquino no contexto da Europa cristã da Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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Ora, em todas as coisas ordenadas a algum fim, é preciso haver algum dirigente, pelo qual se atinja diretamente o devido fim. Com efeito, um navio, que se move para diversos lados pelo impulso dos ventos contrários, não chegaria ao fim de destino, se por indústria do piloto não fosse dirigido ao porto; ora, tem o homem um fim, para o qual se ordenam toda a sua vida e ação. Acontece, porém, agirem os homens de modos diversos em vista do fim, o que a própria diversidade dos esforços e ações humanas comprova. Portanto, precisa o homem de um dirigente para o fim. AQUINO, T. Do reino ou do governo dos homens: ao rei do Chipre. Escritos politicos de São Tomás de Aquino. Petrópolis: Vozes, 1995 (adaptado). No trecho citado, Tomás de Aquino justifica a monarquia como o regime de governo capaz de refrear os movimentos religiosos contestatórios. promover a atuação da sociedade civil na vida política. unir a sociedade tendo em vista a realização do bem comum. reformar a religião por meio do retorno à tradição helenística. dissociar a relação política entre os poderes temporal e espiritual. v O 000


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ENEM- BR - 2018)Número Original: 66Código: 6971192

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Aspectos e características da filosofia de Tomás de Aquino no contexto da Europa cristã da Idade Média .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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Desde que tenhamos compreendido o significado da palavra “Deus”, sabemos, de imediato, que Deus existe. Com efeito, essa palavra designa uma coisa de tal ordem que não podemos conceber nada que lhe seja maior. Ora, o que existe na realidade e no pensamento é maior do que o que existe apenas no pensamento. Donde se segue que o objeto designado pela palavra “Deus”, que existe no pensamento, desde que se entenda essa palavra, também existe na realidade. Por conseguinte, a existência de Deus é evidente. TOMÁS DE AQUINO. Suma teológica. Rio de Janeiro: Loyola, 2002. O texto apresenta uma elaboração teórica de Tomás de Aquino caracterizada por O reiterar a ortodoxia religiosa contra os heréticos. O sustentar racionalmente doutrina alicerçada na fé. O explicar as virtudes teologais pela demonstração. O flexibilizar a interpretação oficial dos textos sagrados. O justificar pragmaticamente crença livre de dogmas.


Opções de Resposta: 
     A     
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