Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFU - 2021)Número Original: 87Código: 11749760

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Todos os cursos, exceto Medicina

Considerações sociais, políticas e econômicas sobre os fluxos migratórios no mundo contemporâneo .f Questões com gráficos e tabelas (sociologia).g Questões com causas ou consequências (sociologia) Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2021
Exibir texto da questão

Os fluxos migratórios em direção à Europa têm modificado a pirâmide etária dos países europeus. Pirâmide etérie da população de nacionalidade portuguesa e estrangeira, em 2015 Anos 85 e mais anos 80-84 anos 75-79 anos 70-74 anos 65 - 69 anos 60 - 64 anos 55-59 anos 50-54 anos 45 -49 anos 40 - 44 anos 35 - 39 anos 30 - 34 anos 25-29 anos 20 - 24 anos 15-19 anos 10 - 14.anos 5-9 anos 0-4 anos Homens Mulheres DEstrangeiros = Portugueses 15 10 5 o 5 10 1s * Fonte: INE, Estimativas Anuais da População Residente (atualização de Oliveira e Gomes, 2016: 2 Imigração e envelhecimento demográfico. Observatório das Migrações. Disponível em: < https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/citacao-de-site > Acesso em: 07 jun. 2021. Levando-se em consideração as consequências sociais e econômicas desses fluxos imigratórios apresentados na pirâmide acima, conclui-se que a tendência atual produz A) garantia da diversidade étnica no país e ingresso de trabalhadores qualificados no mercado de trabalho. B) possibilidade de crescimento de reações xenofóbicas e aumento dos gastos sociais com a população envelhecida. C) impacto positivo sobre o mercado de trabalho e no sistema previdenciário do país devido ao ingresso da população economicamente ativa. D) diminuição da arrecadação de taxas e de impostos e envelhecimento da população imigrante.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 1

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Considerações sociais, políticas e econômicas sobre os fluxos migratórios no mundo contemporâneo .f

Exibir Questões - UFU

Questões Parecidas

1(UFPR - 2017)Número Original: 8Código: 7929303

Segunda Fase

Considerações sociais, políticas e econômicas sobre os fluxos migratórios no mundo contemporâneo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2017
Exibir texto da questão

Leia o trecho abaixo, a respeito dos processos migratórios mais recentes. As cenas de frágeis barcos rebocados em alto mar ou de centenas de pessoas amontoadas em improvisados campos de refugiados causam indignação, insuflam a solidariedade e obrigam as autoridades a tomar atitudes para a resolução do problema. Por outro lado, a chegada de milhares de imigrantes muçulmanos, negros e ciganos vem aumentando o sentimento xenófobo de parte da população europeia [...]. Diante da crise econômica, que parece global, os fascistas e neonazistas vêm ampliando o espaço político na Europa, notadamente na Alemanha, Austria, França, Suécia, Grécia, Itália e Irlanda. E curioso, porque justamente a Alemanha, o Império Austro-Húngaro, a Itália, a Irlanda e a Suécia despejaram, no século XIX, milhões de camponeses esfomeados para fora de suas fronteiras, o que provocou um reequilíbrio demográfico, possibilitando o reerguimento econômico no século seguinte. Estes, que deveriam ser os primeiros a abrir as portas para os estrangeiros, veem em uma dimensão cada vez larga crescer o preconceito étnico e religioso. Aliás, de forma patética, algo semelhante começa a ocorrer no Brasil. País de diversidade étnica, acompanhamos horrorizados as manifestações explícitas de xenofobia e racismo contra os médicos cubanos e mais recentemente contra senegaleses e haitianos. Onde vive o ser humano, mora a estupidez. RUFFATO, Luiz. Imigração e xenofobia. El País. Set. 2015. Seção Opinião. Disponível em: < http://brasil.elpais.com/brasil/2015/09/09/0pinion/ 1441811691 233922.html>. Acesso em: 21 ago. 2016. O texto aborda o processo migratório na perspectiva da reação negativa por parte de alguns países que têm recebido refugiados. Discorra sobre esse processo a partir de perspectiva diferente da reação negativa que está presente no texto, enfocando aspectos socioeconômicos e culturais desse contato.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?