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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFU - 2021)Número Original: 2Código: 11750169

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia - Tipo 1 - Medicina

Evolução dos Modelos Atômicos
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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Radiação alfa hitps:librasilescola.uol.com briquimica/o-atomo-rutherford.htm A figura acima ilustra o experimento de Rutherford que representou um avanço na ideia de átomo do início do século XX, em que uma fonte de radiação alfa, a partir da desintegração do polônio, contido em uma caixa de chumbo, incide sobre uma fina lâmina de ouro. Os números 1, 2 e 3 representam os resultados observados no experimento. e Região 1: área que recebeu grande parte da radiação alfa emitida pelo polônio, o que evidenciou que essas radiações atravessaram a lâmina de ouro sem sofrer desvios consideráveis. e Região 2: áreas diversas, localizadas atrás da lâmina de ouro, que receberam uma pequena quantidade de radiação alfa, mas que não estavam na direção do orifício de saída da radiação na caixa de chumbo, o que evidenciou que essas radiações sofreram um grande desvio após a travessia da lâmina de ouro. e Região 3: áreas localizadas à frente da lâmina de ouro que receberam uma quantidade extremamente pequena de radiação alfa, o que evidenciou que parte da radiação alfa se chocou com a lâmina e foi rebatida. A interpretação dos resultados levou ao Modelo Atômico de Rutherford. Sobre essas interpretações, A) analise os resultados obtidos para as regiões 1, 2 e 3 e apresente interpretações que se aproximem do Modelo de Rutherford. B) represente, por meio de uma figura, o modelo proposto por Rutherford. C) explique qual o problema encontrado no Modelo de Rutherford que levou Niels Bohr a propor seus postulados.


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Evolução dos Modelos Atômicos

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Questões Parecidas

1(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2012)Número Original: 6Código: 12257

Inverno

O modelo atômico de Dalton O modelo atômico de Thomson Rec O modelo atômico de Rutherford
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2012
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2012
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A aceitação histórica da ideia de que a matéria é com- posta de átomos foi lenta e gradual. Na Grécia antiga, Leucipo e Demócrito são lembrados por terem introdu- zido o conceito de átomo, mas suas propostas foram rejeitadas por outros filósofos e caíram no esquecimento. No final do século XVII e início do século XIX, quando as ideias de Lavoisier ganhavam aceitação generaliza- da, surgiu a primeira teoria atômica modema, proposta por Essa teoria postulava que os elementos eram constituídos de um único tipo de átomo, enquanto que as substâncias compostas eram combinações de diferentes átomos segundo proporções determinadas. Quase cem anos depois, estudos com raios catódicos levaram J. J. Thomson à descoberta do , uma partícula de massa muito pequena e carga elétrica , presente em todos os materiais conhecidos. Alguns anos depois, por meio de experimentos em que uma fina folha de ouro foi bombardeada com partículas alfa, Rutherford chegou à conclusão de que o átomo possui em seu centro um pequeno, porém de massa considerável As palavras que preenchem as lacunas correta e res- pectivamente estão reunidas em A) Dalton — elétron — negativa — núcleo B) Bohr — cation — positiva — elétron C) Dalton — néutron — neutra — próton D) Bohr - fóton — negativa — ânion E) Dalton — próton — positiva — núcleo


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2(UFRGS- RS - 2015)Número Original: 24Código: 6396452

Primeiro Dia

Fórmula De Broglie para onda (lambda = h/(m.v)) (Aplicação simples) .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2015
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O físico francês Louis de Broglie (1892-1987), em analogia ao comportamento dual onda-partícula da luz, atribuiu propriedades ondulatórias à matéria. Sendo a constante de Planck h = 6,6x10*].s, o comprimento de onda de Broglie para um elétron (massa m = 9x10?! kg) com velocidade de módulo v = 2,2x10º m/s é, aproximadamente, (A) 3,3 x 107° m. (B) 33x 10º m. (C) 3,3 x 10? m. (D) 3,0 x10º m. (E) 3,0 x10 m.


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3(UFRGS - 2019)Número Original: 24Código: 7079811

Primeiro Dia

Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas) Características gerais das órbitas atômicas dos elétrons no modelo de De Broglie .f
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Questão de Vestibular - UFRGS 2019
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Leia o enunciado abaixo, sobre as órbitas eletrônicas. “As órbitas eletrônicas em torno dos núcleos atômicos devem conter um número inteiro N de comprimentos de onda de de Broglie do elétron.” Considere as seguintes afirmações sobre o enunciado acima. I - Ele evidencia o comportamento onda-partícula do elétron. II - Ele assegura que as órbitas eletrônicas são sempre circunferenciais. HI- Ele define o número quântico N que identifica a órbita ocupada pelo elétron. Quais estão corretas? (A) Apenas 1. (B) Apenas II. (C) Apenas 1 e III. (D) Apenas II e III. (E) I, Ile III.


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4(ESPCEX - 2020)Número Original: 40Código: 9264085

Primeiro Dia - Modelo A

Características e diferenças dos diferentes modelos atômicos .f
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Questão de Vestibular - ESPCEX 2020
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Em épocas distintas, os cientistas Dalton, Rutherford e Bohr propuseram, cada um, seus modelos atômicos. Algumas características desses modelos são apresentadas na tabela a se- guir: Característica(s) do Modelo Átomo contém espaços vazios. No centro do átomo existe um núcleo muito pequeno e denso. O núcleo do átomo tem carga positiva. Para equilíbrio de cargas, existem elétrons ao redor do núcleo. o Átomos maciços e indivisíveis. Elétrons movimentam-se em órbitas circulares em torno do núcleo atômico central. A energia do elétron é a soma de sua energia cinética (movimento) e potencial (posição). Essa energia não pode ter um valor qualquer, mas apenas valores que sejam multiplos de um quantum (ou de um fóton). Os elétrons percorrem apenas órbitas permitidas. A alternativa que apresenta a correta correlação entre o cientista proponente e o modelo atômico por ele proposto é [A] Rutherford - Modelo II; Bohr - Modelo IT e Dalton - Modelo TII. [B] Rutherford - Modelo III; Bohr - Modelo II e Dalton - Modelo I. [C] Rutherford - Modelo 1; Bohr - Modelo II e Dalton - Modelo TII. [D] Rutherford - Modelo I; Bohr - Modelo III e Dalton - Modelo II. [E] Rutherford - Modelo III; Bohr - ModeloI e Dalton - Modelo II.


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5(URCA - 2020)Número Original: 36Código: 10046845

Primeiro Semestre - Primeiro Dia

Estudo de características gerais do modelo atômico de Rutherford .f
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Questão de Vestibular - URCA 2020
Questão de Vestibular - URCA 2020
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A) B) C) D) E) Durante uma apresentação em uma feira de ciências na cidade do Crato um aluno faz uma explanação sobre o experimento realizado por Geiger e Marsden, no laboratório do professor Ernest Rutherford. Esse trabalho às vezes é referido como “experiencia de Rutherford”. Este experimentos consistiu em bombardear lâminas metálicas com partículas: Gama Alfa Beta Pósitron Neutrino


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