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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEA - 2020)Número Original: 35Código: 11764534

SIS - Terceira Série - Triênio 2021 a 2023

Biosfera Sucessões Ecológicas
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Questão de Vestibular - UEA 2020
Questão de Vestibular - UEA 2020
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Suponha que uma ilha tenha sido formada após uma erupção vulcânica e que, nos 10000 anos seguintes, animais e ve- getais, provenientes de um continente próximo, conseguiram ocupar e povoar essa ilha. A forma de ocupação das comuni- dades que ocorreu nessa ilha é um tipo de sucessão ecológi- ca primária que também ocorrerá se (A) um campo agrícola for abandonado. (B) uma rocha nua for exposta após o recuo de uma geleira. (C) um furacão destruir toda a vegetação de uma ilha. (D) uma floresta for removida mecanicamente. (E) uma pastagem pegar fogo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 93

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Biosfera - Sucessões Ecológicas

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2020)Número Original: 5Código: 7504659

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Identificação das fases de uma sucessão ecológica que há um equilíbrio entre oxigênio produzido e consumido pela vegetação.t Características da biomassa vegetal em relação ao tempo nas fases da sucessão ecológica.t Grupos de organismos pioneiros presentes na primeira fase da sucessão ecológica.t Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - USP 2020
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A curva do gráfico mostra a variação da altura média de plantas durante a sucessão primária, em uma área na qual a vegetação nativa, de floresta tropical úmida, foi totalmente destruída pelo derrame de lava de um vulcão. No início da sucessão, o solo era composto por rocha nua (lava consolidada). Na parte superior do gráfico, estão representadas três fases da sucessão (1, 2 e 3). 1 Fases | 1 | 8 = 7 - e 6 - o 5 - o 4 4 o 3- é 2 - o 1º we 0 f T T T T T 0 5 10 15 20 25 30 Tempo (anos) Altura média das plantas (m) a) Cite um grupo de organismos pioneiros que possa ter predominado na fase 1 da sucessão. b) No gráfico de sua Folha de Respostas, desenhe uma curva que represente a tendência quanto à biomassa da comunidade vegetal em relação ao tempo decorrido durante essa sucessão, indicando sua fase climáxica. c) Aquese deve o aumento na altura média das plantas na fase 2 e sua estabilização na fase 3? Em qual(is) fase(s) da sucessão f apresentada(s) no gráfico a quantidade de oxigênio liberado pelas plantas por meio da fotossintese é semelhante à quantidade de oxigênio utilizado por elas na respiração? b) Biomassa vegetal | T T I | 0 5 10 15 20 25 30 Tempo em anos


Veja o vídeo para saber a resposta!

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     Errei     




2(UECE - 2015)Número Original: 14Código: 7853810

Dois - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Características dos seres vivos aquáticos nectônicos.f Características dos seres vivos aquáticos planctônicos.f Características dos seres vivos aquáticos bentônicos.f
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Questão de Vestibular - UECE 2015
Questão de Vestibular - UECE 2015
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Os organismos aquáticos que fazem parte dos ecossistemas marinhos e de água doce são classificados em três grupos de acordo com a sua capacidade de deslocamento. Considerando essa classificação, analise as colunas abaixo e numere a Coluna II (definição) de acordo com a classificação contida na Coluna 1. Coluna 1 . Coluna II CLASSIFICAÇAO DEFINIÇÃO 1. Plâncton ( ) Conjunto de seres que têm um deslocamento passivo pela água, ou seja, são arrastados pelas correntes marinhas ou mesmo pelas ondas. 2. Nécton ( ) Organismos que vivem no fundo do mar e que podem ser sésseis (esponjas, algas macroscópicas, cracas, ostras, anêmona) ou locomoverem-se no substrato (siris, caranguejos, caramujos e estrelas-do-mar). 3. Bentos ( ) Seres dotados de movimento ativo e que são capazes de nadar e vencer as correntes. Os melhores exemplos são os peixes e os mamíferos aquáticos. A sequência correta, de cima para baixo, é: A) 2,3,1. B) 1,2,3. CO) 1,3,2. D) 2,1,3.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFPR- aa - 2015)Número Original: 71Código: 6339761

Primeira Fase

Importância dos mamíferos para o ecossistema .f Importância das abelhas para o ecossistema .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2015
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O processo de desaparecimento de animais em um ambiente, conhecido por defaunação, pode causar um dano profundo aos ecossistemas. Em florestas tropicais, muitas árvores dependem de animais como macacos e antas. Na agricultura, a produção de muitas culturas depende das abelhas, que estão desaparecendo. Os animais citados no texto, mamíferos e abelhas, atuam, respectivamente, a) na dispersão das sementes e na polinização. b) na dispersão das sementes e no controle de pragas. c) na polinização e na dispersão das sementes. d) no controle de pragas e na dispersão das sementes. e) no controle de pragas e na polinização.


Opções de Resposta: 
     A     
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     D     
     E     




4(MACKENZIE - 2016)Número Original: 44Código: 7016338

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Características das mudanças que ocorrem no processo de sucessão ecológica .f Características gerais do processo de sucessão ecológica .f
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2016
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Os ecossistemas naturais estão em constante modificação. Como se fossem um organismo vivo, eles passam por vários estágios, desde a juventude até a maturidade. Sucessão ecológica é o nome que se dá a essa série de mudanças nas comunidades que compõem o ecossistema até atingir a comunidade clímax. A respeito das sucessões ecológicas, assinale a alternativa correta. a) As espécies pioneiras são as que primeiro se instalam em um determinado ambiente, podendo ser autótrofas ou heterótrofas. b) No início da sucessão, a taxa de fotossintese é maior do que a taxa de respiração. c) O número de nichos ecológicos permanece o mesmo em todos os estágios da sucessão. d) Somente seres cucariontes podem agir como espécies pioneiras. e) Em uma comunidade clímax, o consumo de CO9 pelas plantas é sempre maior do que a produção de CO).


Opções de Resposta: 
     A     
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5(UFPB- PB - 2009)Número Original: 55Código: 8218

Terceira série

Marinho (Talassociclo) Dulciaquícola (Limnociclo) Rec
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Questão de Vestibular - UFPB 2009
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Acerca dos ecossistemas aquáticos, foram feitas as afirmativas abaixo. Identifique com V a(s) verdadeira(s), e com F, a(s) falsa(s): () Nos tios, a riqueza de organismos planctônicos é maior do que nos lagos. () Nos mares, a maior diversidade de espécies de vida livre, como os peixes, encontra-se no domínio bentônico. Nos mares, a zona hadal, com biodiversidade pouco conhecida, é também a mais profunda. Nos lagos e lagoas, o zooplâncton é formado, principalmente, por protozoários, microcrustáceos e larvas de diversos organismos. () Nos mares, a maior biomassa de fitoplâncton ocorre na zona litoral. A sequência correta é: a) FVFVV b) VFVFF c) VFVFV d) FFVVV e) FVFVF


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