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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC - RIO GRANDE DO SUL - 2010)Número Original: 30Código: 12608

Inverno

Golpe Militar de 64
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2010
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A célebre proposição de Antônio Delfim Neto, “fazer o bolo crescer para depois dividi-lo”, representa parte do ideário de desenvolvimento econômico vigente no Brasil após o golpe de 1964. Considerando aquele contexto histórico, pode-se substituir as expressões grifadas na frase citada, sem perda de sentido, respectivamente, por e . A) Produto Interno Bruto — distribuir renda B) Imposto sobre Produto Industrial realizar reforma agrária C) Banco Central — congelar o salário mínimo D) Imposto sobre Circulação de Mercadorias — revogar a legistação social E) Fundo de Garantia por Tempo de Serviço — criar sistema público de previdência


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     A     
     B     
     C     
     D     
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Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 13

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Golpe Militar de 64

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Questões Parecidas

1(FGV - SP - 2013)Número Original: 59Código: 6341385

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Manhã

Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Sentido da destituição do presidente Goulart e das primeiras políticas adotadas pelos militares na visão de artistas e intelectuais brasileiros .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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Leia um fragmento de memória de um jornalista brasileiro, escritor, ex-preso político e exilado. Para mim, que havia sido, no limiar da década [de 1960], um rebelde sem causa concreta, fã de James Dean e simpatizante da “juventude transviada”, o golpe significou, de imediato, mais um salto à frente na conscientização da realidade. Inclusive porque as medidas inaugurais do regime implantado em 1.º de abril não deixavam margem a dúvi- das: contra a reforma agrária no campo, o tabelamento dos aluguéis nas cidades e a limitação das remessas de lucros ao exterior, assim como — diante da imposição norte-americana — pelo rompimento das relações diplomáticas com Cuba. (Arthur José Poermer, O céu é das elites In Daniel Souza e Gilmar Chaves (org). Nossa paixão era inventar um novo tempo) A partir do fragmento, pode-se identificar, entre outros, como fatores responsáveis pela ruptura politico-institucional de 1964, (A) a omissão do governo brasileiro durante a Crise dos Mísseis de Cuba e a aprovação das Reformas de Base pelo Congresso Nacional. (B) os grupos ligados ao latifúndio, ao temor da participa- ção dos setores populares nas questões nacionais e os interesses das empresas multinacionais. (C) a repressão do governo Jango contra os militares de baixa patente, os aumentos salariais excessivos e as recorrentes greves estudantis. (D) a decisiva oposição de Juscelino Kubitschek ao governo Jânio, o acordo econômico com a União Soviética e a crise do petróleo. (E) as classes médias preocupadas com a corrupção no governo Jango, as facilidades para a entrada do capital estrangeiro no país e o aumento do desemprego.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UERJ - 2021)Número Original: 57Código: 10203233

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Brasil.b Sentido das ações repressoras dos governos militares a partir do golpe de 1964 .f
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Questão de Vestibular - UERJ 2021
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Cidade relembra cerco que a fez queimar livros de Paulo Freire Maria Eneide Araújo, de 63 anos, escondeu seus cadernos embaixo do colchão. Não queria perder a recordação da alfabetização, mas não teve jeito. Os boatos de que aquelas anotações poderiam levar seu pai e sua mãe presos, após o golpe militar de 1964, fizeram com que Eneide as entregasse, e todas foram queimadas. Em Angicos, no sertão do Rio Grande do Norte, outras pessoas fizeram o mesmo naqueles meados dos anos 1960: quem não queimou enterrou cadernos e livros que os ligassem às aulas dos monitores orientados por Paulo Freire. A cidade potiguar recebeu em 1963 o primeiro experimento do método criado pelo educador para alfabetização de adultos, e o objetivo era ambicioso: ensinar 300 pessoas a ler em 40 horas de aulas, em projeto que ficou conhecido como as 40 horas de Angicos. Passados 57 anos, Freire e seu método baseado no uso de palavras e vivências do cotidiano dos alunos são hoje o principal alvo da política educacional do governo federal. MARCEL RIZZO Adaptado de Folha de São Paulo, 04/02/2020. O episódio relatado na reportagem, assim como a prisão e o exílio do pesquisador Paulo Freire, estiveram associados às ações repressoras instituídas logo após a deposição do presidente João Goulart, em 1964. Naquela conjuntura política, os novos governantes justificaram ações dessa natureza alegando a necessidade de evitar um contexto de: (A) (B) (C (D democratização da prática pedagógica ideologização da cultura popular ) subversão de propostas liberais ) propagação de ideais comunistas


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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3(FAMEMA - 2018)Número Original: 30Código: 7817858

Prova 2

Aspectos políticos e ideológicos presentes na conspiração civil-militar que derrubou o governo de João Goulart em 1964 .f
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
Questão de Vestibular - FAMEMA 2018
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A tragédia dos últimos meses do governo Goulart residiu na tendência cada vez mais acentuada de se descartar a via democrática para a solução da crise. A direita ganhou os con- servadores moderados, sobretudo amplos setores da classe média, para sua perspectiva de que só uma revolução pro- moveria a “purificação da democracia”, pondo fim aos perigos do comunismo, à luta de classes, ao poder dos sindicatos e à corrupção. Na esquerda, a então chamada democracia formal era vista apenas como um instrumento que ia se tornando inútil, ao aproximar-se a tomada do poder. (Boris Fausto. “A vida política”. In: Angela de Castro Gomes (org). Olhando para dentro: 1930-1964, vol 4, 2013. Adaptado.) Essa interpretação do historiador sobre o final do governo de João Goulart (1961-1964) remete (A) aos interesses dos comunistas na manutenção da demo- cracia, que justificaram a derrubada do presidente. (B) às ambiguidades do populismo, que permitiram uma só- lida aliança entre partidos comunistas e ultradireitistas. (C) aos reflexos da Revolução Cubana, que levaram ao ali- nhamento político do Brasil com o bloco socialista. (D) às tensões políticas internas e seus vínculos com a Guer- ra Fria, que estimularam os discursos anticomunistas. (E) aos problemas econômicos do país, que justificaram a tomada do poder pela classe média nacionalista.


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4(UECE - 2018)Número Original: 29Código: 7871504

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Posicionamento da igreja católica nas tensões políticas que antecederam o golpe civil/militar de 1964.g
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Questão de Vestibular - UECE 2018
Questão de Vestibular - UECE 2018
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Leia atentamente os seguintes excertos a respeito da atuação da Igreja Católica no Brasil na década de 1960: “Certamente sem querer, a ditadura contribui bastante para a conscientização do clero e bispos em algumas áreas. O caso de D. Paulo Evaristo Arns, cardeal-arcebispo de São Paulo [...] é bem expressivo. [...] Em 1964, simpatizou com o golpe, como a maioria dos religiosos. [...| Como em todo o Brasil, a repressão agiu brutalmente em São Paulo, sobretudo após o AI-5, e logo D. Evaristo passou a receber denúncias e mais denúncias de famílias de mortos, “desaparecidos”, mutilados. A exemplo de D, Waldyr, ele “não podia ficar parado”. Gradativamente, tornou-se um de nossos bispos mais corajosos, combativos e identificados com a causa do povo”. SALEM, Helena. Dos palácios à miséria da periferia. In: SALEM, Helena (Org.). A Igreja dos Oprimidos. Col. Brasil Hoje nº 3. São Paulo: Ed. Brasil Debates, 1981, p.33. “Em 1964, enquanto a maioria do episcopado defendia o golpe de Estado, iniciavam-se perseguições políticas, inclusive entre padres e outros religiosos, forçando gradativamente a hierarquia a assumir a defesa desses setores. Se a ala conservadora se encarregava de aproximar a Igreja do Estado, os setores progressistas participavam de passeatas e manifestações em oposição ao regime, num “processo educativo em que as bases educam seus dirigentes”. DOIMO, Ana Maria. Movimento Social Urbano, Igreja e Participação Popular. Petrópolis, RJ: Vozes, 1984, p.34. A partir dos textos acima, pode-se concluir acertadamente que A) a Igreja Católica apoiou o início da ditadura militar iniciada em 1964, mas, a partir dos atos praticados pelos governos do período, nasceram dentro dela movimentos de oposição ao regime. B) apesar de alguns opositores ao regime militar aparecerem no início do periodo ditatorial, não houve, ao longo dos 21 anos de governos militares, nenhuma oposição dentro da Igreja. C) todos os setores da Igreja Católica, inclusive aqueles ligados à TFP (Tradição, Familia e Propriedade), participaram ativamente dos movimentos que visavam derrubar o regime autoritário instalado em 1964. D) como em tantos outros momentos da nossa história, a Igreja Católica, assim como outras igrejas cristas, nao se envolveu em questões políticas, deixadas ao encargo dos leigos.


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5(ENEM- BR - 2017)Número Original: 83Código: 6888340

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Posicionamento da igreja católica nas tensões políticas que antecederam o golpe civil/militar de 1964.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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No período anterior ao golpe militar de 1964, os documentos episcopais indicavam para os bispos que o desenvolvimento econômico, e claramente o desenvolvimento capitalista, orientando-se no sentido da justa distribuição da riqueza, resolveria o problema da miséria rural e, consequentemente, suprimiria a possibilidade do proselitismo e da expansão comunista entre os camponeses. Foi nesse sentido que o golpe de Estado, de 31 de março de 1964, foi acolhido pela Igreja. MARTINS, J. S. A politica do Brasil: lumpen e místico. São Paulo: Contexto, 2011 (adaptado). Em que pesem as divergências no interior do clero após a instalação da ditadura civil-militar, o posicionamento mencionado no texto fundamentou-se no entendimento da hierarquia católica de que o(a) luta de classes é estimulada pelo livre mercado. poder oligárquico é limitado pela ação do Exército. doutrina cristã é beneficiada pelo atraso do interior. espaço político é dominado pelo interesse empresarial. manipulação ideológica é favorecida pela privação material. © OVO


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