Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2023)Número Original: 30Código: 12798090

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Geografia e História

Processos e fatos históricos sobre a onda de greves no ABC paulista no final da década de 1970 .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
Exibir texto da questão

Leia o excerto a seguir e responda ao que se pede. “[...] Era a ponta-de-lança do movimento sindicalista na região do ABC, que desafiara o governo militar ao deflagrar, em 1978 e 1979, greves gerais nas quais mais de 300 mil metalúrgicos cruzaram os braços. Aos operários da indústria automobilística juntaram-se intelectuais de esquerda, as comunidades eclesiais de base, a Pastoral da Terra e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).” BUENO, Eduardo. Brasil: uma história - a incrível saga de um país. São Paulo: Ática, 2003, p. 399. A descrição do autor sobre a origem do Partido dos Trabalhadores (PT) pode ser entendida A) como parte do bipartidarismo criado pelos governos militares que estabeleceram o PT como partido da oposição e o PDS como o partido do governo. B) como reflexo da aprovação da emenda Dante de Oliveira, que instituiu eleições diretas para todos os cargos da República em 1984. C) como resultado da crise econômica dos últimos governos da Ditadura, da abertura política lenta e gradual e do retorno ao pluripartidarismo em 1979. D) como exemplo da implantação do regime democrático proposto por Tancredo Neves e executado, após a sua morte, pelo seu vice, José Sarney.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 1

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Processos e fatos históricos sobre a onda de greves no ABC paulista no final da década de 1970 .f

Exibir Questões - UECE

Questões Parecidas

1(UECE - 2022)Número Original: 27Código: 11854421

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Geografia e História

Processos e fatos históricos sobre a onda de greves no ABC paulista no final da década de 1970 .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
Exibir texto da questão

No final dos anos 1970, ainda durante o governo ditatorial, uma onda de greves de operários das indústrias da região do ABC paulista (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) agitou a cena política brasileira. Iniciado pelos operários da fábrica de caminhões Saab-Scania, em 1978, o movimento alastrou-se para as fábricas da Ford, Mercedes-Benz e Volkswagen. Os trabalhadores reivindicavam 20% de aumento salarial para diminuir as perdas da inflação que corroía sua condição de vida. Um ano depois, outras categorias se uniram aos metalúrgicos: eram bancários, médicos, professores, funcionários públicos, trabalhadores da construção civil, entre outras categorias. A respeito desse novo movimento sindical, surgido no final da década de 1970, que contribuiu para a derrocada da Ditadura cívico-militar implantada após o golpe de 1964, é correto afirmar que resultou na criação A) de novos partidos políticos, como o Partido Democrático Social — PDS — e o Partido da Frente Liberal — PFL —, que representavam os interesses da classe trabalhadora brasileira. B) da Central Única dos Trabalhadores — CUT — e da Confederação Geral dos Trabalhadores — CGT —, além de servir de base para a formação do Partido dos Trabalhadores — PT. C) da Força Sindical por Luiz Antônio de Medeiros, organização de trabalhadores que depois daria origem à Central Unica dos Trabalhadores — CUT. D) da Justiça do Trabalho e elaboração, nos governos dos Generais Ernesto Geisel e depois João Figueiredo, da Consolidação das Leis do Trabalho — CLT —, válida até hoje.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?