Questões Semelhantes

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(USP - 2023)Número Original: 3Código: 12818348

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Stevin e Pascal

Questão de Vestibular - USP 2023
Exibir texto da questão

Considere um mergulhador em um lago de águas calmas. a) Esse mergulhador possui massa de 75 kg e volume corporal de 70 L. Para um mergulho, ele acopla a si um cilindro de ar de 15 kg e volume de 10 L. Estando completamente imersos na água (mergulhador e cilindro), o mergulhador para de nadar. Ele afundará ou subirá até a superfície? Justifique sua resposta. b) Durante um mergulho, o mergulhador consulta seu manômetro de pulso e verifica que a pressão absoluta local é de 2,0 atm. A que profundidade o mergulhador está? c) Finalmente, considere que o mergulhador está no fundo do lago, onde a temperatura da água é de 7C e a pressão é de 2,8 atm. Ele produz uma bolha de ar volume V,, que sobe em direção à superfície. Quando a bolha houver subido até a iminência de atingir a superfície, onde a temperatura da água é 27°C, seu volume será Vo. Determine a razão Vo/V,. Note e adote: A densidade da água é de 1,0 kg/L. Adote como aceleração da gravidade o valor 10 m/s? e como densidade da água o valor 1,0 x 10° kg/m? e utilize 1,0 atm = 1,0 x 10º Pa. Trate o ar na bolha como um gás ideal e suponha que não escape ar da bolha durante a subida.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 166

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Stevin e Pascal

Exibir Questões - USP

Questões Parecidas

1(URCA - 2015)Número Original: 7Código: 10026310

Primeiro Semestre - Primeiro Dia

Stevin e Pascal

Questão de Vestibular - URCA 2015
Questão de Vestibular - URCA 2015
Exibir texto da questão

- A cada 10 metros de profundidade a pressão hidrostática em um profundo lago aumenta de aproximadamente 1 atmosfera. Supondo que a pressão atmosférica sobre a superfície do lago é de 1 atmosfera então a pressão total no fundo do lago, de profundidade 40metros, é cerca de: 5 atmosferas. 4 atmosferas. 3 atmosferas. 2 atmosferas. 1 atmosfera.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFRJ - 2007)Número Original: 3Código: 6499251

Prova 2

Equilíbrio nos vasos comunicantes (Com um gás em um dos lados e aberto no outro) Cálculo da pressão hidrostática em um líquido (em Pa)

Questão de Vestibular - UFRJ 2007
Questão de Vestibular - UFRJ 2007
Exibir texto da questão

Dois fugitivos devem atravessar um lago sem serem notados. Para tal, emborcam um pequeno barco. que afunda com o auxílio de pesos adicionais. O barco emborcado mantém. aprisionada em seu interior. uma certa quantidade de ar. como mostra a figura. No instante retratado. tanto o barco quanto os fugitivos estão em repouso e a água está em equilíbrio hidrostático. Considere a densidade da água do lago igual a 1,00 x 10º kg/m? e a aceleração da gravidade iguala 10,0 m/s? Usando os dados indicados na figura, calcule a diferença entre a pressão do ar aprisionado pelo barco e a pressão do ar atmosférico.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(ENEM- BR - 2013)Número Original: 66Código: 30638

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Pressão Atmosférica (Física) Teoria Pressão Hidrostática Rec

Questão de Vestibular - ENEM 2013
Questão de Vestibular - ENEM 2013
Exibir texto da questão

Para realizar um experimento com uma garrafa PET cheia d'água, perturou-se a lateral da garrafa em três posições a diferentes alturas. Com a garrafa tampada, a água não vazou por nenhum dos orifícios, e, com a garrafa destampada, observou-se o escoamento da água conforme ilustrado na figura. Como a pressão atmosférica interfere no escoamento da água, nas situações com a garrafa tampada e destampada, respectivamente? O Impede a saída de água, por ser maior que a pressão intema; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água. O Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo. @ Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão intema; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo. © Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; regula a velocidade de escoamento, que só depende da pressão atmosférica. @ Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 55Código: 17525

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Equilíbrio nos Vasos Comunicantes Teorema de Stevin Rec

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
Exibir texto da questão

No interior do tubo em forma de U, com extremidades abertas, ilustrado ao lado, existe água, de densidade 1,0 giem?. Em certo instante, despeja-se, no ramo da direita, uma quantidade de dleo, de densidade 0,80 g/em?, Dentre as alternativas, a figura que melhor representa 0 estado de equilíbrio desses dois líquidos não miscíveis é


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNESP- SP - 2011)Número Original: 80Código: 13692

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Pressão Atmosférica (Física) Pressão Hidrostática Rec

Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
Exibir texto da questão

A diferença de pressão máxima que o pulmão de um ser hu- mano pode gerar por inspiração é em torno de 0,1 x 10º Pa ou 0,1 atm. Assim, mesmo com a ajuda de um snorkel (respira- douro), um mergulhador não pode ultrapassar uma profun- didade máxima, já que a pressão sobre os pulmões aumenta à medida que ele mergulha mais fundo, impedindo-os de in- flarem. Considerando a densidade da água p = 10º kg/m” e a acele- ração da gravidade g = 10 m/s?, a profundidade máxima esti- mada, representada por h, a que uma pessoa pode mergulhar respirando com a ajuda de um snorkel é igual a (A) 1,1 x 10? m. (B) 1,0 x 10? m. (C) 1,1 x 10'm. (D) 1,0 x 10' m. (E) 1,0 x 10° m.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E