Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFU - 2022)Número Original: 36Código: 12917764

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Questões de identificações (Hist.) Aspectos das perseguições étnicas na barbárie do Holocausto .f Alemanha.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2022
Exibir texto da questão

A primeira deportação em massa de judeus, organizada na Alemanha, que serviria para sondar o limiar de aceitabilidade da população, ocorreu justamente na região onde moravam meus avós (...); em outubro de 1940, mais de 6500 judeus foram deportados de Baden, do Palatinado e do Sarre para o acampamento francês de Gurs, localizado ao norte dos Pirineus. Para acostumar os cidadãos a tal espetáculo, as forças policiais tiveram o cuidado de manter minimamente as aparências, evitando a violência e fretando vagões de passageiros — e não trens de carga, como ocorreria mais tarde. Mas os oficiais queriam se certificar e saber o que o povo de fato pensava. Não hesitaram em operar em plena luz do dia, conduzindo procissões de centenas de judeus pelo centro da cidade até a estação, com suas malas pesadas, seus filhos em lágrimas e seus velhos exaustos, tudo sob o olhar de cidadãos apáticos, incapazes de demonstrar qualquer humanidade. No dia seguinte, os Gauleiter (líderes distritais) orgulhosamente informaram a Berlim que sua região era a primeira na Alemanha a ser judenrein (depurada de seus judeus). O Fihrer deve ter exultado por ser tão bem compreendido por seu povo: ele já estava maduro para “se deixar levar”. . SCHWARZ, Géraldine. Os Amnésicos: História de uma família europeia. São Paulo: Editora Ayiné, 2021. (Adaptado). Apesar de negros, ciganos, eslavos e pessoas com deficiências físicas também terem sido alvo do terror genocida nazista, o holocausto ficou marcado principalmente pela tentativa de eliminação do povo judeu. Nesse contexto histórico, é correto afirmar que os idealizadores da chamada “Solução Final” foram A) Hermann Góring e Reinhard Heydrich. B) Rudolf Hess e Albert Speer. C) Adolf Hitler e Joseph Goebbels. D) Joseph Goebbels e Rudolf Hess.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 4

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Aspectos das perseguições étnicas na barbárie do Holocausto .f

Exibir Questões - UFU

Questões Parecidas

1(UEL - 2018)Número Original: 36Código: 9450276

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Aspectos das perseguições étnicas na barbárie do Holocausto .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Alemanha.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2018
Questão de Vestibular - UEL 2018
Exibir texto da questão

Durante a Il Guerra Mundial, o número de pessoas ex- terminadas por motivos raciais nos campos de con- centração nazistas eleva-se a milhões. Sobre esse tema, Eric Hobsbawm, no livro Era dos Extremos, fez o seguinte questionamento: Seria menor o horror do Holocausto se os historiadores concluíssem que exterminou não 6 milhões [...], mas 5 ou mesmo 4 milhões” (HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 50.) Em relação à política eugenista praticada pelos na- zistas, considere as afirmativas a seguir. l. A política de seleção racial atingiu os prisionei- ros russos que foram enviados aos campos de concentração e guetos. Il. Judeus que apresentavam características físicas arianas foram poupados dos campos de concen- tração. HI. O isolamento nos guetos somou-se aos campos de concentração como formas de extermínio da população não ariana. IV. Populações ciganas que viviam nos territórios ocupados pelos alemães foram enviadas aos cam- pos de concentração. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas | e Il são corretas. b) Somente as afirmativas | e IV são corretas. c) Somente as afirmativas Ille IV são corretas. d) ) e Somente as afirmativas |, Ile Ill são corretas. Somente as afirmativas Il, Ille IV são corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFU - 2021)Número Original: 35Código: 11749696

Dois - Primeira Fase - Primeiro Dia - Tipo 1 - Todos os cursos, exceto Medicina

Questões de identificações (Hist.) Aspectos das perseguições étnicas na barbárie do Holocausto .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2021
Exibir texto da questão

“Preciso tornar-me boa através de meu próprio esforço, sem exemplos e sem bons conselhos. Então, mais tarde, deverei ser bem mais forte. Quem além de mim lerá estas frases? A não ser comigo, com quem posso contar? Um sem-número de amigos foram para um triste fim. Ninguém é poupado, cada um e todos se juntam na marcha da morte.” FRANK, Anne. O diário de Anne Frank. 89. ed. São Paulo: Record, 1995. (Adaptado) O trecho acima retrata os sentimentos descritos por uma criança que sentiu na pele o nível de violência que seres humanos são capazes de infligir uns aos outros. Para que não seja esquecida, precisamos rememorar e conhecer como essa violência foi produzida. Sendo assim, em que contexto esse diário foi escrito? A) Na Hungria, ocupada pela União Soviética após o fim da Segunda Guerra Mundial. B) Na Inglaterra, sob ataque alemão, em 1944. C) Na Bulgária, ocupada pela União Soviética em setembro de 1944. D) Nos Países Baixos, ocupado pela Alemanha nazista entre 1940 e 1945.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(USP - 2018)Número Original: 67Código: 6978453

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Aspectos das perseguições étnicas na barbárie do Holocausto .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2018
Questão de Vestibular - USP 2018
Exibir texto da questão

A operação era um pouco dolorosa e não durava mais que um minuto, mas era traumática. Seu significado simbólico estava claro para todos: este é um sinal indelével, daqui não sairão mais; esta é a marca que se imprime nos escravos e nos animais destinados ao matadouro, e vocês se tornaram isso. Vocês não têm mais nome: este é o seu nome. A violência da tatuagem era gratuita, um fim em si mesmo, pura ofensa: não bastavam os três números de pano costurados nas calças, no casaco e no agasalho de inverno? Primo Levi. Os afogados e os sobreviventes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. Está de acordo com o texto a seguinte afirmação: (A) A tatuagem era uma forma de tortura e uma mensagem não verbal, que inscrevia a condenação no corpo do prisioneiro. (B) O uso de tatuagens era perturbador apenas para ciganos e judeus ortodoxos, pois violava o código moral e as leis religiosas dessas comunidades. (C) O recurso de tatuar o prisioneiro, além de impor um sofrimento físico e moral, discriminava o tipo de remuneração. (D) O emprego das tatuagens funcionava como um código estético e de classificação dos prisioneiros nos campos de concentração. (E) A tatuagem, assim como o trabalho voluntário, não tinham finalidade produtiva, mas contribuíam para o entendimento entre os prisioneiros.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UFPR - 2018)Número Original: 4Código: 7945327

Segunda Fase

Aspectos das perseguições étnicas na barbárie do Holocausto .f História Comparada.g Aspectos da propaganda e dos movimentos de extrema direita no mundo do século XXI .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2018
Exibir texto da questão

Leia os dois excertos que seguem. O primeiro refere-se à memória do Holocausto, e outro, a “marcha de supremacistas brancos” em Charlottesville, ocorrida recentemente nos Estados Unidos da América. “Tudo foi dito sobre o que faz a especificidade do horror dos campos, dos vagões até as câmaras de gás, dos cães de guarda aos militares uniformizados, dos miradouros das sentinelas aos arames farpados, da fome ao frio, das agressões as humilhações [...]. Em compensação, foi mantido o silêncio sobre os convites feitos por esses mesmos homens para que não seja esquecido e seja levado em consideração o que foi possível aprender lá, de modo a transmitir aqui. Pois o inferno vivido e habitado torna legítimo e desejável um mundo onde se tentaria evitar o retorno daquilo que de perto e de longe possa assemelhar-se a ele”. (Michel Onfray. A Política do Rebelde — tratado de resistência e insubmissão. Rio de Janeiro, Rocco, 2001, p. 36.) A marcha de supremacistas brancos chegou a ser declarada pela prefeitura como ato ilegal antes de seu início, sem sucesso. Os radicais racistas, incluindo elementos do velho grupo de extrema direita Ku Klux Klan, portavam bandeiras confederadas, entoavam slogans nazistas e se armaram de capacetes, escudos e cassetetes. Acredita-se até que tenham utilizado gás pimenta e lacrimogêneo contra seus oponentes. Antes do meio-dia já se havia desencadeado a situação de violência, concentrada no campus da Universidade da Virgínia. Entre os contramanifestantes se destacava o agrupamento antirracista Black Lives Matter (as vidas dos negros importam). Os protestos eram de uma violência desenfreada. E o governo estadual ativou o estado de emergência e deslocou um forte contingente de unidades antidistúrbios. (LLANO, Pablo de. Três mortos na jornada de violência provocada por grupos racistas norte-americanos. in.: El País Brasil. 13 agosto 2017. Disponível em: . Acesso em: 16 ago 2017.) Relacione os dois textos, tendo como base a importância do cultivo da memória, problematizando cada um dos eventos e identificando que implicações um traz ao outro.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?