O desenho rompe com todas as hierarquias,
situa-se além de qualquer cronologia, revela
seu próprio tempo e o tempo do artista. Além
de “armar o braço” é, ao mesmo tempo, o
mais confessional dos meios plásticos, diário
intimo, eletrocardiograma, rebeldia travada no
meio da noite, solitariamente. Uma qualidade
a mais, dizia, porque o desenho parece esca-
par à polêmica estéril entre vanguarda e re-
taguarda, entre o velho e o novo, navega im-
perturbável entre ismos e épocas. E permite
todas as virtualidades e virtuosidades, porque
um desenho você larga aqui e recomeça ali,
hoje, amanhã, ontem. O desenho é para ser
lido, como um poema.
(Adaptado de: MORAIS, F. Arte é o que eu e você chama-
mos arte. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.120.)
Com base na imagem (Fig. 2), no texto e nos conhe-
cimentos sobre artes, considere as afirmativas a se-
guir.
l. A imagem é de caráter orgânico, e o olhar sobre
ela é reiterado pelos feixes de linhas organiza-
dos em ciclos e pelos demais aspectos formais
e simbólicos.
IH. O desenho pode derivar de procedimentos com
temporalidades diversas, do mais rápido e sutil
até o mais demorado, com camadas subsequen-
tes de elaboração.
HI. O desenho rompe com as hierarquias porque se
institui, sobretudo nas vanguardas, como meio
completo de expressão.
IV. Tanto o texto quanto a imagem evidenciam o ca-
ráter singular do desenho que, através dos tem-
pos, passou a ser compreendido como determi-
nante do que viria a ser a pintura.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas le Il são corretas.
b) Somente as afirmativas | e IV sao corretas.
)
c) Somente as afirmativas Ille IV são corretas.
d) Somente as afirmativas |, Ile Ill são corretas.
e) Somente as afirmativas Il, Ille IV são corretas.