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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEL - 2022)Número Original: 20Código: 12917984

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Conceituação de memória e de história nos processos sociais das civilizações ao longo do tempo .f
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Questão de Vestibular - UEL 2022
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Leia o texto a seguir. Num lugar escolhido da biblioteca do mosteiro [de Ulm] ergue-se uma magnífica escultura barroca. É figura dupla da história. Na frente, Cronos, o deus alado. É um ancião com a fronte cingida; a mão esquerda segura um imenso livro do qual a direita tenta arrancar uma folha. Atrás, e em desaprumo, a própria história. O olhar é sério e perscrutador; um pé derruba uma cornucópia de onde escorre uma chuva de ouro e prata, sinal de instabilidade; a mão esquerda detém o gesto do deus, enquanto a direita exibe os instrumentos da história: o livro, o tinteiro e o estilo. RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. UNICAMP, 2007, p. 67. Segundo a mitologia grega, Clio, a musa da história, é filha de Zeus e de Mnemósine, a memória. Sobre memória e história, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. (| ) A memória é a recordação das coisas que ficaram no passado, desvinculada do presente e da experiência histórica. ( ) A história é a forma de conhecimento que investiga aquilo que os seres humanos construíram no tempo e no espaço; neste sentido, ela é materialista. (| ) A memória é mais verdadeira que a história, porque se relaciona com a experiência vivida pelo indivíduo, e a experiência é mais fidedigna que a representação. ( ) A memória coletiva é aquela que, compartilhada por um grupo, substitui a história devido ao conceito de experiência. ( ) A história utiliza-se dos veículos de memória para garantir a objetividade necessária a toda forma de co- nhecimento. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) V, V, F, F, V. b) V, V, V, F, F. c) F, V, F, F, V. d) F, F, V, V, F. e) F,F,F.V.V.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 2

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Conceituação de memória e de história nos processos sociais das civilizações ao longo do tempo .f

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1(UEL - 2023)Número Original: 4Código: 13041191

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos - História

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Questão de Vestibular - UEL 2023
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Leia os textos a seguir. Texto 1 Anitta inaugura estátua de cera no museu “Madame Tussauds” de Nova York “Eu me sinto importante, me sinto realmente fazendo história. A gente só tem cinco brasileiros nesse museu.” “Quero mudar o país, quero mudar a vida das pessoas e aí quando eu vejo isso eu sinto que realmente não é só você ter uma estátua aqui no museu. É que aqui só estão pessoas que marcaram a história de alguma maneira e para mim isso é genial e eu acho que como brasileiro, os brasileiros adoram vir para cá, meus amigos já vieram, eles adoram vir pro museu Madame Tussauds. Aí você vê um brasileiro. Dá aquela sensa- ção de aquele patriotismo, aquela coisa de Brasil. Fico muito feliz de ser essa bandeira ambulante. Eu estou amando”, afirmou a artista. (CNN Brasil. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2022.) Texto 2 LEI Nº 14.038, DE 17 DE AGOSTO DE 2020 DOU: 18/08/2020 Dispõe sobre a regulamentação da profissão de Historiador e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu promulgo, nos termos do parágrafo 5º do Art. 66 da Constituição Federal, a seguinte Lei: [...] Art. 3º O exercício da profissão de Historiador, em todo o território nacional, é assegurado aos: I- portadores de diploma de curso superior em História, expedido por instituição regular de ensino; - portadores de diploma de curso superior em História, expedido por instituição estrangeira e revalidado no Brasil, de acordo com a legislação; Il- portadores de diploma de mestrado ou doutorado em História, expedido por instituição regular de ensino ou por instituição estrangeira e revalidado no Brasil, de acordo com a legislação; IV- portadores de diploma de mestrado ou doutorado obtido em programa de pós-graduação reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior —- CAPES que tenha linha de pes- quisa dedicada à História; profissionais diplomados em outras áreas que tenham exercido, comprovadamente, há mais de 5 (cinco) anos, a profissão de Historiador, a contar da data da promulgação desta Lei. V Texto 3 O objeto da história é, por natureza, o homem. Digamos melhor: os homens. Mais que o singular, favorável à abstração, o plural, que é o modo gramatical da relatividade, convém a uma ciência da diversidade. Por trás dos grandes vestígios sensíveis da paisagem, [os artefatos ou máquinas], por trás dos escritos aparentemente mais insípidos e as instituições aparentemente mais desligadas daqueles que as criaram, são os homens que a história quer capturar. Quem não conseguir isso será apenas, no máximo, um serviçal da erudição. Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está a sua caça. (BLOCH, M. Apologia da História, ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p.54.) A partir desses três textos, responda aos itens a seguir. a) Relacione os três textos e descreva os diferentes modos de fazer História apresentados em cada um deles. b) Ao inaugurar uma estátua de cera feita a partir de sua imagem, a cantora Anitta diz: “me sinto realmente fazendo história”. Analise essa fala e aponte como os objetos podem auxiliar a entender a História.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(UEMA - 2016)Número Original: 24Código: 7891613

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Questões com imagens (Hist.) Conceituação de memória e de história nos processos sociais das civilizações ao longo do tempo .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2016
Questão de Vestibular - UEMA 2016
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Jihadista convoca muçulmanos para destruir Esfinge e Pirâmides do Egito A da as RR a ma xe Data: sábado, 7 de março de 2015/ Horário: 14:41 http://www.netcina.com.br. Um lider jihadista egípcio convocou a população muçulmana para destruir a Esfinge e as Pirâmides de Gizé, informa o site arabe Al Arabiya. Murgan Salem al-Gohary, que afirma ter ligações com o Talibã, pediu que os egípcios repetissem o que foi feito no Afeganistão, quando estátuas de Buda foram removidas após a chegada dos fundamentalistas ao poder. “A destruição da memória, da História, do passado é algo terrivel para uma sociedade”. Jacques Le Goff, Revista Veja. A destruição de patrimônios históricos da Humanidade, como as estátuas de Buda no Afeganistão, e a ameaça à Esfinge de Gizé e às Pirâmides não se restringem aos conflitos político- religiosos que assolam o Oriente Médio há séculos, mas fazem parte de um processo maior de reconfiguração da Memória e da História da sociedade. O processo acima descrito esta diretamente relacionado ao (a) a) uso da Memória e da História como campo de disputa e de construção de identidades coletivas. b) tentativa de uso da Memória e da História como estratégias para reforçar identidades coletivas passadas. c) destruição dos bens culturais construidos ao longo da dominação imperialista sobre a região do Oriente Médio. d) ataque aos Patrimônios Culturais como forma de destruição de simbolos ocidentais que representam o domínio estrangeiro. e) projeto de diluição das fronteiras culturais por meio da tentativa de imposição de uma única memória coletiva aos demais povos do Oriente Médio.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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