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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFRGS - 2023)Número Original: 67Código: 13030569

Concurso Vestibular - Segundo dia

Análise de Árvores figenéticas
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Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFRGS 2023
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Árvores filogenéticas são diagramas que retratam a história evolutiva de relações entre grupos de organismos, a partir de um ancestral comum. A imagem a seguir mostra um modelo hipotético de divergência de espécies, representadas pelas letras ao lado direito. Considerando que o modelo seja correto, a maior diferença genética será encontrada na sequência de bases nitrogenadas do DNA das espécies (A) Ae B. (B) Fe G. (C) Le H. (D) Eek. (E) Ae D.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 15

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Análise de Árvores figenéticas

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Questões Parecidas

1(UFRGS - 2018)Número Original: 1Código: 7079118

Terceiro Dia

Análise filogenética das características compartilhadas entre grandes grupos de seres vivos .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UFRGS 2018
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« À árvore filogenética abaixo foi construída a partir das informações contidas na tabela que a sucede. Lampreia (grupo externo) Ancestral | oe : 3 st TMM comum Perca ITQ — : Salamandra “Lagarto II i” à Grupo is wi Crocodilo interno IIS Y ~ Pombo a Camundongo ~ Chimpanzé TRACO DERIVADO 4 ‘ í x GARRAS GLÂNDULAS ESCAMAS TAXON MANDIBULA PULMÕES OU UNHAS MOELA PENAS PELO MAMÁRIAS QUERATINOSAS Lampreia o o o o o _ o _ (grupo externo) Perca + — — — — — — _ Salamandra + + — — — — — _ Lagarto + + + — — — _ + Crocodilo + + + + — — _ + Pombo + + + + + — — + Camundongo + + + — _ + + _ Chimpanze + + + — — + + — À Sinal de adição indica presença do traço, sinal de substração indica ausência. Com base nos dados apresentados, é correto afirmar que os números I, II e III, na figura, correspondem, respectivamente, a (A) mandibula, pulmões, moela. (B) pulmões, garras ou unhas, pelos e glândulas mamárias. (C) mandíbula, garras ou unhas, escamas queratinosas. (D) pulmões, moela, dentes incisivos com crescimento constante. (E) garras ou unhas, escamas queratinosas, penas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP - 2019)Número Original: 32Código: 6983339

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Análise filogenética das características compartilhadas entre grandes grupos de seres vivos .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
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Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
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O esquema representa, de maneira bastante simplificada, uma das possíveis hipóteses de relação de parentesco entre grupos animais, assinalados pelo nome comum de alguns de seus representantes. Na base do esquema, a característica que une todos em um mesmo grupo é a deuterostomia. Deuterostomia Identifique quais seriam as características |, ll, Ill, IV, V que justificariam os respectivos grupos. (A)| I-notocorda; Il-pulmdao; Ill-âmnio; IV-pelo; V-ovo com casca. (8) I-escamas; Il-encéfalo; Ill-pulmão; IV-glândulas mamárias; V-âmnio. (c) I-mandíbula; I|-4 membros locomotores; Ill-pulmão; IV-ventrículo subdividido em 2 câmaras; V-ovo com casca. (D) I-notocorda; Il-4 membros locomotores; IIl-pulmao; IV-glândulas mamárias; V-pena. I-âmnio; ll-pulmão; Ill-mandíbula; (E) IV-ventrículo subdividido em 2 câmaras; V-escama.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 14Código: 7507735

Primeira Fase - Prova Q e X

Análise filogenética das características compartilhadas entre grandes grupos de seres vivos .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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Durante uma visita ao Museu de Zoologia do Instituto de Biologia da UNICAMP, alunos do ensino médio puderam observar a diversidade de formas de vida e a classificação dos vertebrados. Assinale a alternativa que indica corretamente as características (i), (ii), (lil) e (iv) apresentadas no cladograma acima. a) (i) fase larval e adulta no meio terrestre; (ii) cório e alantoide; (ill) quatro câmaras cardíacas, (iv) presença de pelos. b) (i) respiração cutânea; (ii) quatro câmaras cardíacas; (li) ausência de dentes; (iv) presença de glândulas mamárias. c) (i) fase larval e adulta no meio aquático; (ii) respiração pulmonar, (li) ausência de dentes; (iv) presença de pelos. d) (i) respiração cutânea; (ii) cório e alantoide; (iii) três câmaras cardíacas; (iv) presença de glândulas mamárias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UECE - 2022)Número Original: 6Código: 11829155

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Primeiro Dia - Prova 1

Análise de Árvores figenéticas
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Questão de Vestibular - UECE 2022
Questão de Vestibular - UECE 2022
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Bertha Lutz (1894 - 1976) foi uma importante cientista que estudou espécies de anfíbios brasileiros. Atente para o que se diz a seguir sobre anfíbios: I. II. III. IV. São vertebrados tetrápodes ectotérmicos que apresentam um tegumento rico em glândulas e possuem respiração branquial, pulmonar ou cutânea. A maioria das espécies apresenta um ciclo de vida duplo, com uma fase larval aquática que, após a metamorfose, origina um jovem terrestre ou semiaquático. As espécies de ambientes sazonais como a Caatinga reproduzem-se durante o período chuvoso e aproveitam as poças temporárias. São importantes, pois participam de várias cadeias alimentares como presas e predadores, e alimentam-se de várias pragas agrícolas e vetores de doenças. E correto o que se afirma em A) B) c) D) I, II e IV apenas. Te III apenas. II, III e IV apenas. I, Il, le Iv.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UFU - 2021)Número Original: 1Código: 11749987

Dois - Segunda Fase - Segundo Dia - Tipo 1 - Medicina

Análise de Árvores figenéticas
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Questão de Vestibular - UFU 2021
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Os organismos compartilham muitas características devido à ancestralidade comum. Desse modo, podemos aprender muito sobre as espécies se conhecermos suas histórias evolutivas. As filogenias nos mostram as relações evolutivas e são inferidas a partir de dados morfológicos (conforme tabela abaixo) e moleculares. Na tabela abaixo, os símbolos representam: (-) ausência e (x) presença. Caractere Anfioxo | Lampreia | Atum | Salamandra | Tartaruga | Leopardo | Golfinho (grupo externo) (1) Coluna - x x x x x x Vertebral (2) Mandibula - - x x x x x articulada (3) Quatro - - - x x x x* membros (4) Amnio - - - - x x x (5) Leite - - - - - x x (6) Barbatana - - x - - - x dorsal * Embora os golfinhos adultos tenham somente dois membros óbvios (suas nadadeiras), quando embriões eles têm dois membros traseiros vestigiais, com um total de quatro membros. REECE, Jane B. et al. Biologia de Campbell. 10.ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. (Adaptado) Com base nessas informações, A) construa uma árvore filogenética a partir dos caracteres de 1 a 6 da referida tabela e registre, nessa árvore, os caracteres, em forma de números de (1) a (6), como indicação de suas origens. B) explique por que a tartaruga, o leopardo e o golfinho podem ser considerados um grupo monofilético? C) formule uma explicação para a seguinte afirmação: os táxons do leopardo e do golfinho são considerados táxons-irmãos.


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