(UNESP - 2023)Número Original: 45Código: 13030742

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Anatomia Comparada (Evidências da Evolução Biológica)

Questão de Vestibular - UNESP 2023

Disfarçada de beija-flor, mariposa pode evitar virar almoço Felipe Amorim / Unesp Mariposa Aellopos fadus bebendo néctar das flores de Palicourea rígida na chapada dos Veadeiros, em Goiás. “Essas mariposas se parecem com animais que não fazem parte da dieta de seus predadores, que são aves insetívoras”, explica o biólogo Felipe Amorim, do Instituto de Biociências do câmpus de Botucatu da Unesp. São do gêne- ro Aellopos, ocorrem no Cerrado, e possuem semelhanças com o beija-flor que vão além do comportamento peculiar. Quando sugam néctar, as línguas (ou probóscides) desses insetos lembram os bicos das aves com as quais se asse- melham. Elas também têm uma cauda semelhante às dos colibris, que lhes permite fazer manobras acrobáticas durante o voo, e uma listra branca no dorso como os beija-flores do gênero Lophornis. (https://revistapesquisa.fapesp.br. 24.08.2020. Adaptado.) O texto remete a conceitos ecológicos e evolutivos bem esta- belecidos. São eles: (A) mimetismo, órgãos análogos e convergência adaptativa. (B) camuflagem, órgãos análogos e irradiação adaptativa. (C) camuflagem, órgãos homólogos e convergência adap- tativa. (D) camuflagem, órgãos homólogos e irradiação adaptativa. (E) mimetismo, órgãos homólogos e irradiação adaptativa.

Anatomia Comparada (Evidências da Evolução Biológica)

Exibir Questões - UNESP

1(UFRGS- RS - 2015)Número Original: 21Código: 6401348

Terceiro Dia

Características da evolução convergente .f Conceito de órgãos homólogos .f Classificação dos órgãos de diferentes animais quanto à origem embrionária. .f

Questão de Vestibular - UFRGS 2015

Quando são realizadas comparações entre espécies, constata-se que muitas características são compartilhadas. Considere as afirmações abaixo, sobre os processos evolutivos relacionados a esse fato. 1 - Características homólogas são aquelas compartilhadas por diferentes espécies, herdadas de um ancestral comum. II- As estruturas ósseas das asas de morcegos e aves são derivadas de um ancestral comum de quatro membros. II-A evolução convergente refere-se a características similares que evoluíram, de forma independente, em diferentes espécies sujeitas a pressões seletivas semelhantes. Quais estão corretas? (A) Apenas II. (B) Apenas II. (C) Apenas Ie II. (D) Apenas I e HI. (E) I, ell.

2(UERJ- RJ - 2018)Número Original: 8Código: 6991236

Exame Discursivo

Questão de Vestibular - UERJ 2018

De acordo com resultados de estudos moleculares recentes, os Ctenóforos seriam o grupo mais distante de todos os outros animais. Esses resultados diferem das visões tradicionais sobre momentos importantes na evolução animal, como, por exemplo, o da origem dos neurônios e do sistema nervoso. Observe os cladogramas a seguir, que representam duas hipóteses para a origem dos neurônios e do sistema nervoso nos animais. HIPÓTESE II HIPOTESE I Possuem Possuem Possuem Possuem neurônios neurônios neurônios neurônios | | rr" I 1 eos a apt fii fe O! oe i Cnidarios Bilatérios Poriferos Placozoas | Cnidarios Bilatérios É ———>—- Poriferos —><—Placozoas Eri . yo. a, th ————(9— Ctendforos Nn O O q ‘Oo o O _ O O presença de neurônios X perda de neurônios Adaptado de RYAN, J. Zoology. Elsevier, 2014. Com base nos dados dos cladogramas, indique se a presença dos neurônios nos Ctenóforos, Cnidários e Bilatérios é classificada como homologia ou como analogia nas hipóteses I e II, respectivamente. Justifique sua resposta em cada caso.

3(MACKENZIE - 2014)Número Original: 42Código: 6892287

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Características da evolução convergente .f Uso de figuras (Biologia).t Conceito de órgãos análogos .f Classificação dos órgãos de diferentes animais quanto à origem embrionária. .f

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2014

baratas não são pássaros! Não adianta! As baratas voam, botam ovos, fazem ninhos, mas... E pare de Pe fazer bico! pas TR | Y La | a t oF a A respeito do fenômeno referido pela tirinha acima, são feitas as seguintes afirmações: I As adaptações apresentadas no primeiro quadrinho, presentes em pássaros e baratas, são convergências adaptativas. IH. As asas das aves e as asas das baratas são órgãos análogos. III. A presença de órgãos análogos entre duas espécies indica parentesco evolutivo. Assinale a) se somente a afirmativa II for correta. b) se somente as afirmativas I e II forem corretas. c) se somente as afirmativas II e III forem corretas. d) seas afirmativas I, Il e III forem corretas. e) se somente a afirmativa I for correta.

4(UEL - 2020)Número Original: 4Código: 9473119

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos

Características do sistema respiratório dos insetos .f Uso de figuras (Biologia).t Conceito de órgãos homólogos .f Conceito de órgãos análogos .f Classificação dos órgãos de diferentes animais quanto à origem embrionária. .f

Questão de Vestibular - UEL 2020

Com base na observação das figuras e das estruturas indicadas, responda aos itens a seguir. a) É possível afirmar que I) os animais A e B apresentam asas com estruturas homólogas. II) os animais A e C apresentam asas com estruturas homólogas. Explique se as afirmativas estão corretas ou não e justifique sua resposta com base no conceito de homo- logia e analogia. b) Os animais representados em C e D apresentam uma intensa atividade muscular para voar, requerendo alto consumo de oxigênio. Qual é o nome do sistema respiratório desses animais e qual sua eficiência para a demanda de oxigênio para 0 voo?

Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!

5(UEA - 2016)Número Original: 33Código: 7831197

SIS - Terceira Série

Questão de Vestibular - UEA 2016

Observe os membros locomotores do tubarão, do golfinho, do morcego e da ave representados na figura. No que se refere aos conceitos de homologia e analogia, é correto afirmar que os membros anteriores de (A) tubarões e golfinhos são homólogos, têm a mesma função, o nado, e origem embrionária diferente. (B) tubarões e morcegos são análogos, têm diferentes funções, o nado e o voo, e mesma origem embrionária. (C) golfinhos e morcegos são homólogos, têm diferentes funções, o nado e o voo, e mesma origem embrionária. (D) golfinhos e aves são análogos, têm diferentes fun- ções, o nado e o voo, e mesma origem embrionária. (E) morcegos e aves são homólogos, têm a mesma fun- ção, O VOo, e origem embrionária diferente.