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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2013)Número Original: 2Código: 13202

Provas Específicas - Início de Ano

Darwinismo (Teorias da evolução) Lamarckismo (Teorias da evolução) Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) Rec Neodarwinismo (Teoria Sintética da Evolução)
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
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O tuco-tuco (Ctenomys brasiliensis) é um animal curioso, que se pode, em linhas gerais, descrever como roedor com hábitos de toupeira. [...] São animais noturnos, e alimentam-se especialmente de raizes de plantas, o que explica os túneis longos e superficiais que cavam. [...] O homem que mos trouxe afirmou que muito comumente os tuco-tucos são encontrados cegos. O exemplar que eu conservava no álcool achava-se nesse estado. [...] Lamarck rejubilar-se-ia com este fato, se acaso o tivesse conhecido. (Charles Darwin. Diário das investigações sobre a História Natural e Geologia dos países visitados durante a viagem ao redor do mundo pelo navio de Sua Majestade “Beagle”, sob o comando do Capt. Fitz Roy, R. A, 1871.) Tuco-tuco brasileiro (Ctenomys brasiliensis), Blainville, 1826. (mamiferosdomundo.blogspot.com.br) O texto foi escrito por Charles Darwin, em seu diário de bordo, em 26 de julho de 1832, à época com 23 anos de idade, quando de sua passagem pelo Brasil e Uruguai. Escrito antes que construísse sua Teoria da Evolução, o texto revela que Darwin conhecia a obra de Lamarck. Como Lamarck explicaria as observações de Darwin sobre o tuco-tuco brasileiro, e qual é a explicação apresentada pela Teo- ria da Evolução na biologia moderna?


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Darwinismo (Teorias da evolução) - Lamarckismo (Teorias da evolução) - Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) - Neodarwinismo (Teoria Sintética da Evolução)

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Questões Parecidas

1(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2008)Número Original: 17Código: 13067

Inverno

Darwinismo (Teorias da evolução) Lamarckismo (Teorias da evolução) Rec Neodarwinismo (Teoria Sintética da Evolução)
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Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
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INSTRUÇÃO: Responder à questão com base no texto e nas afirmativas abaixo. Em 1859, Charles Darwin publicou o livro A Origem das Espécies, propondo a Teoria da Evolução e cau- sando uma verdadeira revolução na forma como se percebia a natureza. Na época, a maior oposição à teoria de Darwin veio das igrejas cristãs, as quais defendiam a versão bíblica da origem da biodiversidade e da origem do homem. Passados quase 150 anos, a Igreja Católica já aceita oficialmente a evolução como mecanismo gerador da biodiversidade atual, incluindo o surgimento da espécie humana. |. Trabalhos envolvendo o seqiienciamento de DNA mitocondrial de pessoas de diversas etnias, amostradas em todo o mundo, permitiu concluir que todos nós apresentamos uma ancestralidade co- mum, originada da África há cerca de 150 mil anos. As caracteristicas das diferentes etnias, como cor de pele, estatura e formato de olho se fixaram ha relativamente pouco tempo. ll. A presença de melanina na pele em maiores con- centrações é necessária em latitudes equatoriais não apenas para proteger o DNA das células epiteliais contra a radiação ultravioleta, reduzindo a incidência de câncer de pele, mas principalmen- te para diminuir a fotodecomposição do ácido fólico, o que ocasionaria graves deficiências nutricionais. Ill. Uma pele com baixas concentrações de melanina é necessária em altas latitudes, nas quais a pe- quena exposição solar — devida ao uso contínuo de roupas, aos dias mais curtos no inverno e ao convívio em cavernas — levaria à deficiência de síntese de vitamina D e a graves carências nutricionais. IV. Na nossa sociedade, o uso do cérebro torna-se cada vez mais intenso, em razão do fácil acesso à informação, da complexidade dos problemas con- temporâneos e do uso constante de computado- res. Acredita-se que, em função disso, o homem deverá apresentar cérebros maiores e mais capa- zes no futuro. As afirmativas compatíveis com a Teoria Evolutiva de Charles Darwin são A) |, lle Ill, apenas. B) I, lle lV, apenas. C) I, Ille lV, apenas. D) Il, Ile lV, apenas. E) II, e lv.


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2(UERJ - 2016)Número Original: 7Código: 6977796

Exame Discursivo

Identificação do tipo de mimetismo que ocorre entre espécies Características do fenômeno relacionado a presença de cores vivas em animais venenosos Uso de figuras (Biologia).t Mecanismos de atuação de diferentes tipos de mimetismo
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Questão de Vestibular - UERJ 2016
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Espécie À Espécie B Espécie C ac.uk As imagens acima mostram três espécies de rãs venenosas encontradas na América do Sul, que se caracterizam por suas cores vivas. É possível observar que os padrões de coloração de alguns indivíduos da espécie A são semelhantes àqueles presentes nos indivíduos da espécie B, enguanto outros da espécie A se assemelham aos indivíduos da espécie C. Nomeie o fenômeno da presença de cores vivas em animais venenosos e explique sua vantagem para a sobrevivência desses animais. Em seguida, indique o tipo de mimetismo presente nas três espécies retratadas e descreva seu mecanismo de atuação.


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3(ENEM- BR - 2010)Número Original: 68Código: 3420

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Darwinismo (Teorias da evolução) Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2010
Questão de Vestibular - ENEM 2010
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Experimentos realizados no século XX demonstraram que hormônios femininos e mediadores químicos atuam no comportamento materno de determinados animais, como cachorros, gatos e ratos, reduzindo o medo é a ansiedade, o que proporciona maior habilidade de orientação espacial. Por essa razão, as fêmeas desses animais abandonam a prole momentaneamente, a fim de encontrar alimentos, o que ocorre com facilidade e rapidez. Ainda, são capazes de encontrar rapidamente o caminho de volta para proteger os filhotes. VARELLA, D. Borboletas da alma: estrãos soro cênciae saúde “Compara das Loras, 2006 (adaptado) Considerando a situação descrita sob o ponto de vista da hereditariedade e da evolução biológica, o comportamento materno decorrente da ação das substâncias citadas é O transmitido de geração a geração, sendo que indivíduos portadores dessas características terão mais chance de sobreviver e deixar descendentes com as mesmas características. O transmitido em intervalos de gerações, alternando descendentes machos e fêmeas, ou seja, em uma geração recebem a caracteristica apenas os machos e, na outra geração, apenas as fêmeas. E determinado pela ação direta do ambiente sobre a fêmeaquando ela está no período gestacional, portanto todos os descendentes receberão as características. O determinado pelas fêmeas, na medida em que elas transmitem o material genéticonecessário à produção de hormônios e dos mediadores químicos para sua prole de fêmeas, durante o período gestacional. @ determinado após a fecundação, pois os espermatozoides dos machos transmitem as características para a prole e, ao nascerem, os indivíduos são selecionados pela ação do ambiente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ENEM- BR - 2009)Número Original: 6Código: 3793

Prova Fraudada - Primeiro Dia

Darwinismo (Teorias da evolução) Adaptações ao Meio Ambiente (Evidências da Evolução Biológica) Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Os anfíbios são animais que apresentam dependência de um ambiente úmido ou aquático. Nos anfíbios, a pele é de fundamental importância para a maioria das atividades vitais, apresenta glândulas de muco para conservar-se úmida, favorecendo as trocas gasosas e, também, pode apresentar glândulas de veneno contra microrganismos e predadores. Segundo a Teoria Evolutiva de Darwin, essas características dos anfíbios representam a (A) lei do uso e desuso. (B) atrofia do pulmão devido ao uso contínuo da pele. (C) transmissão de caracteres adquiridos aos descendentes. (D) futura extinção desses organismos, pois estão mal adaptados. (E) seleção de adaptações em função do meio ambiente em que vivem.


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     A     
     B     
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5(USP- SP - 2010)Número Original: 52Código: 5952

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

UFO (Biologia) Darwinismo (Teorias da evolução) Rec Neodarwinismo (Teoria Sintética da Evolução)
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Questão de Vestibular - USP 2010
Questão de Vestibular - USP 2010
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O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivíduos, sobre os mecanismos de herança dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populações foi incorporado à teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwil Diante disso, considere as seguintes afirmativas: Il A seleção natural leva ao aumento da frequência populacional das mutações vantajosas num dado ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutações podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequência. ll. A seleção natural é um processo que direciona a adaptação dos indivíduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual. HI. A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo. Está correto o que se afirma em a) I, lle lll. b) le Ill, apenas. c) le ll, apenas. d) |, apenas. e) Ill, apenas.


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