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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2012)Número Original: 15Código: 13492

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos) Substantivo Comum
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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Partiste um dia / Para um brasil além, garimpeiro sem medo e sem mácula. O emprego da palavra brasil com inicial minúscula, no poema de Vinicius, tem a seguinte justificativa: (A) O eu-poemático se serve da inicial minúscula para menos- prezar o país. (B) Empregar um nome próprio com inicial minúscula era comum entre os modernistas. (C) O eu-poemático emprega “brasil” como metáfora de “paraíso”, onde crê estar a alma de seu pai. (D) O emprego da inicial maiúscula em nomes de países é facultativo. (E) Na acepção em que é empregada no texto, a palavra “brasil” é um substantivo comum.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Textos Literários em Verso (Interpretação de textos) - Substantivo Comum

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Questões Parecidas

1(UNIFESP - 2020)Número Original: 6Código: 9494629

Segunda Fase - Provas Complementares - Primeiro Dia

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNIFESP 2020
Questão de Vestibular - UNIFESP 2020
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O lema do carpe diem sintetiza expressivamente o motivo de se aproveitar o presente, já que o futuro é incerto. Tal lema manifesta-se mais explicitamente nos seguintes versos de Tomás Antônio Gonzaga: (A) Ah! socorre, Amor, socorre Ao mais grato empenho meu! Voa sobre os Astros, voa, Traze-me as tintas do Céu. (B) Depois que represento Por largo espaço a imagem de um defunto, Movo os membros, suspiro, E onde estou pergunto. (C) É bom, minha Marília, é bom ser dono De um rebanho, que cubra monte e prado; Porém, gentil pastora, o teu agrado Vale mais que um rebanho, e mais que um trono. (D) Se algum dia me vires desta sorte, Vê que assim me não pôs a mão dos anos: Os trabalhos, Marília, os sentimentos Fazem os mesmos danos. (E) Ah! enquanto os Destinos impiedosos Não voltam contra nós a face irada, Façamos, sim, façamos, doce amada, Os nossos breves dias mais ditosos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNICAMP - 2021)Número Original: 7Código: 9157279

Segunda Fase - Primeiro Dia

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Durante anos, Penélope esperou que seu marido, Ulisses, retornasse da Guerra de Troia (IX e Vlla.C.). Essa viagem é o tema da Odisseia, poema épico grego atribuído a Homero. Como os anos passavam e não havia notícias de Ulisses, o pai de Penélope sugeriu que ela se casasse novamente. Diante da insistência do pai, resolveu aceitar a corte dos pretendentes, com a condição de que o novo casamento somente aconteceria depois que ela terminasse de tecer um sudário, que ficou conhecido como “Tela de Penélope”, que serviria de mortalha para Laerte, pai de Ulisses. Durante o dia, aos olhos de todos, Penélope tecia, e à noite, secretamente, desmanchava todo o trabalho. Com esse artifício, adiava a escolha de outro marido até a volta de Ulisses. (Adaptado de Penélope, Wikipedia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Pen%C3%A9lope. Acessado em 09/01/2021.) Penélope (1) De dia, tramas, de noite, traças. O que o dia tece a noite esquece. De dia, sedas, de noite, perdas. O que o dia traça a noite esgarça. De dia, malhas, de noite, falhas (Ana Martins Marques, A vida submarina. Belo Horizonte: Scriptum, 2009, p. 105.) a) (Como as palavras “traça” (na segunda estrofe) e “traças” (na terceira estrofe) constroem uma relação antitética no poema? b) No poema, a palavra “tramas” remete a Penélope por duas razões. Quais são elas? Explique.


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     Acertei     
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3(UERJ- RJ - 2010)Número Original: 15Código: 9639

Segundo exame de qualificação

Textos Literários em Verso (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UERJ 2010
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O poema sugere que o saber está relacionado à experiência. Essa relação encontra-se expressa principalmente nos seguintes versos: (A) Como dizer o sabor, / seu clarão seu perfume? ((. 7-8) (B) A linguagem dispõe / de conceitos, de nomes (/. 13-14) (C) mas o gosto da fruta / só o sabes se a comes (/. 15-16) (D) já que a coisa é fechada / à humana consciência. ((. 27-28)


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     A     
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4(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 5Código: 10536

Primeiro exame de qualificação

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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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O poema de Fernando Pessoa se relaciona com um mito grego que aproxima a alma — psique — do amor — eros -, simbolizados, respectivamente, pelos personagens Princesa e Infante. Esses dois personagens se tornam representativos da seguinte idéia: (A) Vivenciando o amor, enfrentamos o desespero. (B) Buscando o outro, descobrimos a nós mesmos. (C) Procurando o sonho, perdemos nossa identidade. (D) Perseguindo a solidão, encontramos o autoconhecimento.


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5(UERJ- RJ - 2007)Número Original: 6Código: 10538

Primeiro exame de qualificação

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Questão de Vestibular - UERJ 2007
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Além da referência intertextual a um mito grego, esse poema dialoga ainda com outro texto. Os únicos versos que não indicam, claramente, essa intertextualidade estão apontados em: (A) “Conta a lenda que dormia / Uma Princesa encantada” (v.1e2) (B) “A Princesa Adormecida, / Se espera, dormindo espera.” (v. 11 e 12) (C) “Longe o Infante, esforçado, / Sem saber que intuito tem,” (v. 16 e 17) (D) “E, vencendo estrada e muro, / Chega onde em sono ela mora.” (v. 29 e 30)


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