Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2011)Número Original: 9Código: 13731

Provas Específicas - Início de Ano

África nos séculos XX e XXI.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2011
Exibir texto da questão

Eaverdade, o que será? A filosofia busca a verdade, mas não possui o significado e substância da verdade única. Para nós, a verda- de não é estática e definitiva, mas movimento incessante, que penetra no infinito. No mundo, a verdade está em conflito perpétuo. À filosofia leva esse conflito ao extremo, porém o despe de violência. Em suas relações com tudo quanto existe, o filósofo vê a verdade revelar-se a seus olhos, graças ao intercâmbio com outros pensadores e ao processo que o torna transparente a si mesmo. Eis porque a filosofia não se transforma em credo. Está em contínuo combate consigo mesma. (Karl Jaspers, 1971.) Com base no texto, responda se a verdade filosófica pretende ser absoluta, justificando sua resposta com uma passagem do texto citado. Ainda de acordo com o fragmento, explique como podemos compreender os conflitos entre filosofia e religião e cite o principal movimento filosófico ocidental do período moderno que se caracterizou pelos conflitos com a religião.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 57

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

África nos séculos XX e XXI.g

Exibir Questões - UNESP

Questões Parecidas

1(UFPR - 2019)Número Original: 4Código: 7945580

Segunda Fase

Processos e fatos históricos sobre o fim do Apartheid na África do Sul .f Aspectos do apartheid sul-africano na segunda metade do século XX
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2019
Exibir texto da questão

Leia o excerto do documento abaixo: CARTA DA LIBERDADE (Charter of Freedom) , Adotada no Congresso do Povo, em Kliptown, em 26 de junho de 1955 (Africa do Sul) Nós, o Povo da África do Sul, declaramos para o conhecimento de todo nosso país e para o mundo: Que a África do Sul pertence a todos que nela vivem, negros e brancos, e que nenhum governo pode reivindicar autoridade legítima a menos que esteja baseado na vontade do povo; Que nosso povo tem sido privado de seu direito à terra, à liberdade e à paz por uma forma de governo fundada na injustiça e na desigualdade; Que nosso país nunca será próspero ou livre até que nosso povo viva em irmandade, desfrutando de direitos e oportunidades iguais; Que somente um estado democrático, baseado na vontade de todo o povo, pode assegurar a todos seus direitos natos sem distinção de cor, raça, sexo ou crença; E por isso, nós, o povo da Africa do Sul, negros e brancos [...] adotamos essa Carta da Liberdade; E juramos lutar juntos, sem poupar nenhuma força ou coragem, até que as mudanças democráticas determinadas aqui sejam conquistadas. [...] (Tradução livre - Fonte: . Acesso em 31 de agosto de 2018). Identifique a forma de governo que é criticada nesse documento e defina o funcionamento de sua política de atuação em relação a brancos e a negros na África do Sul, entre 1948 e 1994. Em seguida aponte um fator externo e um fator interno à África do Sul que levaram ao término dessa forma de governo.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(USP- SP - 2019)Número Original: 5Código: 6991069

Segunda Fase - Segundo Dia

Aspectos e características do reino da Etiópia e suas diferenças em relação aos demais países da África no século XIX.g Aspectos da diáspora africana na Idade Moderna e suas ressignificações para os afrodescendentes inspirados no imperador Haile Selassie Construção do imaginário no culto à personalidade do imperador da Etiópia Selassie relacionado aos descendentes do rei Salomão.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2019
Exibir texto da questão

As letras das canções abaixo fazem menção ao rei Haile Selassie (1892-1975), que governou a Etiópia entre 1916 e 1930, como regente, e entre 1930 e 1974, como imperador. Haile Selassie Selassie é a Capela (...) Haile Selassie é a Capela Rastafári Poder da Trindade (Trindade, Trindade é Ele) Concentre-se nessa direção Sirva o Deus vivo e viva (Deus vivo e vivo) Leve seus problemas para Selassie Ele é o único Rei dos Reis (Rei dos Reis, o Rei dos Reis é ele) Conquistando o Leão de Judá Foi reconhecido pelo povo Triunfalmente, todos nós devemos cantar (todos devem cantar, todos Rude boys na população devem cantar) Foi condecorado o mais novo ras! (...) Rastafári da libertação Ele nasceu na Etiópia Descendente do rei Salomão Buscou verdade e as respostas Na Babilônia da escravidão Bob Marley. Álbum The complete Bob Marley & The Wailers (1967-1972) v.1, Jad Haile Selassie é! Records, 1997. Tradução livre. (...) Natural Mystic. Álbum Salve Roots, 2016. Industrial Music Com base nas canções e em seus conhecimentos, responda ao que se pede. a) Explique a relação entre a descendência do rei Salomão atribuída a Selassie e a construção religiosa do culto à sua personalidade. b) Selassie foi cultuado por afrodescendentes estabelecidos fora do continente africano, em um processo conhecido como “diáspora negra”. Explique esse processo. c) No século XIX, a situação da Etiópia contrastava com a imensa maioria do continente africano. Explique tal situação.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(ETEC - 2017)Número Original: 28Código: 7808818

Primeiro semestre

África.b Aspectos e características das relações históricas entre a África e o Ocidente e suas consequências para o continente nos séculos XX e XXI
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - ETEC 2017
Questão de Vestibular - ETEC 2017
Exibir texto da questão

Assinale a alternativa que apresenta corretamente um exemplo, observado no continente de origem da escritora, de uma forma de dominação de um povo sobre outros. (A) (B) A escravidão, que obrigou habitantes da Ásia a se refugiarem em outros países no início do século XX. A imposição do uso do latim, tanto em transações comerciais quanto na vida política da Ásia do século V. O imperialismo, que dividiu territórios da África entre as potências europeias a partir do final do século XIX. A adesão de um único modelo de governo, que obrigou adoção de uma única religião na África do século XVIII. O regime do apartheid, que promoveu a segregação racial em países africanos como Nigéria e Haiti, no século XIV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(URCA - 2021)Número Original: 13Código: 11707069

Segundo Semestre - Segundo Dia

África do Sul.b Processos e fatos históricos sobre o fim do Apartheid na África do Sul .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2021
Questão de Vestibular - URCA 2021
Exibir texto da questão

Il. Il. A Africa do Sul, pais do continente afri- cano, ficou conhecida pelo regime com uma rigorosa le- gislação separatista denominada " Apartheid". Tal polí- tica iniciou-se em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. Dentre elas destacamos: 1948 - Lei de Proibição de Casamentos Mistos (entre ne- gros, brancos e mestiços). 1950 - Emenda à Lei de Imoralidade: tornou ato crimi- noso uma pessoa branca ter relações sexuais com uma pessoa de raça diferente. A Lei de Supressão ao Comunismo: eliminava qualquer partido de oposição ao governo que o governo decidisse catalogar como "comunista". 1953 - Lei de Reserva de Benefícios Sociais Separados: proibiu pessoas de diferentes etnias de usar as mesmas instalações públicas como bebedouros, banheiros e assim por diante. 1971 - Lei de Cidadania da Pátria Negra: mudou o esta- tuto dos nativos das *pátrias” de forma que eles não fos- sem mais considerados cidadãos da África do Sul, não tendo assim mais nenhum direito associado a essa cida- dania. Sobre a derrota da política do Apartheid e seu fim na África do Sul: No ano de 1987, Margaret Thatcher, então primeira-ministra do Reino Unido, se opôs à adoção de sanções ao governo da África do Sul, na reunião internacional do Commonwe- alth em Vancouver, Canadá, em outubro de 1987, além de se recusar em estabelecer negociações com o Congresso Naci- onal Africano (CNA). A principal força política de apoio dos negros ao Apartheid era o Congresso Nacional Africano (CNA), liderado por Nel- son Mandela, que participou dos governos da África do Sul entre 1962 e 1990. A principal força de oposição interna ao Apartheid foi o Congresso Nacional Africano (CNA), influenciado pelas re- beliões populares e revoluções soc: que ocupavam um crescente espaço na vida política africana nos anos 60 e 70 do século XX. Marque a alternativa correta: A) Apenas a afirmação 1 está correta. B) Estão corretas as afirmações 1 e HI. C) Estão corretas as afirmações I e TI. D) Todas as afirmações estão corretas. E) Nenhuma das afirmações é verdadeira.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(USP - 2022)Número Original: 65Código: 11677433

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

África.b Processos e fatos históricos sobre a guerra civil em Ruanda na década de 1990 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2022
Questão de Vestibular - USP 2022
Exibir texto da questão

Texto 1 Minha pele, Luanda Antessala, Aruanda Tipo T'Challa, Wakanda Veneno Black Mamba Bandoleiro em bando Qué o comando dessas banda? 'Sa noite cês vão ver mais sangue Do que Hotel Ruanda Texto 2 Não sei onde ela tinha ido à escola, mas ela sabia ler e escrever. Saber escrever era algo perigoso se você tinha um pai exilado no Burundi. Logo começam a suspeitar que está se correspondendo com os tutsis que preparam seu retorno a Ruanda, que você é uma espiã dando informações aos que estão desse lado da fronteira e poderia facilitar a volta dos tutsis. Esses textos foram retirados, respectivamente, da música “Pantera Negra”, de Emicida, e do livro “A mulher de pés descalços”, de Scholastique Mukasonga, e fazem referência à guerra civil em Ruanda. Sobre esse conflito, é correto afirmar: A) Ocorrido no início do século XX, teve como principal estopim a disputa por recursos minerais no território de Ruanda, na divisa com Senegal. B) Ex-colônia belga e inglesa, Ruanda conquistou sua independência com auxílio norte-americano nos anos 2000, desencadeando a guerra civil. C) Trata-se de um conflito resultante da disputa entre diferentes grupos religiosos, que resultou na morte de mais de 800 mil Hutus e Tutsis. D) Apoiados pelos russos e pelos franceses, os Tutsis tomaram o poder com um golpe de estado na década de 1970, iniciando as tensões que resultaram na guerra civil. E) Ocorrido na década de 1990, teve como origem a disputa étnico-cultural (Tutsis e Hutus) nos territórios de Ruanda e Burundi.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?