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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(ETEC - 2023)Número Original: 19Código: 14090317

Segundo Semestre

Identificação das relações ecológicas
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Questão de Vestibular - ETEC 2023
Questão de Vestibular - ETEC 2023

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Identificação das relações ecológicas

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1(UFPR - 2017)Número Original: 10Código: 7929066

Segunda Fase

Identificação do tipo de interação ecológica responsável pelo declínio da população de uma espécie.f Identificação da interação ecológica responsável por estabilizar uma população de uma espécie.f Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UFPR 2017
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Uma espécie de inseto foi introduzida acidentalmente em uma ilha, levando a um rápido crescimento populacional. Para entender as consequências dessa introdução, pesquisadores monitoraram essa população ao longo do tempo, como representado na figura abaixo. Após o crescimento inicial, a população estabilizou-se em um tamanho de aproximadamente 1000 indivíduos. “O O 5 O 2 O E SS. Ss 7 | O Am — O I E E) O Cc O — O aD On — & 5 | Ss O N O | O o | O | E | | | | | E 0 10 20 30 40 Oo - Tempo desde a introdução (anos) Após 40 anos de sua introdução, um programa de controle dessa espécie foi implementado, no qual um animal que se alimenta desse inseto foi liberado na ilha, como parte de uma ação de controle biológico. Como resultado, houve o colapso da população do inseto invasor após poucas gerações. Considerando os tipos de interações ecológicas que podem ser ilustrados a partir do enunciado acima, responda: a) Que interação ecológica foi responsável pela estabilização da população da espécie de inseto mencionada? Explique como ela atua. b) Que tipo de interação ecológica levou ao declínio da população desses insetos? Explique sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(FGV - SP - 2013)Número Original: 34Código: 6341354

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Manhã

Identificação das relações ecológicas a partir da interação de diferentes espécies .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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Um estudante, ao observar uma árvore frondosa, percebeu a existência de orquídeas, bromélias e líquens habitando den- samente seus galhos. Constatou também que algumas folhas estavam sendo devoradas por lagartas, as quais eram captu- radas por pássaros e saguis. Com relação às interações ecológicas observadas, está cor- reto deduzir que (A) bromélias, orquídeas e líquens competem por espaço e luz, pássaros e saguis competem por alimento. (B) orquídeas, bromélias e líquens são parasitas da árvore e competidoras por recursos entre si. (C) as árvores são parasitadas pelas lagartas e são mutualis- ticas em relação aos pássaros e saguis. (D) pássaros e saguis competem pelas lagartas, as quais rea- lizam predação com relação à árvore. (E) os líquens são organismos mutualísticos, já os pássaros e saguis são parasitas em relação às lagartas.


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3(UEMA - 2020)Número Original: 54Código: 7892797

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Uso de figuras (Biologia).t Identificação das relações ecológicas a partir da interação de diferentes espécies .f
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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_ A Baixada Maranhense é formada por planícies baixas que alagam no periodo das chuvas, criando enormes lagoas. As principais atividades econômicas da área apoiam-se nos recursos pesqueiros abundantes nos lagos, nos rios da região e na pecuária extensiva. Neste setor, a maior concentração de gado é empregada na bubalinocultura, em razão de os búfalos serem os animais mais bem adaptados às condições da região. Na região da Baixada Maranhense, os búfalos alimentam-se de partes das plantas, não chegando a matá-las. Esta é uma importante relação ecológica, visto que, ao comer plantas, os animais assimilam a energia captada da luz solar, que é transferida aos demais níveis tróficos. Em contrapartida, há pássaros (normalmente pequenas garças) que se alimentam de carrapatos e outros parasitas que vivem no dorso dos búfalos, com isso livrando o animal desses hóspedes indesejáveis. http://batista-ma.org.br/ baixada-maranhense Os tipos de relações ecológicas entre os búfalos e as plantas, de um lado, e entre as garças e os búfalos, de outro, são, respectivamente, chamados de a) predatismo e comensalismo. b) comensalismo e parasitismo. c) protocooperação e amensalismo. d) herbivoria e protocooperação. e) parasitismo e predatismo.


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4(UFPR - 2017)Número Original: 45Código: 7928311

Primeira Fase

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Questão de Vestibular - UFPR 2017
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Para atrair potenciais polinizadores, as plantas comumente armazenam néctar nas suas flores em estruturas específicas chamadas de nectários. Contudo, várias espécies de plantas também podem apresentar nectários longe das flores, os chamados “nectários extraflorais”. Essas estruturas podem ser encontradas em vários locais, como folhas e brotos. Durante a sua procura por alimento, formigas se deparam com esses nectários, passam a se alimentar do néctar produzido, a eles retornando repetidamente. Durante essa atividade, as formigas acabam patrulhando essas plantas e defendendo-as contra potenciais herbívoros, como lagartas e percevejos. Esse tipo de interação entre formigas e plantas com nectários extraflorais pode ser categorizado como: a) epifitismo. b) mutualismo. c) colonialismo. d) predação. e) parasitismo.


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5(USP - 2021)Número Original: 1Código: 9131074

Segunda Fase - Segundo Dia - Prova A

Com gráfico de barras (biologia).t Identificação das relações ecológicas a partir da interação de diferentes espécies .f
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Questão de Vestibular - USP 2021
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Os gráficos mostram o número de indivíduos de duas espécies de peixes (espécie A e espécie B), no início e no final de um experimento realizado em tanques (cinco sombreados e cinco expostos ao sol). Nos tanques expostos ao sol, os microcrustáceos, alimento exclusivo dos peixes, atingem maior tamanho devido à maior abundância de fitoplâncton. Por outro lado, nos tanques sombreados, há menos fitoplâncton e os microcrustáceos atingem tamanho menor. Os peixes da espécie A alimentam-se somente de microcrustáceos pequenos, enquanto os peixes da espécie B alimentam-se de microcrustáceos de todos os tamanhos. A quantidade de larvas de microcrustáceos colocadas mensalmente foi a mesma em todos os tanques. A capacidade de suporte de cada um dos tanques foi de 100 peixes. Início do experimento Final do experimento 100 + e bread 100 + E tanques sombreados o 901 q 90 - E tanques sombreados a Ds 80 E tanques expostos ao sol o 4 E tanques expostos ao sol = We o TV = Cc = 60 - = w = o 50 - wv o o o 40 4 o U E 30 - 2 = 20 - > 10 + O + Espécie A Espécie B Espécie A Espécie B a) Qual foi a razão, ao final do experimento, entre o número de indivíduos da espécie B nos tanques expostos ao sol em relação ao número de indivíduos dessa mesma espécie nos tanques sombreados? b) Considerando apenas os tanques expostos ao sol, desenhe no gráfico da folha de respostas uma linha que indique como variou a razão entre o número de indivíduos da espécie B e o número de indivíduos da espécie A, no início e no fim experimento. c) Cite a interação biológica entre as duas espécies de peixe que explica a diferença no número final de indivíduos dessas espécies nos tanques expostos ao sol. Justifique. b) indivíduos da espécie A Razão entre o número de indivíduos da espécie B e o número de OrRFN Ww FU DN CO Inicio Final Duração do experimento


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