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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2009)Número Original: 53Código: 14266

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Partilha da África

Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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O mundo está quase todo parcelado e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado. Pense nas estrelas que vemos à noite, esses mundos que jamais poderemos atingir. Eu anexaria os planetas, se pudesse... Sustento que somos a primeira raça do mundo e quanto mais do mundo habitarmos, tanto melhor será para a raça humana ... Se houver um Deus, creio que Ele gostaria que eu pintasse o mapa da África com as cores britânicas. (Cecil Rhodes (1853-1902), O último desejo e testamento de Cecil Rhodes apud Leo Huberman. História da riqueza do homem) O texto refere-se à (A) partilha do continente africano deliberada em 1885, na Conferência de Berlim. que teve por objetivo maior promover a riqueza dos países pobres por meio dos investimentos europeus. (B) expansão europeia, realizada segundo os preceitos mercantis. que visava ao acúmulo de metais preciosos abundantes e pouco valorizados pelos habitantes nativos do continente africano. (C) procura de novos mercados para a produção industrial e os capitais bancários europeus. prejudicados pela instabilidade política da América Latina. que impedia o crescimento das trocas. (D) expansão imperialista na África, liderada pela Inglaterra e França no século XIX, ligada ao capitalismo industrial. evidenciando a ideia de superioridade e de preconceito contra os colonizados. (E) fragmentação do continente africano desde meados do século XIX para garantir a ajuda aos nativos que, inca- pazes de explorar suas próprias riquezas, necessitavam de capitais europeus.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Partilha da África

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Questões Parecidas

1(FAMERP - 2023)Número Original: 26Código: 12988599

Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Versão 1

África.b Processos e fatos históricos sobre a ocupação europeia na África a partir do século XIX .f

Questão de Vestibular - FAMERP 2023
Questão de Vestibular - FAMERP 2023
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No último terço do século XIX, possuir colônias passou a ser, para os países europeus, um requisito para se afirmar como potência. Por isso, na corrida por territórios na África, iniciada pela França e pela Grã-Bretanha, logo se envolveram a Alemanha, a Itália e até mesmo um indivíduo, Leopoldo Il, o rei dos belgas. (Alberto da Costa e Silva. A África explicada aos meus filhos, 2008.) O excerto caracteriza uma disputa entre países europeus que (A) inviabilizou a exploração dos recursos naturais da África e, anteriormente, a própria consolidação da hegemonia europeia sobre o continente africano. (B) facilitou a resistência dos povos africanos à tentativa de domínio estrangeiro e, simultaneamente, a formação da ideologia do pan-africanismo. (C) levou a conflitos armados entre eles e, rapidamente, à derrocada da hegemonia europeia e à ascensão político- -militar de Estados Unidos e União Soviética. (D) provocou a divisão das áreas coloniais na África a partir de interesses externos ao continente africano e, poste- riormente, um dos motivos da Primeira Guerra Mundial. (E) atrasou a formação da União Europeia e, paralelamente, a facilitação do comércio entre os países europeus e des- tes com as nações da África e da América.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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2(UERJ - 2022)Número Original: 60Código: 11602896

Exame Único - Questões Objetivas e Redação

Processos e fatos históricos sobre a dominação belga do Congo no contexto do imperialismo europeu .f Congo.b Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Questões com imagens (Hist.)

Questão de Vestibular - UERJ 2022
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 O zoológico humano de Tervuren, na Bélgica Para a Exposição Internacional de Bruxelas, que ocorreu em 1897, o Rei Leopoldo II mandou construir o Palácio Colonial, atual Palácio da África, em Tervuren. As salas de exposição do Palácio abrigaram animais, objetos etnográficos e artísticos congoleses, além de produtos econômicos congoleses e europeus. Outras atrações também foram instaladas em Tervuren: um monotrilho, um hipódromo, um velódromo e um campo de esportes. Três aldeias cercadas foram criadas na cidade, duas Bangala e uma Mayombe. Um total de 267 homens, mulheres e crianças congoleses foram forçados a ocupar essas aldeias. Havia uma quarta aldeia, a vila de Gijzegem, em homenagem à localidade onde o abade Van Impe educou jovens congoleses. Esse abade queria mostrar e divulgar sua obra, provando que era possível educar os colonizados. Algumas crianças da vila de Gijzegem, em Tervuren Adaptado de africamuseum.be. Na Exposição Internacional de Bruxelas, foram apresentados os resultados das ações imperialistas do governo belga na região do Congo, no decorrer da segunda metade do século XIX. A partir da análise do texto e da fotografia, a concepção que orientou essas ações e um de seus efeitos para as populações congolesas da época estão indicados, respectivamente, em: (A) globalismo - discriminação (B) etnocentrismo - aculturação (C) colaborativismo - racialização (D) evolucionismo - miscigenação


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     B     
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     D     
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3(UNESP - 2022)Número Original: 38Código: 11574612

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Questões de identificações (Hist.) África.b Processos e fatos históricos sobre a ocupação europeia na África a partir do século XIX .f

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Os únicos países africanos não colonizados por potências europeias no século XIX foram (A) a África do Sul, que vivia sob forte regime de segregação racial, e a Síria, que se manteve livre graças à forte mo- bilização militar dos grupos muçulmanos. (B) a Libéria, criada na metade do século XIX por iniciativa norte-americana, e a Etiópia, que uniu cristãos e islâmi- cos na luta de resistência às investidas armadas italianas. (C) a Argélia, que obteve sua autonomia em troca de acor- dos comerciais com países mediterrânicos, e Gana, onde o poderoso Império Axânti conseguiu impedir o avanço britânico. (D) o Marrocos, ocupado pela França apenas no século XX, e Madagascar, que conseguiu evitar invasões por meio da estruturação de um forte aparato militar marítimo. (E) o Egito, que se valeu de sua tradição histórica de auto- nomia e hegemonia regional, e Angola, que obteve sua independência de Portugal no final do século XVIII.


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     A     
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4(ENEM - 2021)Número Original: 56Código: 11215810

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

África.b Construção do imaginário imperialista no discurso civilizatório dos europeus em sua expansão sobre a África e Ásia .f

Questão de Vestibular - ENEM 2021
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Ata Geral da Conferência de Bruxelas, 2 de julho de 1890 As potências declaram que os meios mais eficazes para combater a escravatura no interior da África são os seguintes: 1º — A organização progressiva dos serviços administrativos judiciais, religiosos e militares nos territórios da África, colocados sob a soberania ou sob protetorado das nações civilizadas; 2º — O estabelecimento gradual no interior, pelas potências de quem dependem os territórios, de estações fortemente ocupadas, de maneira que a sua ação protetora ou repressiva possa se fazer sentir com eficácia nos territórios assolados pela caçada ao homem. Disponivel em war. Ansa em: 21 jan. 2015. No contexto da colonização da África do século XIX, o recurso ao argumento civilizatório apresentado no texto buscava legitimar o(a) O estabelecimento de governos para a constituição de Estados nacionais. submissão de espaços para alterar as relações de produção. delimitação de jurisdições para bloquear a expansão capitalista. defesa do continente para encerrar as contínuas guerras civis. reconhecimento da alteridade para preservar as práticas tribais. o oo


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5(ENEM - 2021)Número Original: 63Código: 11215830

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

África.b Questões com causas ou consequências (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a ocupação europeia na África a partir do século XIX .f

Questão de Vestibular - ENEM 2021
Questão de Vestibular - ENEM 2021
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A produção de um ou dois cultivos de exportação transformou-se em regra em 1935: cacau na Costa do Ouro, amendoim no Senegal e em Gâmbia, algodão no Sudão, café e algodão em Uganda, café e sisal na Tanzânia etc. O trabalho forçado e o abandono da produção alimentar provocaram muita desnutrição, graves surtos de fome e epidemias, em certas partes da África, no início da Era Colonial. BOAHEN,A AO legado do Colmiatemo Corelo da Unesco, n. 7, há 1984 (adapiado Nos termos apresentados no texto, o Neocolonialismo europeu deixou o seguinte legado para as áreas ocupadas: O Desconcentração da estrutura fundiária. O Expropriação de direitos humanitários. @ Autossuficiéncia do mercado interno. O Valorização de técnicas ancestrais. @ Autonomia do setor financeiro.


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