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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2009)Número Original: 58Código: 14457

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Revolução Constitucionalista de 1932.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Um cartaz alusivo à Revolução de 1932 continha a mensagem “Você tem um dever a cumprir”, que conclamava (A) os gaúchos à defesa do governo provisório de Vargas, ameaçado pelas forças separatistas dos estados. (B) os paulistas e os habitantes do estado de São Paulo à luta pela constitucionalização do país. (C) os jovens a ingressarem na Força Expedicionária Brasi- leira, na luta contra o nazi-fascismo. (D) os operários à mobilização pela legislação trabalhista, cujo projeto fora vetado pelo Congresso Nacional. (E) os empresários a defenderem a livre iniciativa econômica, ameaçada pelo governo da Aliança Liberal.


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Resultados Encontrados: 11

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Revolução Constitucionalista de 1932.g

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Questões Parecidas

1(ENEM - 2015)Número Original: 26Código: 6346536

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Rosa

Reforma do sistema eleitoral brasileiro e a criação da Justiça Eleitoral no governo provisório de Vargas.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, como parte de uma ampla reforma no processo eleitoral incentivada pela Revolução de 1930. Sua criação foi um grande avanço institucional, garantindo que as eleições tivessem o aval de um órgão teoricamente imune à influência dos mandatários. TAYLOR, M. Justiça Eleitoral. In: AVRITZER, L.; ANASTASIA, F. Reforma política no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado). Em relação ao regime democrático no país, a instituição analisada teve o seguinte papel: O Implementou o voto direto para presidente. O Combateu as fraudes sistemáticas nas apurações. O Alterou as regras para as candidaturas na ditadura. O Impulsionouas denúncias de corrupção administrativa. @ Expandiu a participação com o fim do critério censitário.


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2(ENEM- BR - 2018)Número Original: 51Código: 6971206

Primeira Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Conquista dos direitos políticos das mulheres no sistema eleitoral brasileiro do governo provisório de Getúlio Vargas.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2018
Questão de Vestibular - ENEM 2018
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O marco inicial das discussões parlamentares em torno do direito do voto feminino são os debates que antecederam a Constituição de 1824, que não trazia qualquer impedimento ao exercício dos direitos políticos por mulheres, mas, por outro lado, também não era explícita quanto à possibilidade desse exercício. Foi somente em 1932, dois anos antes de estabelecido o voto aos 18 anos, que as mulheres obtiveram o direito de votar, o que veio a se concretizar no ano seguinte. Isso ocorreu a partir da aprovação do Código Eleitoral de 1932. Disponível em: http://tse .jusbrasil.com.br. Acesso em: 14 maio 2018. Um dos fatores que contribuíram para a efetivação da medida mencionada no texto foi a Q superação da cultura patriarcal. influência de igrejas protestantes. pressão do governo revolucionário. fragilidade das oligarquias regionais. campanha de extensão da cidadania. VOO DO


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3(ENEM- BR - 2012)Número Original: 19Código: 10914

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Branca

Revolução Constitucionalista de 1932.g
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Questão de Vestibular - ENEM 2012
Questão de Vestibular - ENEM 2012
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ABAIXO me] Cartaz da Revolução Consttucionatsta Disponivel em: hoj abri com br Acasso em: 29 jun, 2012 Elaborado pelos partidários da Revolução Constitucionalista de 1932, o cartaz apresentado pretendia mobilizar a população paulista contra o governo federal. Essa mobilização utilizou-se de uma referência histórica, associando o processo revolucionário Q à experiência francesa, expressa no chamado à luta contra a ditadura. O aos ideais republicanos, indicados no destaque à bandeira paulista. @ ao protagonismo das Forças Armadas, representadas pelo militar que empunha a bandeira. ® ao bandeirantismo, simbolo paulista apresentado em primeiro plano. a ao papel figurativo de Vargas ná política, enfatizado pela pequenez de sua figura no cartaz.


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4(UNITAU - 2017)Número Original: 10Código: 10405397

Vestibular de Inverno - Cursos

Questões de identificações (Hist.) Brasil.b Reforma do sistema eleitoral brasileiro e a criação da Justiça Eleitoral no governo provisório de Vargas.g
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Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Questão de Vestibular - UNITAU 2017
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A revisão da legislação eleitoral e a elaboração de um novo código eleitoral foram importantes atos políticos do Governo Provisório após o movimento de 1930. O Decreto nº 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, regulamentava o alistamento e o processo eleitoral no país, nos âmbitos federal, estadual e municipal, trazendo uma série de inovações. Sobre as inovações referidas no texto acima, podemos afirmar: a) O estabelecimento do direito de voto a todos os brasileiros, inclusive os analfabetos, sem restrição de renda. b) O estabelecimento do direito de ser eleito presidente a todos os brasileiros, inclusive mulheres, desde que apresentassem renda superior a 200.000 cruzeiros. c) O estabelecimento do voto feminino, contribuindo para o aumento do número de votantes no país. d) O aumento da exigência de renda e a proibição do voto do analfabeto, considerada um dos fatores que facilitavam a corrupção do sistema eleitoral. e) A aprovação da lei que introduzia o voto direto eliminava o primeiro turno das eleições e tornava o voto facultativo.


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5(UEL - 2023)Número Original: 1Código: 13041190

Segunda Fase - Prova Discursiva - Conhecimentos Específicos - História

São Paulo.b Sentido da Revolução Constitucionalista no contexto político, social e econômico do Brasil da década de 1930 .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEL 2023
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Leia o texto e observe a imagem a seguir. A partir da historiografia “paulística”, vinculada ao Instituto His- tórico e Geográfico de São Paulo, algumas imagens a respeito de São Paulo colonial foram sendo cristalizadas. Com efeito, tal historiografia tinha como construção implícita a preocupação de justificar o poder de São Paulo no contexto de riqueza cafeicultora no âmbito da República Velha, o que pressupunha um relaciona- mento com os outros Estados e a luta pela hegemonia nacional. As imagens a partir daí resultantes edificam um paulista altivo, in- dependente, arrojado e leal, cuja síntese seria o bandeirante. O período pós 30, até pelo menos o fim do Estado Novo, repre- senta para a historiografia “paulística” um novo desafio a vencer. Fruto da perda da hegemonia política, dos insucessos de 1932 e das agruras sofridas no período varguista, os traços já presen- tes nas construções referidas vão sendo reforçados, ao mesmo tempo que se ressalta, cada vez mais, a imagem da “raça de gi- gantes”, que nunca se curva, que é única e singular. (BLAJ, |. Mentalidade e sociedade: revisitando a historiografia sobre São Paulo colonial. Revista de História. São Paulo. n.142-143. 2000. p.240-241.) (Incêndio que atingiu a estátua de Borba Gato, na zona sul de São Paulo, no dia 24 de ju- lho de 2021. Nas redes sociais, o ataque foi relacionado ao papel do bandeirante Borba Gato na caça e escravidão de índios e ne- gros. A estátua foi inaugurada em 1968. https: //g1.globo.com/sp/noticia) a) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o Estado Novo, relacione a figura do bandeirante com a Revolução Constitucionalista de 1932. b) A partir das informações presentes no texto e na imagem, discorra sobre o episódio do incêndio à estátua do bandeirante Borba Gato.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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