Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2008)Número Original: 54Código: 14856

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Descolonização da Ásia e da África Guerra Fria (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
Exibir texto da questão

A crise que envolveu a nacionalização do canal de Suez pelo Egito conjugou questões políticas, econômicas e militares numa escala internacional. O coronel Gamal Abdel Nasser. governante egípcio, anunciou a nacionalização em julho de 1956, provocando ataques militares contra o Egito por Israel, Grã-Bretanha e França. Que condições históricas internacio- nais dos anos 50 permitiram a nacionalização do canal de Suez e o fracasso dos movimentos armados contra o Egito? (A) Os Estados Unidos da América iniciavam em 1956 sua escalada militar no Vietnã e o bloco comunista estava cindido pela crescente aproximação da China à política internacional das nações capitalistas. (B) Os países árabes ameaçavam suspender o fornecimento de petróleo para os Estados Unidos, caso as hostilidades militares não cessassem, e o movimento operário inglês era favorável à expansão do islamismo. (C) O desenlace da crise foi condicionado pela divisão inter- nacional de forças entre as potências durante a guerra fria e pela expansão do nacionalismo nas regiões do Oriente Médio e do Norte da Africa. (D) O canal de Suez era pouco importante para a economia do capitalismo europeu e o governo egípcio era uma barreira à expansão do islamismo no Oriente Médio. (E) A Grã-Bretanha e a França, recém-saídas da segunda Guerra Mundial, estavam militarmente enfraquecidas e o Estado de Israel conseguiu estabelecer relações políticas pacíficas com os aliados árabes do Egito.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 210

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Descolonização da Ásia e da África - Guerra Fria (História)

Exibir Questões - UNESP

Questões Parecidas

1(UNESP- SP - 2020)Número Original: 41Código: 7505949

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Identificação de fatores históricos que contribuíram para o processo de emancipação política dos países asiáticos.g Fatores históricos que contribuíram para o processo de emancipação política dos países africanos
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
Exibir texto da questão

Dois fatores que contribuíram para os processos de eman- cipação política na Africa e na Asia no pós-Segunda Guerra Mundial foram: (A) a defesa chinesa de uma política de neutralidade ante os conflitos regionais e o fim da Guerra Fria, que opunha Estados Unidos e União Soviética. a partilha europeia do continente africano e a crise do petróleo, que obrigou os países ricos a negociar com lide- ranças políticas da Africa e do Oriente Médio. o nacionalismo de organizações civis dentro das colônias e o princípio da autodeterminação dos povos, que era defendido pela ONU. a crescente autossuficiência econômica dos países afri- canos e o surgimento do pan-africanismo, que unificou as lutas no continente. a ascensão econômica dos países do chamado Terceiro Mundo e a ação vietcongue, que expulsou os colonizado- res da Indochina francesa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UERJ- RJ - 2015)Número Original: 9Código: 5880834

Exame Discursivo

Neonazismo Segunda Guerra Mundial (Hist.) Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) Cultura de Memória e Patrimonialização Criação da OTAN Pacto de Varsóvia
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UERJ 2015
Exibir texto da questão

Um novo memorial foi inaugurado no campo de concentração nazista de Mauthausen, na Áustria, com a presença de três chefes de Estado: o austríaco Heinz Fischer, o húngaro Janos Ader e o polonês Bronislaw Komorowski, além da ministra israelense da Justiça, Tzipi Livni. Ex-prisioneiro caminha em direção ao memorial de Mauthausen | O novo memorial — “Mauthausen, lugar de um crime” - inclui duas exposições que revelam o dia a dia do campo de concentração através de entrevistas com 48 sobreviventes. No total, duzentas mil pessoas, procedentes de quarenta países, incluindo cerca de cinquenta mil judeus, foram detidas até 1945 em Mauthausen. Ao menos noventa mil morreram devido ao extenuante trabalho nas minas de granito, à má nutrição, às doenças e às execuções. Adaptado de notícias.r7.com, 05/05/2013. O Holocausto vem sendo cada vez mais associado à memória histórica de sociedades europeias. Indique duas repercussões do Holocausto para o contexto internacional posterior ao fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Indique, também, a importância simbólica da criação de memoriais como o citado na reportagem.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(ESPCEX - 2019)Número Original: 43Código: 9263876

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Processos e fatos históricos relacionados com a Guerra Fria na segunda metade do século XX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2019
Exibir texto da questão

Se, por um lado, a Guerra Fria significou a inexistência de um conflito direto entre as super- potências, por outro, a disputa entre elas por áreas de influência em todo o mundo deu-se de forma intensa. Uma conferência internacional, que reuniu 29 nações africanas e asiáticas, em 1955, teve a intenção de ser uma alternativa à bipolarização mundial entre os Estados Unidos e União Soviética . Esta conferência foi realizada em [A] Bandung. [B] Teera. [C] Yalta. [D] Pan Munjon. [E] Varsovia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UEL - 2021)Número Original: 30Código: 12907195

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Processos históricos relacionados com a construção do Muro de Berlim na Alemanha do pós-guerra Alemanha.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2021
Exibir texto da questão

Um dos episódios traumáticos do pós-guerra foi a construção do Muro de Berlim, que teve por finalidade im- pedir a passagem dos moradores de Berlim Oriental para Berlim Ocidental. Essa barreira física separava dois universos ideológicos distintos que, uma vez vencido o inimigo comum, o nazismo, se voltaram contra si. Sobre o Muro de Berlim, considere as afirmativas a seguir. I. Foi construído pela República Democrática Alemã, de orientação comunista, e foi usado pela República Federal Alemã, capitalista, como propaganda anticomunista. II. Isolou Berlim Ocidental, uma “ilha” sob influência norte-americana dentro da República Democrática Alemã, sendo necessários esforços logísticos e militares para o abastecimento da cidade. Atualmente, serve como defesa estratégica da cidade, sendo área de controle fronteiriço da República Federal Alemã dentro do espaço Shengen. IV. Sua derrubada em 1991 foi o resultado de intensas negociações entre Alemanha Ocidental e Oriental, visando, naquele momento, à superação das suas contradições ideológicas. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas | e Il são corretas. b) Somente as afirmativas | e IV são corretas. c) Somente as afirmativas Ill e IV são corretas. d) Somente as afirmativas |, Ile Ill são corretas. e) Somente as afirmativas II, Ille IV são corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UPE - 2023)Número Original: 35Código: 12842668

SSA 3 - Sistema Seriado de Avaliação - Terceira Fase - Segundo Dia

Aspectos e características da ação política, econômica e social da ONU durante o século XX.
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2023
Exibir texto da questão

Leia o trecho que segue. O termo genocídio não existia antes de 1944; ele foi criado como um conceito específico para designar crimes que têm como objetivo a eliminação da existência física de grupos nacionais, étnicos, raciais e/ou religiosos. Disponível em: O que é genocídio. In: https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/what-is-genocide Acesso em: 26/05/2022. O contraste entre essa definição e a de “Direitos Humanos” definida pela ONU, em 1948, se dá porque esta última a) diz respeito a direitos individuais. b) remete-se aos Estados Nacionais reconhecidos. c) foicriada para pôr fim ao imperialismo. d) preconiza o retorno à memória das guerras coloniais. e) dedica-se de forma unilateral à questão judaica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?