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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UERJ - 2013)Número Original: 24Código: 16063

Segundo exame de qualificação

Mutações Gênicas e Cromossômicas Gametogênese Ciclos Vitais (Divisões Celulares) Rec
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Questão de Vestibular - UERJ 2013
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Qualquer célula de um organismo pode sofrer mutações. Há um tipo de célula, porém, de grande importância evolutiva, que é capaz de transmitir a mutação diretamente à descendência As células com essa característica são denominadas: (A) diploides (B] somáticas (C] germinativas (D) embrionarias


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Mutações Gênicas e Cromossômicas - Gametogênese - Ciclos Vitais (Divisões Celulares)

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2006)Número Original: 2Código: 5965902

Segunda Fase

Mutações Gênicas e Cromossômicas Mutações Gênicas Rec Agentes Mutagênicos
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Questão de Vestibular - USP 2006
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a) O câncer é uma doença genética, mas na grande maioria dos casos não é herdado. Justifique essa afirmação. b) Uma das preocupações com a destruição da camada de ozônio da atmosfera é o aumento da incidência de câncer de pele. Explique a relação que existe entre a destruição da camada de ozônio e o aumento da incidência desse câncer.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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     Acertei     
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2(USP- SP - 2009)Número Original: 10Código: 6017

Segunda Fase

Gametogênese Ciclos Vitais (Divisões Celulares) Mitose Rec
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Questão de Vestibular - USP 2009
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Considere um indivíduo heterozigoto Aa. a) O esquema abaixo representa o ciclo celular. R Numa célula desse indivíduo heterozigoto, indique quantas unidades de cada alelo haverá ao final das fases e Gy (intervalo 1). e S (Síntese). e M (Mitose). b) No esquema da folha de respostas, está representado o processo de divisão de um espermatócito desse mesmo indivíduo. Preencha as células esquematizadas, nas fases | e II, indicando o tipo e o número de alelos em cada uma delas. Considere que não tenha ocorrido permutação. b) Espermatócito Om UH Fase l Fase Il (0000


Veja o vídeo para saber a resposta!

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3(UNESP- SP - 2009)Número Original: 15Código: 14324

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

DNA (Genética Molecular) Mutações Gênicas e Cromossômicas Rec Agentes Mutagênicos
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Leia o texto. Aradiação está ao nosso redor e existe desde o início do nosso planeta. Ela torna-se um problema quando ocorre em altas doses e tempo de exposição curto. O efeito biológico de radionuclídeos depositados internamente depende. em grande parte, da sua ativi- dade e distribuição no organismo, além da taxa de remoção dessa substância que. por sua vez. depende da sua forma química. O iodo radiativo é um produto comum da fissão nuclear: era o com- ponente principal da radiação liberada pelo desastre de Chernobyl (na antiga União Soviética, em 1986). o que levou a muitos casos pediátricos de câncer da glândula tireoidea. (WHO, Fact Sheet 303, 2006. Adaptado) De acordo com o texto, ocorreu câncer da glândula tireoidea. após a liberação de iodo radiativo no desastre de Chernobyl. porque (A) B) © ©) © houve aumento na quantidade de iodo disponível, com excesso de produção dos hormônios tiroxina e triiodoti- ronina. a radiatividade danificou parte do DNA da glândula, levando a mutações carcinogênicas. a remoção do iodo do corpo através da glândula tireoidea, que foi afetada pela radiação, causou hipertireoidismo e. como consequência. o câncer. mecanismos de reparação celular. com substituição da fita danificada do DNA na glândula tireoidea, resultaram em câncer. o iodo radiativo foi absorvido pelas células germinativas dos adultos, gerando crianças com problemas na glândula tireoidea.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNESP- SP - 2011)Número Original: 14Código: 13752

Provas Específicas - Início de Ano

Herança (Genética) Mutações Gênicas e Cromossômicas Mutações Gênicas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Nova esperança contra a anemia falciforme A anemia falciforme é uma doença genética na qual a hemoglobina A, que é produzida pelo organismo após o nascimento, tem sua estrutura alterada, comprometendo sua função no transporte de oxigênio. Acura só é possível por meio do transplante de medula óssea, um procedimento pouco realizado devido à dificuldade de encon- trar doadores compatíveis. A esperança vem da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP de Araraquara, onde um grupo de pesquisadores está desenvolvendo um novo medicamento que aumenta a taxa de hemoglobina fetal na corrente sanguínea. A hemoglobina fetal não tem sua estrutura alterada, e poderia suprir as necessidades do paciente no transporte de oxigênio, contudo só é produzida em abun- dância pelo organismo na idade fetal. O novo medicamento induz sua produção pelo organismo, sem os efeitos colaterais de outros medicamentos já existentes. (Jornal da UNESP, abril de 2010. Adaptado.) A reportagem foi lida em sala de aula, e dois alunos, Marcos e Paulo, deram suas interpretações. Segundo Marcos, o novo medicamento, além de promover a cura do paciente, permitirá que as pessoas portadoras de anemia falci- forme tenham filhos normais, ou seja, a doença, até então transmitida hereditariamente, deixará de sê-lo. Paulo discordou de Marcos e afirmou que a única possibilidade de cura continua sendo o transplante de medula óssea, situação na qual o indivíduo que recebeu o transplante, além de se apresentar curado, não corre o risco de ter filhos portadores da anemia. Qual interpretação está errada, a de Marcos, a de Paulo, ambas, ou ambas as interpretações estão corretas? Justifique sua resposta.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(UNESP- SP - 2009)Número Original: 6Código: 14182

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Meio de Ano

Mutações Gênicas e Cromossômicas Lei da Segregação Mutações Gênicas Alelos Múltiplos (Polialelia) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Nas populações de organismos diploides. alguns caracteres são determinados por mais de dois tipos de alelos. existindo. portanto. múltiplos alelos para cada lócus gênico. Como exemplo, pode-se citar a pelagem em coelhos. que é determinada por quatro tipos de genes alelos: C. que expressa a cor aguti ou selvagem: Cch, que expressa a cor chinchila: Ch. a cor himalaia: e Ca, a cor albina. Esses genes também apresentam relação de dominância entre si, sendo C > Cch >Ch> Ca. Considerando que a expressão desses genes também obedece à 1.º Lei de Mendel. explique de que forma mais de dois ale- los podem surgir e qual a vantagem da existência dos alelos múltiplos para as espécies?


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