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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2012)Número Original: 50Código: 16974

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Intradisciplinar Expansão para o Oeste (Estados Unidos no século XIX) Política, economia e cultura no Segundo Reinado.g
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2012
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“Esta cova em que estás com palmos medida É a conta menor que tiraste em vida (...) É de bom tamanho nem largo nem fundo É a parte que te cabe deste latifúndio...) Funeral de um Lavrador, Chico Buarque Acerca da estrutura fundiária de terras, tanto na América do Norte, quanto na América do Sul, considere as afirmativas abaixo. I. No Brasil, em 1850, com a Lei das Terras, o governo não poderia doar terras públicas a ninguém, ao contrário do Homestead Act, de 1862, nos Estados Unidos, que repassava lotes de terras de 64 hectares por família interessada no cultivo e ocupação das mesmas. II. Tanto o decreto norte-americano, quanto a lei imperial impediam os descendentes dos escravos e os imigrantes de terem acesso às terras públicas, favorecendo as elites agrárias locais. II. O Homestead Act confirmou que a questão da terra livre não representou um problema para o futuro desenvolvimento econômico dos EUA, ao passo que no Brasil, a questão agrária continua gerando conflitos na sociedade atual. A partir das afirmativas acima, é correto afirmar que a) somente I está correta. b) somente II está correta. c) somente Ie II estão corretas. d) somente I e III estão corretas. e) somente Il e III estão corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Expansão para o Oeste (Estados Unidos no século XIX) - Política, economia e cultura no Segundo Reinado.g

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2009)Número Original: 5Código: 5971

Segunda Fase

Questões escravistas no Segundo Reinado.g Voluntários da Pátria Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
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Questão de Vestibular - USP 2009
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Imagem de Ângelo Agostini sobre o impacto da Guerra do Paraguai na sociedade brasileira. Fonte: Ricardo Salles. Guerra do Paraguai, Memórias e Imagens. Biblioteca Nacional, 2003. Observando a ilustração, explique a) o impacto social a que ela se refere; b) os desdobramentos políticos dessa guerra.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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     Acertei     
     Errei     




2(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 6Código: 30866

Primeira Fase - Prova Q e Z

Questões escravistas no Segundo Reinado.g Migrações no Segundo Reinado
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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Para Portugal, não era interessante trazer para o Brasil imigrantes de estados possuidores de colônias, tais como França, Inglaterra, Holanda e Espanha. Abrir as portas da colônia e, depois, do recém-criado império do Brasil poderia significar um risco. Daí, a preferência por imigrantes dos estados alemães, da Suíça, e da Itália. Pedro | continuou essa política enfatizando que era necessário apoiar o desenvolvimento da agricultura, pelo aliciamento de bons colonos que aumentassem o número de braços dos quais necessitávamos. (Adaptado de João Klug, “Imigração no Sul do Brasil, em Keila Grinberg e Ricardo Sales (org). O Brasil Imperial. v. Il. 1870-1 Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 247.) Assinale a alternativa correta. a) A grande entrada de imigrantes no Brasil ocorreu a partir do Primeiro Reinado, em função do fim do tráfico negreiro e da maciça propaganda promovida pelo governo brasileiro na Europa. b) No Primeiro Reinado, a entrada de imigrantes associava-se ao incremento da produção agrícola e tinha em conta o cenário intemacional, no qual as metrópoles europeias disputavam temitórios e riquezas, c) Em meio à corrida imperialista do século XIX, Portugal empenhou-se pelo fim da escravidão em Lisboa e do tráfico negreiro em suas colônias africanas. d) A imigração no Brasil surgiu como questão a partir da implantação da Lei Áurea, que alterou os modos de pagamento do trabalho livre.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UERJ - 2017)Número Original: 4Código: 6638962

Exame Discursivo

Aspectos do contexto político, social e econômico históricos da elaboração da Lei Eusébio de Queirós .f Fontes históricas sobre a condição dos escravos na sociedade brasileira do segundo reinado.g Questões com imagens (Hist.) Questões de identificação na pergunta (Hist.)
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Questão de Vestibular - UERJ 2017
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CRIOULO FUGIDO. RS. 500000 Anda fugido, desde © dia 18 de Outubro de 1854, o escravo erioulo de nome FORTUNATO, de 20 e tantos annos de idade, com falta de dentes na frente, com pouea ou nenhuma barba, baixo, reforçado, é muito calçado “intitulando-se forro, e dizendo chamar-se Fortunato Lopes da Silva. Sabe cozinhar, trabalhar de encadernador, e entende de plantações da roça donde & natural. Quem o prender, entregar à prisão, e avisar na cbre ao seu senhor Eduardo Lacmmert, run da Quitanda n.º 77, receberá 30U000 de gratlicação. Anda fugido, desde o dia 18 de outubro de 1854, o escravo crioulo de nome FORTUNATO, de 20 e tantos anos de idade, com falta de dentes na frente, com pouca ou nenhuma barba, baixo, reforçado, e picado de bexigas que teve há poucos anos, é muito pachola, mal encarado, fala apressado e com a boca cheia olhando para o chão; costuma às vezes andar calçado intitulando-se forro, e dizendo chamar-se Fortunato Lopes da Silva. Sabe cozinhar, trabalhar de encadernador, e entende de plantações da roça, donde é natural. Quem o prender, entregar à prisão, e avisar na Corte ao seu senhor Eduardo Laemmert, rua da Quitanda n.º 77, receberá 50$000 de gratificação. ET = Ca UBE Ra e E scielo.be O anúncio exemplifica uma prática que se tornou comum na imprensa brasileira no século XIX: a divulgação de oferta de recompensas por escravos fugidos. Tal prática possibilita situar a importância dessa mão de obra em diversas atividades econômicas. A partir das informações do anúncio, identifique duas características da condição de vida dos escravos, no Brasil, naquele momento. Indique, também, a principal transformação no mercado de compra e venda de escravos ocorrida em 1850 que justifique o pagamento de uma recompensa.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(MACKENZIE - 2020)Número Original: 51Código: 7505216

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

História Comparada Processos e fatos históricos sobre a Lei de Terras instituída no segundo reinado brasileiro .f Aspectos e características do Homestead Act nos EUA do século XIX.g
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2020
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'A fim de regularizar a propriedade da terra de acordo com as novas necessidades econômicas e os novos conceitos de terra e de trabalho, diversas leis importantes foram decretadas em diferentes países durante o século XIX. O ritmo da mudança, entretanto, variou de um pais para o outro e, dentro dos limites de um mesmo pais, de uma região para outra, de acordo com o grau e a intensidade com que o desenvolvimento da economia industrial e comercial afetou essas áreas.” (VIOTTI da Costa, Emília. Da Monarquia à Republica: Momentos decisivos. São Paulo: Unesp, 1998. p.170) Estabelecendo uma comparação entre a Homestead Act de 1862, que regulamentou a política de terras nos EUA, e a Lei de Terras de 1850 no Brasil, é correto afirmar que a) a Homestead Act de 1862 dificultava o acesso à terra, pois estipulava valores muito altos para a compra de territórios a oeste do rio Mississipi, resultando na baixa ocupação europeia e na prevalência de povos indígenas. Tal qual os EUA, a Lei de Terras de 1850 impede que setores populares tenham acesso à terra no Brasil, pelo seu alto custo. b) a Lei de Terras de 1850 proibia a aquisição de terras públicas por qualquer outro meio que não fosse a compra, finalizando as formas tradicionais de aquisição de terras mediante doações do governo. De maneira diferente, o Homestead Act de 1862 doava terras exclusivamente à população indigena e africana interessada na ocupação do oeste. c) a política rural, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, estava ligada a uma certa concepção de trabalho não escravo. Mas, enquanto a Lei de Terras de 1850 dificultava a obtenção de terra pelo trabalhador livre, o Homestead Act de 1862 doava terras aqueles que desejassem nela se instalar. d) Brasile EUA desenvolvem suas políticas de terras dentro de um contexto de crise do sistema escravocrata e necessidade crescente da mão de obra do trabalhador livre europeu. Assim, tanto a Lei de Terras de 1850 quanto a Homestead Act de 1862 democratizam o acesso à terra em seus respectivos países. e) asleis agrárias brasileira e norte americana, completamente diferentes, estão vinculadas a necessidades de substituição gradual da mão de obra escrava. A Lei de Terras de 1850 democratiza a terra na medida, em que possibilita a posse a quem ocupá-la por mais de 5 anos, enquanto o Homestead Act de 1862 estabelece a posse pela compra.


Opções de Resposta: 
     A     
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     D     
     E     




5(UNICAMP- SP - 2008)Número Original: 19Código: 4771

Segunda Fase

Migrações no Segundo Reinado Lei de Terras de 1850
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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Na década de 1840, com a perspectiva do fim do tráfico negreiro, o governo brasileiro começou a interessar-se por fontes alternativas de mão-de-obra, encorajando a imigração de “trabalhadores pobres, moços e robustos” e tentando fixá-los nas fazendas de café. Se os imigrantes tivessem de comprar terras e os preços fossem mantidos em alta, eles seriam obrigados a trabalhar alguns anos antes de poderem comprar seu próprio lote. A Lei de Terras foi aprovada em 18 de setembro de 1850, duas semanas após a aprovação da lei contra o tráfico de escravos. (Adaptado de Leslie Bethell e José Murilo de Carvalho, "O Brasil da Independência a meados do século XIX”. In: Leslie Bethell (org.), História da América Latina: da Independência a 1870, vol. Ill. São Paulo: Edusp / Imprensa Oficial, 2001, p. 753-54, 766.) a) Como se dava o acesso à terra antes e depois da promulgação da Lei de Terras de 1850? b) De que maneira a Lei de Terras de 1850 buscou promover o trabalho livre?


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