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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2013)Número Original: 49Código: 17117

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Semana de 22 (História)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2013
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Em 2012 completam-se 90 anos da Semana de Arte Moderna, marco de renovações artístico-culturais do Brasil. A respeito desse acontecimento, assinale a alternativa INCORRETA. a) b) d) Internacionalismo e nacionalismo foram, simultaneamente, suas características básicas. O nacionalismo, em especial, viria como decorrência de afirmação, presente desde a implantação da República em 1889, de uma arte e cultura genuinamente brasileiras. Tal Semana exprimia o anseio de uma nova mentalidade intelectual, insatisfeita com o status quo das artes de então. Por isso, tinha como um dos objetivos centrais a modernização, por meio de um olhar para o social e para o que havia de mais avançado na criação artística. Existia naquele movimento um olhar para o futuro, que trazia um desejo de ruptura, de inovação e de experimentação. Mas, ao mesmo tempo, marcava presença um sentimento de nostalgia, um retomar das raízes culturais que marcaram a formação histórica do país. Internacionalismo e nacionalismo foram, simultaneamente, seus aspectos básicos. As letras e as artes do período desejavam o rompimento com o século XIX, e seu academicismo, sendo o exterior — em especial a Europa — símbolo desse rompimento. Por partirem de concepções nacionalistas, esses artistas negavam as influências externas na cultura brasileira. Para eles, uma arte genuinamente brasileira somente aconteceria por meio do total afastamento em relação às principais vanguardas europeias.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Resultados Encontrados: 20

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Semana de 22 (História)

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Questões Parecidas

1(PUC-CAMPINAS - 2021)Número Original: 41Código: 12988881

Prova Geral - Direito

Questões de identificações (Hist.) Errata (Gabarito) Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2021
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Tupi or not tupi that is the question (que poderia ser traduzido por “Tupi ou não tupi, eis a questão”) é uma frase do Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade, que marcou o movimento modernista em São Paulo. Dentre as características desse movi- mento cultural destaca-se (E) a valorização do folclorismo como referência de brasilidade, mesclado à modernidade representada pela cultura pop norte- americana. a recuperação do indigenismo do século XIX como um parâmetro para a produção da arte nacional. a defesa, por parte do grupo de artistas e intelectuais que o constituiu, dos valores culturais e dos interesses políticos da oligarquia cafeeira paulista. a adoção de referências da arte africana, indígena e judaica em prol da criação de uma arte politizada, que expressasse culturas reprimidas ao longo da História. a recusa de uma arte brasileira realizada como simples cópia da arte europeia ou baseada em cânones eruditos, valori- zados pela crítica tradicional e pela elite oligárquica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 57Código: 6077766

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Brasil.b Sentido político, econômico e cultural das manifestações e obras artísticas do modernismo brasileiro na década de 1920 .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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A Semana de 22 não foi um fato isolado e sem origens. As discussões em tono da necessidade de renovação das artes sur- gem em meados da década de 1910 em textos de revistas e em exposições, como a de Anita Malfatti em 1917. Em 1921 já existe, por parte de intelectuais como Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia, a intenção de transformar as comemorações do centenário em momento de emancipação artística. (...) (wwwitaucultural.org.bs) Em geral, os artistas participantes da Semana de Arte Modema propunham (A) que a arte, especialmente a literatura, abandonasse as preocupações com os destinos brasileiros e se voltasse para o princípio da arte pela arte. (B) arejeição ao conservadorismo presente na produção artis- tica brasileira, defendendo novas estéticas e temáticas, como a discussão sobre as questões brasileiras. (C) que os artistas estabelecessem vínculos com correntes filosóficas, mas não com projetos políticos e ideológicos, fossem estes progressistas ou conservadores. (D) o reconhecimento da superioridade da arte europeia e da importância da civilização portuguesa no notável desenvolvimento cultural brasileiro. (E) que apenas as artes plásticas, com destaque para a pintura, poderiam representar avanços revolucionários em direção a uma arte de fato inovadora.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNESP - 2023)Número Original: 25Código: 13030719

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Aspectos do Manifesto Pau-Brasil no contexto do Modernismo brasileiro da primeira metade do século XX .f Brasil.b Interdisciplinar Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Observe a reprodução da tela Morro de Favela, de Tarsila do Amaral. (In: Ana Maria Rodrigues (coord.). Brasil-brasis: cousas notáveis e espantosas (Olhares modernistas), 2000.) A tela, produzida em 1924, traz elementos coincidentes com as propostas do Manifesto Pau-Brasil, como (A) a carnavalização da natureza e a valorização da mesti- çagem e da miséria como signos socioculturais predo- minantes. (B) a celebração do processo de metropolização e o preva- lecimento das conquistas tecnológicas sobre o mundo natural. (C) a explicitação da convivência entre elementos civilizados e bárbaros e o reconhecimento do sertão como marca principal da brasilidade. (D) a retomada da disposição etnológica presente nas gra- vuras dos viajantes europeus e a denúncia realista das diferenças sociais nas grandes cidades. (E) a representação de uma cena cotidiana do meio urbano e a simplificação dos traços dos personagens e dos ele- mentos naturais.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UEMA - 2022)Número Original: 22Código: 11657675

PAES - Prova Objetiva

São Paulo.b Processos e fatos históricos relacionados com o Movimento Modernista brasileiro na primeira metade do século XX .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEMA 2022
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O quadro Abaporu faz parte do movimento antropofágico nas artes plásticas. A Semana de Arte Moderna, de 1922, ocorreu entre os dias 12 a 17 de fevereiro no Teatro Municipal de São Paulo, no bojo das comemorações do Centenário da Independência do Brasil. Tarsila do Amaral. Abaporu. 1928 https://memoria.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2013/11/0-que-foi-a-semana-de-arte-moderna Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, é possível afirmar que a) tinha influência do barroco contemporâneo na pintura e na literatura, pelo rebuscamento nas imagens e a escolha de temas antropomórficos; congregou artistas de diversas áreas, como a pintura, escultura, arquitetura, dança, música, literatura. b) seguia os padrões estéticos europeus do realismo, com influência das ideias dos artistas ligados à arte abstrata; contou com o patrocínio de diversos membros da burguesia industrial que ali se consolidava. c) representou um momento de renovação artística e cultural da cidade de São Paulo, com a defesa de uma arte politicamente engajada; seguia a tendência estética da renovação parnasianista, especialmente na poesia. d) buscava romper com influências das estéticas estrangeiras, adotando uma arte brasileira autêntica; reuniu novos artistas influenciados pelas vanguardas europeias, tornando a arte moderna uma realidade cultural no Brasil. e) era contrária ao racionalismo e aos valores burgueses, representando os anseios das ascendentes oligarquias cafeeiras paulistas; foi promovida por artistas revolucionários, tornando-se um marco para o modernismo brasileiro.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNESP - 2022)Número Original: 40Código: 11573892

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Processos e fatos históricos relacionados com o Movimento Modernista brasileiro na primeira metade do século XX .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Observe a charge de Belmonte, publicada na primeira página da Folha da Noite, em 20 de fevereiro de 1922. “SEMANA DE ARTE MODERNA” — Estás vendo, minha filha, aquelles é que são os artistas! Coitados, não? Tão moços...! (https://fotografia.folha.uol.com.br, 25.02.2021.) Ao representar a Semana de Arte Moderna, a charge ironiza (A) o atraso da arte brasileira em relação ao que era produ- zido no resto do Ocidente. (B) a inexistência de preocupações, entre os artistas da van- guarda, com a cultura popular. (C) a irracionalidade que caracterizava a produção dos parti- cipantes da vanguarda. (D) o descompasso entre as propostas renovadoras da van- guarda e o gosto tradicional do público. (E) a formação técnica limitada dos artistas, que não conse- guiam obter efeitos realistas.


Opções de Resposta: 
     A     
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