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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2011)Número Original: 49Código: 17191

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Independência do Brasil
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
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“Vale dizer que, naquele momento, não se reconhecia com precisão a data oficial da Independência do Brasil. [...] [Alguns] a situavam na convocação da Assembleia Constituinte no Brasil em junho de 1822. O próprio D. Pedro só em 1823 se referiu ao 7 de setembro. Pesava mais [após a obtenção de apoios locais e da pressão portuguesa contra os interesses brasileiros] o grito, o gesto fundador e seu lema [Independência ou Morte], pois o problema residia na legítima autodeterminação de um povo que estabelece o seu governo e proclama a Independência sob o risco de uma morte patriótica que se sacrifica pelo bem público. A aclamação no Rio de Janeiro, com a presença efetiva de D. Pedro, ocorreu em 12 de outubro de 1822, depois que o Senado da Câmara do Rio de Janeiro tomou para si a tarefa de congregar as adesões e investir D. Pedro na condição de rei constitucional. Conciliava-se, aí, a data do aniversário do imperador com o descobrimento da América, reforçando seus vínculos. [...] A coroação de D. Pedro | acontece em 1º de dezembro de 1822, no Rio de Janeiro, depois de várias aclamações, das adesões das Câmaras, do inicio da guerra de Independência. [...] SOUZA, IL.C. 4 independência do Brasil. Considerando o texto, e com base em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. a) Aselites brasileiras passaram por um longo processo de acomodação política, ocasionando conflitos com a metrópole e com o povo brasileiro, excluídos de representação. Em virtude disso, para os populares, somente D. Pedro poderia lhes garantir certos direitos. b) A indicação de um descendente da Casa de Bragança para o trono brasileiro revela a intenção de romper, política e economicamente, com as principais monarquias europeias. Assim, tal independência somente seria assegurada e consolidada por Pedro I. c) A busca por legitimação da independência promoveu uma série de ritos e celebrações na corte imperial. Em virtude disso, o Império alcançaria seu auge com o governo de D. Pedro I, responsável direto pela independência brasileira, e sua consolidação. d) A busca por legitimação — interna e externa — da independência brasileira gerou todo um processo de ritos e celebrações em torno da figura de D. Pedro. Porém, a falta de um projeto efetivo ameaçou a consolidação dessa independência, em seus primeiros anos. e) A independência se insere em um contexto maior, de crise do Antigo Sistema Colonial e acomodação política das elites. Assim, a sacralização da figura do imperador demonstrava os anseios populares de que suas condições melhorariam a partir do Império.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Independência do Brasil

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1(UFPR - 2023)Número Original: 24Código: 13024021

Processo Seletivo - Primeira Fase - Conhecimentos Gerais

Questões de identificações (Hist.) Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UFPR 2023
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Considere o excerto que a historiadora Lilia Schwarcz escreveu sobre a Independência do Brasil em 1822: A independência brasileira resultou, além do mais, de um projeto muito conservador que pretendia manter, mais do que mudar. (SCHWARCZ, Lilia. 2022 é aqui e agora. Nexo Jornal, São Paulo, 17 jan. 2022.) A partir dos conhecimentos sobre o período da Independência do Brasil e do período do Império brasileiro, assinale a alternativa que indica corretamente aspectos que o referido projeto conservador manteve no Brasil após a Independência. a) O sistema imperialista, a propriedade colonial e o poder moderador. b) O sistema feudalista, a propriedade comunal e o gabinete de conciliação. c) O sistema mercantilista, a propriedade estatal e o parlamentarismo às avessas. d) O sistema oligopolista, a propriedade multicultora e a política do café-com-leite. e) Osistema escravista, a propriedade latifundiária e a política restrita à elite.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP- SP - 2012)Número Original: 4Código: 5034

Segunda fase - Terceiro dia

Questões de identificações (Hist.) Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - USP 2012
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Não parece fácil determinar a época em que os habitantes da América lusitana, dispersos pela distância, pela dificuldade de comunicação, pela mútua ignorância, pela diversidade, não raro, de interesses locais, começam a sentir-se unidos por vínculos mais fortes do que todos os contrastes ou indiferenças que os separam, e a querer associar esse sentimento ao desejo de emancipação política. No Brasil, as duas aspirações — a da independência e a da unidade — não nascem juntas e, por longo tempo ainda, não caminham de mãos dadas. Sérgio Buarque de Holanda, “A herança colonial — sua desagregação”. História geral da civilização brasileira, tomo Il, volume 1, 2º ed., São Paulo: DIFEL, 1965, p. 9. a) Explique qual a diferença entre as aspirações de “independência” e de “unidade” a que o autor se refere. b) Indique e caracterize ao menos um acontecimento histórico relacionado a cada uma das aspirações mencionadas no item a).


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     Acertei     
     Errei     




3(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 54Código: 6077774

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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FOLHA — Estamos vivendo um momento de novas interpre- tações em relação ao período imperial? MAXWELL —(...) o movimento de independência da década de 1820 não aconteceu no Brasil, mas em Portugal. Foram os portugueses que não quiseram ser dominados por uma monarquia baseada na América. Coma rejeição da dominação brasileira, eles atraíram muitos dos problemas de fragmentação, guerras civis e descontinuidade que são parecidos com aqueles que estavam acontecendo na América espanhola. É sempre importante, ao pensar a história do Brasil, considerar que ela não se encaixa em interpretações convencionais. É sempre necessário pensar um pouco de forma contrafactual, porque a história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas. O rei estava aqui, a revolução liberal estava lá. A continuidade estava aqui, a descontinuidade estava lá Acho que isto explica muito das coisas que aconteceram depois no Brasil, no século 159. (Marcos Strecker, Para Maxwell, país não permite leituras convencionais. Folha de S Paulo, 25.11.2007) “A história brasileira não segue a mesma trajetória de outras histórias das Américas”, pois (A) em 1824 foi promulgada a primeira constituição do Brasil, caracterizada pela divisão e autonomia dos três poderes e por uma legislação social avançada para os padrões da época, pois garantia o direito de voto a todos os brasileiros. (B) com a grave crise estrutural que atingiu as atividades produtivas da Europa no início do século XIX, restou ao Brasil um papel relevante no processo de recuperação das bases econômicas industriais, com o fornecimento de algodão, tabaco e açúcar. (C) os princípios e as práticas liberais do príncipe-regente Dom Pedro se chocavam com o conservadorismo das elites coloniais do centro-sul, defensoras de restrições mercantilistas com o intuito de conter a ganância brité- nica pela riqueza brasileira. (D) com as invasões napoleônicas, desorganizaram-se os contatos entre a metrópole espanhola e seus espaços coloniais na América, situação diversa da verificada em relação ao Brasil, que abrigou a Corte portuguesa. (©) aclite colonial nordestina — voltada para o mercado inter- no, defensora do centralismo político-administrativo e da abolição da escravatura — apostava na liderança e na continuidade no Brasil de Dom João VI para a efetivação desse projeto histórico.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(FAMEMA - 2023)Número Original: 28Código: 12988507

Prova 2

Processos políticos, econômicos e culturais da formação do Estado Nacional Brasileiro após a independência do país .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2023
Questão de Vestibular - FAMEMA 2023
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Na construção do Estado brasileiro [...] as continuida- des seriam muitas e fortes. [...] muito da legislação e das práticas jurídicas anteriores a 1822 continuaria em vigên- cia; e as bases territoriais do antigo Império, com sua orga- nização hierárquica entre regiões e a concessão de certos espaços autônomos de exercício e decisões políticas, não seriam totalmente desarticuladas. (João Paulo Pimenta. “Questão nacional e Independência do Brasil: um problema de 200 anos”. Revista USP, nº 133, 2022.) Pode-se exemplificar a afirmação contida no excerto com a manutenção (A) do sistema federativo de governo e da economia manu- fatureira. (B) do pacto colonial e do controle mercantil. (C) da proibição do tráfico de escravos e do movimento abolicionista. (D) do regime monárquico e do trabalho escravo. (E) da Constituição liberal e do exército colonial.


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5(UNICAMP - 2023)Número Original: 60Código: 12877641

Primeira fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e Z

Construção de memória sobre a independência do Brasil nas expressões artísticas do período imperial .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
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Observe abaixo duas pinturas históricas oitocentistas que se tornaram cânones visuais da História do Brasil, e que são acio- nadas, por exemplo, nas comemorações do Bicentenário da In- dependência. (Independência ou Morte, Pedro Américo, 1888.) A partir de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta a respeito da produção do passado histórico. a) As duas telas encenam dois fatos históricos fundamentais da memória nacional: o descobrimento do Brasil e a funda- ção da nação independente. Inseridas no panteão histórico nacional, elas valorizam a história global e a Europa. b) Prática do ideário nacionalista oitocentista, a celebração, na pintura histórica, dos fatos nacionais estava associada à pro- dução — do ponto de vista dos trabalhadores retratados na tela — de uma visão de passado da nação. c) Celebrar eventos do passado foi estratégico para as iden- tidades coloniais criadas no século XIX. Assim, pertencer a uma nação significava herdar um passado de valorização da diversidade étnica e igualdade social. d) Estas pinturas inseriam-se em políticas de memória que construíam e traduziam valores fundamentais das identida- des nacionais. Elas ensinavam sobre as origens da nação e estabeleciam referências identitárias para os cidadãos.


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