Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2011)Número Original: 50Código: 17197

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Intradisciplinar Governo Collor.g Governo Jânio Quadros
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
Exibir texto da questão

As fotos acima são, respectivamente, de dois ex-presidentes que governaram o Brasil, Jânio Quadros (1960-1961) e Fernando Collor de Melo (1990-1992). Além do fato de terem sido flagrados em imagem pública, sob um mesmo ângulo, suas trajetórias políticas no país apresentaram aspectos semelhantes, a saber: a) b) Jânio, assim como Collor, era um líder populista que conseguiu reunir os votos absolutos da classe e dos setores operários, em detrimento dos interesses dos demais grupos sociais. O presidente alagoano Collor de Melo também foi filiado ao PDC (Partido Democrata Cristão), partido que lançou a candidatura de Jânio, vitoriosa em 1960. Para que fossem vitoriosos em suas campanhas políticas, os dois políticos recorreram de forte marketing político e de apoio irrestrito de todas as emissoras de televisão da época. Em ambos os casos, o discurso político focou, sobretudo, na promessa de combate à corrupção, na moralização política e na renovação social. Em grande parte, o sucesso eleitoral dos candidatos se deveu ao estilo político marcado pela conciliação e pelo diálogo entre os demais partidos políticos presentes na vida nacional.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 38

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Governo Collor.g - Governo Jânio Quadros

Exibir Questões - MACKENZIE

Questões Parecidas

1(PUC-CAMPINAS - 2021)Número Original: 38Código: 12988964

Prova Geral e Prova Específica Medicina

Brasil.b Processos e fatos históricos relacionados com as medidas econômicas adotadas pelo Plano Collor nos anos 1990 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2021
Exibir texto da questão

Durante a presidência de Fernando Collor, o plano econômico batizado inicialmente de Brasil Novo, mas que logo assumiu seu nome, (A) (B) (C) (D) (E) baseou-se no congelamento de preços e salários, compensado pelo barateamento dos serviços essenciais (água, luz, telefone) e uma forte campanha de fim de privilégios e taxação de fortunas, responsável por seu apelido de “o caçador de marajás”, que, no entanto, não se sustentou por muito tempo em virtude de denúncias de desvio de dinheiro em seu gover- no, feitas por seu irmão Pedro Cardoso de Mello. restringiu os gastos do Estado, extinguindo instituições estatais, a exemplo da Embrafilme e da Funarte, no campo da cul- tura, aboliu cargos do funcionalismo público, além de cortar três zeros do Cruzado e confiscar provisoriamente os juros das poupanças de milhões de brasileiros, provocando indignação que deu origem ao movimento dos “caras pintadas”, com o slogan “vem pra rua”. instituiu uma nova moeda, o Cruzado Novo, e contou com o empréstimo de altas somas do FMI, reduzindo a hiperinflação momentaneamente e obtendo prestígio inicial para a ministra da economia, Zélia Cardoso de Mello, que, entretanto, renun- ciou aos primeiros sinais da impopularidade provocada por seu plano, gerando forte crise política e o desgaste da imagem do presidente. restringiu as importações, a fim de propiciar um superávit na balança comercial, e usou o confisco das aplicações e dólares para equilibrar o déficit fiscal, estratégia que fez despencar sua popularidade e foi usada para justificar o impeachment em seu segundo ano de mandato, que o destituiu do poder e o tornou inelegível. apostou na retirada de dinheiro do mercado para controlar a inflação, restituiu o cruzeiro como moeda e teve três etapas sucessivas que não resultaram no sucesso esperado, gerando insatisfação em diversos setores e pressão, na imprensa, pela renúncia do presidente, o que efetivamente ocorreu após escândalos de corrupção, antes da conclusão do processo de impeachment a que foi submetido.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNITAU - 2022)Número Original: 20Código: 11855052

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Processos e fatos históricos sobre a crise política surgida após a renúncia de Jânio Quadros .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2022
Questão de Vestibular - UNITAU 2022
Exibir texto da questão

A mobilização popular no Rio Grande do Sul, a adesão do III Exército à solução legal para a crise e, particularmente, as ondas curtas da Rede da Legalidade, que alcançavam todo o país e o exterior, sensibilizaram o conjunto da sociedade brasileira, alterando a correlação de forças entre o governador gaúcho e os ministros militares. A partir do dia 28 de agosto, o impedimento de Goulart não seria facil. [...] Em São Paulo, diversos setores da sociedade mobilizaram-se. O presidente da Assembleia Legislativa, o udenista Abreu Sodré, articulou, com outros partidos políticos, a Frente da Legalidade Democrática. Muitos estudantes universitários entraram em greve, enquanto 4 mil funcionários da Estrada de Ferro Sorocabana decidiram paralisar os transportes se o golpe militar fosse consumado. FERREIRA, Jorge. João Goulart: uma biografia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014, pp. 330-331. Adaptado. A renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961, precipitou o Brasil em uma grave crise política. A tentativa de golpe de Estado, mediante o impedimento da posse do vice-presidente João Goulart, foi evitada com a mobilização a) de grandes produtores rurais que, preocupados com as consequências econômicas de um golpe de Estado para as exportações brasileiras, atuaram em favor da posse de João Goulart. b) exclusivamente de trabalhadores do setor ferroviário, cuja mobilização paralisou o setor de transportes no Brasil e evitou o impedimento da posse de João Goulart. c) de trabalhadores do setor ferroviário associados a estudantes universitários, que se opuseram à mobilização total das Forças Armadas para o impedimento da posse de João Goulart. d) diversos setores da sociedade, como trabalhadores, estudantes, políticos e parcela dos militares em oposição à ação dos ministros militares e aliados contrários à posse de João Goulart. e) políticos liderados pelo presidente da Assembleia Legislativa, o udenista Abreu Sodré, que articulou a Frente da Legalidade Democrática.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(URCA - 2022)Número Original: 14Código: 11701049

Primeiro Semestre - Segundo Dia

Questões de identificações (Hist.) Aspectos do processo político que culminou no impeachment do presidente Collor .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - URCA 2022
Questão de Vestibular - URCA 2022
Exibir texto da questão

Em maio de 1992, o irmão do Presidente Fernando Collor de Mello, de nome Pedro Mello, de- nunciou que havia um esquema de corrupção, tráfico de influências, contas fantasmas, que envolviam o pre- sidente e seus aliados políticos. A situação desembocou na criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPD, promovida pelo Congresso Nacional. No embate político da época, Collor convocou a população a vestir as cores da bandeira nacional e seus opositores estimula- ram a população a vestir-se de preto e ir às ruas. Manifestação no ano de 1992. Divulgação: Repórter UNESP O movimento de milhares de jovens que foram às ruas no ano de 1992 pelo impeachment do Presidente Collor de Mello, ficou conhecido por: A) Vem pra Rua. B) Tenentismo. C) Caras Pintadas. D) Passe Livre. E) Diretas Já.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UFPR - 2021)Número Original: 17Código: 11602566

Primeira Fase

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Processos e fatos históricos relacionados com as medidas econômicas adotadas pelo Plano Collor nos anos 1990 .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2021
Exibir texto da questão

A Manchete do Jornal do Brasil de 17 de março de 1990, um dia após o anúncio do Plano de Estabilização Econômica, popularmente conhecido como Plano Collor, foi: “Reforma de Collor faz terremoto na economia”. A medida desse plano, bem como sua consequência econômica, que causou esse “terremoto”, foi: a) a aplicação de pesada taxação das fortunas, perdendo apoio da elite em suas reformas. b) a reestatização de companhias privatizadas no governo Sarney, afugentando investidores estrangeiros. c) o descongelamento de preços e salários indexados desde o governo Figueiredo, derrubando as bolsas de valores. d) o confisco da poupança e das contas correntes com mais de 50 mil cruzeiros, fragilizando a maior parte da população. e) arealização da paridade da moeda brasileira cruzeiro com o valor do dólar, prejudicando as importações.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(USP- SP - 2012)Número Original: 79Código: 5128

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Aspectos do processo político que culminou no impeachment do presidente Collor .f Brasil.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - USP 2012
Questão de Vestibular - USP 2012
Exibir texto da questão

O presidente do Senado, José Samey (PMDB-AP), disse nesta segunda-feira [30/5] que o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello foi apenas um “acidente” na história do Brasil. Samey minimizou o episódio em que Collor, que atualmente é senador, teve seus direitos políticos cassados pelo Congresso Nacional. “Eu não posso censurar os historiadores que foram encarregados de fazer a história. Mas acho que talvez esse episódio seja apenas um acidente que não devia ter acontecido na história do Brasil”, disse o presidente do Senado. Correio Braziliense, 30/05/2011. Sobre o “episódio” mencionado na notícia acima, pode- se dizer acertadamente que foi um acontecimento a) de grande impacto na história recente do Brasil e teve efeitos negativos na trajetória política de Fernando Collor, o que faz com que seus atuais aliados se empenhem em desmerecer este episódio, tentando diminuir a importância que realmente teve. b) nebuloso e pouco estudado pelos historiadores, que, em sua maioria, trataram de censurá-lo, impedindo uma justa e equilibrada compreensão dos fatos que o envolvem. acidental, na medida em que o impeachment de Fernando Collor foi considerado ilegal pelo Supremo Tribunal Federal, o que, aliás, possibilitou seu posterior retorno à cena política nacional, agora como senador. d) menor na história política recente do Brasil, o que permite tomar a censura em torno dele, promovida oficialmente pelo Senado Federal, como um episódio ainda menos significativo. e) indesejado pela imensa maioria dos brasileiros, o que provocou uma onda de comoção popular e permitiu o retorno triunfal de Fernando Collor à cena política, sendo candidato conduzido por mais duas vezes ao segundo turno das eleições presidenciais. o)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?