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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2010)Número Original: 11Código: 17398

Segundo Semestre, Junho - Prova A

João Cabral de Melo Neto Guimarães Rosa
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Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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Considere as seguintes assertivas relacionadas aos dois textos, levando em conta a produção dos respectivos autores. I. O caráter literário de Ie de II resulta da beleza, concisão e clareza da linguagem utilizada pelos autores para registrar fidedignamente um universo típica e exclusivamente brasileiro. II. O valor literário de 1 e II deve-se ao especial tratamento linguístico que confere às palavras sentidos múltiplos. III. O efeito conotativo dos textos permite dizer que tanto o homem referido em I, quanto o sertão referido em II, transcendem os limites do regional para representarem valores universais. Assinale: a) se todas as assertivas estiverem corretas. b) se apenas Ie II estiverem corretas. c) se apenas II e III estiverem corretas. d) se apenas II estiver correta. e) se apenas III estiver correta.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 9

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João Cabral de Melo Neto - Guimarães Rosa

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Questões Parecidas

1(USP- SP - 2006)Número Original: 2Código: 5965856

Primeira Fase - Grupo V

Guimarães Rosa
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Questão de Vestibular - USP 2006
Questão de Vestibular - USP 2006
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Ao dizer: “(...) promessa é questão de grande divida de honra”, Olímpico junta, em uma só afirmação, a obrigação religiosa e o dever de honra. A personagem de Sagarana que, em suas ações finais, opera uma junção semelhante é a) Major Saulo, de “O burrinho pedrês”, b) Lalino, de “Traços biográficos de Lalino Salathiel ou A volta do marido pródigo” c) Primo Ribeiro, de “Sarapalha” d) João Mangolô, de “São Marcos” e) Augusto Matraga, de “A hora e vez de Augusto Matraga”


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(USP- SP - 2009)Número Original: 19Código: 6043

Primeira Fase

Guimarães Rosa Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - USP 2009
Questão de Vestibular - USP 2009
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No conto de Guimarães Rosa a que pertence o excerto, a presença de um animal que é “sábio” e forma juízos supõe uma concepção da natureza a) b) o) a) e) contrária aquela que é expressa pelo Anjo, no Auto da barca do inferno. idêntica à de Jacinto (A cidade e as serras), que se converte ao culto da natureza virgem e intocável, quando escolhe a vida rural. contrária à que, predominantemente, se afima na poesia de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa. idêntica àquela que é exposta pelo autor de Vidas secas, no prefácio que escreveu para o livro. semelhante à que se manifesta, sobretudo, nos capítulos finais de Memórias de um sargento de milícias.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UFPB- PB - 2012)Número Original: 12Código: 7038

Terceira série

João Cabral de Melo Neto Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPB 2012
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A partir da leitura do texto, pode-se inferir que esses versos enfocam a) a problemática da miséria, condenando a postura dos sociólogos que veem no mangue um lugar sedutor. b) a banalidade com que se trata o nascimento de crianças em regiões socialmente desassistidas, onde a vida e a morte parecem ter o mesmo sentido. c) uma visão otimista sobre a vida a partir do nascimento de uma criança, a quem a natureza se curva em reverência. d) a vida nos mangues, cuja população não vislumbra qualquer possibilidade de mudança e) o sentimento de pessoas que, vivendo em lugares muito pobres, deixam de celebrar a vida.


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     A     
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     D     
     E     




4(UFPB- PB - 2012)Número Original: 13Código: 7035

Terceira série

João Cabral de Melo Neto Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPB 2012
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Uma relação de causa /consequência é observada entre os seguintes versos: a) “conversais e não sabeis / que vosso filho é chegado?” (versos 3-4 da 1º estrofe) b) “Estais aí conversando / em vossa prosa entretida:” (versos 5-6 da 1º estrofe) c) “não sabeis que vosso filho / saltou para dentro da vida?” (versos 7-8 da 1º estrofe) d) “e estais aí conversando; | pois sabei que ele é nascido.” (versos 11-12 da 1º estrofe) e) “Foi por ele que a maré) esta noite não baixou” (versos 3-4 da 2º estrofe)


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5(UFPB- PB - 2012)Número Original: 9Código: 7034

Terceira série

João Cabral de Melo Neto Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPB 2012
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Na primeira estrofe do poema, verifica-se a ocorrência de paródia do texto bíblico em que se narra o nascimento do Menino Jesus, uma vez que os personagens da narrativa literária distanciam-se dos personagens da História Sagrada. paráfrase com a narrativa bíblica, pois a criança “que saltou para dentro da vida” é o próprio Menino Jesus, que veio ao mundo para transformá-lo. intertextualidade com passagens da história bíblica, apresentando personagens que se assemelham a algumas figuras sagradas. analogia com fatos imaginários sitrados no âmbito da criação literária e que, por isso, distorcem a veracidade da narrativa bíblica. comparação com o relato bíblico do nascimento de Jesus, negando-LHE, contudo, a sua natureza sagrada, por apresentá-LO em sua caracterização humana.


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