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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2010)Número Original: 48Código: 17420

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Cruzadas na Baixa Idade Média Igreja Católica na Idade Média.g
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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“Enfim, em novembro de 1095, (...) o papa Urbano ll (...) dirigiu à aristocracia guerreira francesa uma advertência, divulgada, a seguir, por toda a Europa: aqueles que até então tinham vivido como saqueadores, martirizando seus irmãos cristãos, poderiam ir para o Oriente, onde os cristãos encontravam-se ameaçados pelos muçulmanos, e empregar suas energias contra os infiéis. Assim, com o recurso deste expediente destinado a 'exportar a violência”, foi assentada a primeira pedra no edifício das futuras Cruzadas”. Jacques Le Goff & Jean-Claude Schmitt. Dicionário Temático do Ocidente Medieval De acordo com o texto, é correto afirmar que as Cruzadas a) b) foram expedições de caráter essencialmente religioso, conclamando os europeus para um acordo de paz com os “infiéis” no Oriente Médio. tiveram nas ações militares contra os “infiéis” no Oriente sua característica mais marcante, como maneira de solucionar problemas sociais vividos na Europa. tiveram a característica de exportar para a América a ideia fixa de converter os indígenas em seguidores fiéis do cristianismo. analisaram sistematicamente as civilizações do Oriente, com o intuito de preservar sua cultura após a luta contra os “infiéis”. mesclaram princípios religiosos e militares, buscando, por meio da conversão dos “infiéis” no Oriente, aumentar seguidores do Cristianismo, então ameaçado pela Reforma Religiosa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Cruzadas na Baixa Idade Média - Igreja Católica na Idade Média.g

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Questões Parecidas

1(UNESP- SP - 2014)Número Original: 33Código: 32258

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Cristandade na Idade Média Cruzadas na Baixa Idade Média
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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Mais ou menos a partir do século XT, os cristãos or- ganizaram expedições em comum contra os muçulmanos, na Palestina, para reconquistar os “lugares santos” onde Cristo tinha morrido e ressuscitado. São as cruzadas [..]. Os homens e as mulheres da Idade Média tiveram então o sentimento de pertencer a um mesmo grupo de instituições, de crenças e de hábitos: a cristandade. (Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007) Segundo o texto, as cruzadas (A) contribuíram para a construção da unidade interna do cristianismo, o que reforçou o poder da Igreja Católica Romana e do Papa. (B) resultaram na conquista definitiva da Palestina pelos cristãos e na decorrente derrota e submissão dos muçul- manos. (C) determinaram o aumento do poder dos reis e dos impe- tadores, uma vez que a derrota dos cristãos debilitou o poder político do Papa. (D) estabeleceram o caráter monoteista do cristianismo me- dieval, o que ajudou a reduzir a influência judaica e mu- culmana na Palestina (E) definiram a separação oficial entre Igreja e Estado, esti- pulando funções e papéis diferentes para os líderes poli- ticos e religiosos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEA - 2016)Número Original: 13Código: 7821782

Macro - Conhecimentos Gerais

Representação espacial na perspectiva cultural da cristandade medieval ao longo da Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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A questão de como decorar as igrejas cristãs fez reviver as discussões sobre o problema geral da imagem e o seu uso na religião cristã. O Papa Gregório Magno, que viveu no final do século VI, defendeu o seu uso, argu- mentando que muitos membros da Igreja não sabiam ler nem escrever e, que, para ensiná-los, essas imagens eram úteis. Disse ele: “A pintura pode fazer pelos analfa- betos o que a escrita faz pelos que sabem ler”. (Ermest H. Gombrich. A história da arte, 1993. Adaptado.) A decisão tomada pelo Papa Gregório Magno expressava (A) a adoção pelas pequenas comunidades cristas de conteúdos politeístas e fetichistas das tribos germã- nicas. o empenho eclesiástico em se manter fiel às proi- bições dos textos originais e fundamentadores do monoteísmo. a oposição do papado à preservação de qualquer ele- mento cultural oriundo da tradição clássica romana. o esforço de adaptação do catolicismo às condições históricas caracterizadas pela derrocada do Império Romano e pela formação dos reinos bárbaros. a necessidade do cristianismo romano de combater a expansão do movimento protestante na Europa.


Opções de Resposta: 
     A     
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3(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 48Código: 6077763

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã

Aspectos da doutrina cristã na construção do poder da Igreja Católica durante a Idade Média.f Europa.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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Deus criador do universo fixou duas grandes luminárias no firmamento do céu: a luminária maior para dirigir o dia e a luminária menor para dirigir a noite. Da mesma maneira, para o firmamento da Igreja universal, como se se tratasse do Céu, no- meou duas grandes dignidades; a maior para tomar a direção das almas, como se estas fossem dias, a menor para tomar a direção dos corpos, como se estes fossem as noites. Estas dignidades são a autoridade pontifícia e o poder real. Assim como a Lua deriva a sua luz da do Sol e na verdade é inferior ao Sol tanto em quantidade como em qualidade, em posição como em efeito, da mesma maneira o poder real deriva o esplendor da sua dignidade da autoridade pontifícia: e quanto mais intimamente se lhe unir, tanto maior será a luz com que é adomado; quanto mais prolongar [essa união], mais crescerá em esplendor. (Apud Luiz Koshiba, História: origens, estruturas e processos) No documento — escrito pelo papa Inocêncio IT, em 1198 é correto identificar (A) a recuperação de um preceito dos primeiros tempos do cristianismo, que defendia a pureza da alma e a pecami- nosidade do corpo. (B) uma associação entre a estrutura moral dos monarcas e a aprovação dos seus governos pelas autoridades religiosas. (C) acondenação de todas as teorias que adotavam a cosmo- logia divina sobre a constituição do poder dos líderes da Igreja Católica. (D) uma determinada visão sobre as relações hierárquicas entre o poder espiritual e o poder temporal no mundo medieval europeu. (©) osresquicios de uma concepção da Antiguidade Oriental que reconhecia a supremacia das religiões monoteistas sobre o paganismo.


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4(FGV - SP- SP - 2013)Número Original: 46Código: 6092410

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase - Tipo A

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e características políticas, econômicas e culturais das Cruzadas na Baixa Idade Média Europa.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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Chegam a Jerusalém a 7 de junho de 1099. Jejuam e fazem procissões em redor da cidade, esperando que as suas orações deitem abaixo as muralhas, do mesmo que as trombetas de Josué tinham derrubado as de Jericó, A chegada a Jafa de navios genoveses, pisanos e venezianos é para eles de um grande auxílio [..] A cidade tão cobiçada é tomada a 15 de julho de 1099. Assistimos, então, à pilhagem e ao massacre sistemático de toda a população. Depois do regresso dos cruzados ao Ocidente, a posse de Jerusalém toma-se precária. Tate, G. Dois séculos de confronto entre o Oriente e o Ocidente. In Ameville, MB. D’ e outros, As Cruzadas. Trad, Cascais: Pergaminho, 2001, p. 22. O texto acima refere-se à A terceira Cruzada e revela os interesses bizantinos nessa expedição. B Reconquista Ibérica e apresenta as motivações religiosas dessa empreitada. € sétima Cruzada e demonstra a forte presença da monarquia francesa. D primeira Cruzada e revela a forte religiosidade da peregrinação armada. E quarta Cruzada e revela a participação exclusiva dos fiéis franceses.


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5(FGV - SP - 2013)Número Original: 47Código: 6341601

Segundo Semestre - Primeira Fase - Administração

Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a perseguição e a conversão forçada de judeus ao cristianismo no período da Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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Leia o texto abaixo com atenção e depois considere as afirmações que o seguem. Durante muito tempo considerou-se que a Idade Média conheceu apenas o antijudaísmo, que se aplicava aos judeus como assassinos do Cristo e cegos à verdadeira fé, diferentemente do antissemitismo moderno, ideologia laica fundada sobre um critério racial. Ao que tudo indica, a Idade Média ignora a noção de raça, tal qual ela é formulada no século XIX, e é antes a constituição da cristandade como totalidade unificada que leva então à rejeição dos judeus, enquanto não cristãos e não como povo julgado inferior. De fato, uma conversão ao cristianismo torna possível sua integração social, mesmo se permanece sempre algo da antiga condição que a conversão não chega jamais a abolir completamente. BASCHET, J. A civilização feudal. Do ano mil à colonização da América. São Paulo: Globo, 2006, p. 238. I As perseguições aos judeus durante a Idade Média tem as mesmas justificativas daquelas estabelecidas pelos nazistas no século XX. Il A noção de cristandade estabelecida na Idade Média previa a constituição de uma unidade religiosa, política, cultural e racial. Ill Mesmo convertidos ao cristianismo, antigos judeus não estiveram completamente a salvo de perseguições durante a Idade Média. Está correto apenas o que afirma em I. I. Ml. tell. tle lll. MONOD


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