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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2010)Número Original: 50Código: 17425

Segundo Semestre, Junho - Prova A

China Comunista
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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Em 1949, Mao Tsé-Tung liderou a Revolução que implantou o socialismo na China. Entre as medidas adotadas pelo governo socialista de Mao, destaca-se a) b) a aproximação, de imediato, com o mundo capitalista ocidental, como meio de contrapor o poder da URSS sobre o bloco socialista. a criação das comunas populares, com o intuito de mobilizar a população chinesa para aumentar a produção agrícola. a criação da Longa Marcha, ampla manifestação espontânea de trabalhadores das indústrias chinesas, entendida como uma manobra política para enaltecer a figura do líder da nação. desenvolvimento da NEP (Nova Política Econômica), visando a implantação de medidas capitalistas na China e, assim, recuperar a economia em crise. eleições democráticas para o Parlamento chinês, demonstrando a intenção do novo governo em dialogar abertamente com a oposição ao regime.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 12

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China Comunista

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Questões Parecidas

1(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 50Código: 17499

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Abertura econômica da China comunista Massacre da Praça da Paz Celestial em 1989 (Tian-anmen)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
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O dissidente chinês Liu Xiaobo obteve, nesta sexta-feira, o Prêmio Nobel da Paz 2010, devido ao uso da não-violência na defesa dos direitos humanos, no seu país natal. A China reagiu duramente, qualificando a decisão de uma “blasfêmia” ao próprio prêmio. Folha de S. Paulo, 08/10/2010 A conquista do Prêmio Nobel pelo ativista chinês, que participou das manifestações ocorridas na Praça da Paz Celestial, em Pequim, e duramente reprimidas pelo governo em 1989, deixam claras as contradições com as quais a China se depara no início do século XXI, porque, I. aabertura econômica, a partir de 1978, acabou com o coletivismo dos tempos maoístas e foi responsável pelo crescimento do PIB chinês, favorecido pelos investimentos estrangeiros no país. II. ao assumir o governo, Deng Xiaoping combinou abertura econômica com totalitarismo político e, mesmo constatando o crescimento desigual no interior da China, tem resolvido os impasses políticos por meio de negociações pacíficas. III. o paradoxo entre o totalitarismo político e adoção de liberdade de mercado na China tem desgastado as instituições de poder, que recorrem ao exercício da força para conservar o poder diante de um país influenciado pela economia de mercado. É correto afirmar que a) somente I está correta. b) somente II está correta. c) somente Ie II estão corretas. d) somente I e III estão corretas. e) 1, Ile III estão corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEMA - 2023)Número Original: 22Código: 12911729

PAES - Prova Objetiva

China.b Processos e fatos históricos sobre o governo de Mao Tse-Tung na segunda metade do século XX .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UEMA 2023
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Analise a imagem em cujo centro aparece a figura de Mao Tsé-Tung, governante da China. https://www.gettyimages.com.br/fotos/mao-tse-tung A Revolução Chinesa, a partir de 1949, é marcada por dois momentos: a época de Mao Tsé-Tung (1949- 1976) e o período posterior a seu governo, com as mudanças implementadas por Den Xiaoping (1978) e os seus sucessores. São características do governo de Mao: a) economia socialista de mercado, abertura do país a investimentos estrangeiros, aumento da força de trabalho, visando à elevação da produção industrial. b) economia planificada, coletivização forçada do campo, Revolução Cultural, visando à retirada de traços capitalistas da sociedade. c) economia com tendências capitalistas e socialistas, estabelecimento dos kolkhozes, Grande Salto para Frente, visando ao aumento da produção agrícola. d) economia controlada por empresas estrangeiras, consolidação do poder chinês em nível global, produção de equipamentos eletrônicos, visando ao maior crescimento do país. e) economia dominada pela iniciativa privada, partido único, valorização das crenças religiosas tradicionais, visando à valorização do passado chinês.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNICAMP - 2021)Número Original: 62Código: 9157501

Primeira Fase - Segundo Dia - Conhecimentos Gerais - Ciências Biológicas e Saúde - Prova Q e Z

Aspectos da propaganda política do governo Mao Tse-tung no contexto da China comunista.f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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(Seeing the red propaganda art of China's Cultural revolution. BBC, 12/02/2019.) A imagem anterior circulou em 1964 e faz parte de um conjunto de propagandas do governo de Mao Tsé-Tung (1893- 1976). Sobre o cartaz e o contexto, é correto afirmar: a) b) C) d) A imagem do lider próximo à população camponesa e da fartura no campo era recorrente no Partido sob liderança de Mao Tsé-Tung e contrastava com a realidade marcada pela baixa produtividade e pela fome. A Revolução Cultural na China, liderada por Mao Tsé- Tung, garantiu a alfabetização da população chinesa e a abertura econômica. A imagem retrata o apoio popular ao líder. À imagem é uma propaganda que buscava valorizar a tradição dos saberes do campo, conciliada com o Grande Salto para Frente, que visava a transformar a China em uma potência tecnológica. A Revolução Cultural deu início a uma ditadura que funcionava sobre os princípios dos comitês locais. Na propaganda, Mao Tsé-Tung consulta um conselho do povo sobre a produção de arroz.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
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4(USP - 2019)Número Original: 83Código: 6983277

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Processos e fatos históricos sobre a Revolução Cultural Chinesa na segunda metade do século XX .f
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Questão de Vestibular - USP 2019
Questão de Vestibular - USP 2019
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Sobre a revolução cultural ocorrida na China, a partir de 1966, é correto afirmar que se tratou de (A) movimento dirigido por intelectuais e estudantes contra o governo ditatorial de Mao Tsé-Tung. (B) proposta encaminhada pelos camponeses em busca da retomada das raízes xintoístas da China imperial. (C) reação dos intelectuais refratários ao regime comunista que pretendia restaurar o mandarinato. (D) expurgo de cunho anti-intelectualista que recusava as influências ocidental e soviética. (E) um processo que culminou nas reivindicações de livre- pensamento e na abertura da China para o mercado.


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     A     
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5(UERJ- RJ - 2016)Número Original: 48Código: 6329995

Segundo exame de qualificação

Fatos e momentos históricos da China comunista no século XX e XXI
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Questão de Vestibular - UERJ 2016
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CAMPOS DE “REEDUCAÇÃO PELO TRABALHO” NA CHINA: A MUDANÇA DE UM SISTEMA DE OPRESSÃO POR OUTRO A extinção do sistema chinês de campos de “reeducação pelo trabalho” (RTL) arrisca não ser mais do que uma mudança cosmética. “Abolir o sistema de RTL é um passo na direção certa. Mas há agora indicadores de que isto é apenas para desviar as atenções públicas dos abusos cometidos naqueles campos, onde a tortura é uma prática sistemática. É claro que as políticas subjacentes de castigar pessoas pelas suas atividades políticas ou pelas suas crenças religiosas não mudaram. Os abusos e a tortura continuam na China, apenas assumiram uma expressão diferente”, sustenta a perita Corinna Barbara Francis, da Anistia Internacional. Adaptado de amnistia-internacional pt, 17/12/2013. Nas últimas quatro décadas, o sistema político chinês vem evoluindo de forma muito lenta, se comparado às grandes mudanças econômicas observadas no pais. A prática mencionada no texto foi intensamente utilizada no momento da história chinesa denominado: (A) Longa Marcha (B) Guerra do Ópio (C) Revolução Cultural (D) Levante dos Boxers


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