Questões Semelhantes

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2009)Número Original: 52Código: 17646

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Intradisciplinar Estados Unidos no século XX Quebra da bolsa de Nova York

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2009
Exibir texto da questão

A CRISE IMOBILIÁRIA NOS EUA Liquidez global Nos últimos anos, o mercado financeiro internacional tem Onda de créditos Com tanto dinheiro “fluindo”, houve aumento na Kt: Nos EUA A expansão culminou em crise no mercado imobiliário americano, Qn, mz Retração Os problemas no crédito imobiliário dos EUA tiveram reflexo concessão de crédito e com menor rigor passado por forte liquidez, com muitos recursos disponíveis onde empresas de hipoteca têm tido problemas mundial, e os bancos passaram até a negar recursos (31/03/2008, Folha Online) A crise imobiliária norte-americana, que despontava desde 2006, deu origem a uma crise de crédito que afeta o mercado em escala global, observada principalmente em 2008, já que as relações econômicas do mundo atual baseiam-se em relações de interdependência. Comparadas, a crise mundial vivida entre 1929-1934 e a atual, assinale a alternativa que NÃO apresenta característica comum a ambos os momentos. a) A confiança, depositada por grande parte da população norte-americana, no crescimento econômico do país, em ambos os momentos, levou a sociedade a consumir cada vez mais. b) Tanto a cotação das ações de empresas norte-americanas nas Bolsas de Valores, em 1929, quanto os títulos hipotecários repassados no mercado nos últimos anos, não apresentavam o seu valor real de mercado. Em épocas de recessão aguda, o governo norte-americano perde grande parte de sua capacidade de importar produtos, prejudicando o comércio internacional. d) Nos dois momentos, assistimos a uma crise de liquidez do mercado, necessitando, em ambos os casos, da intervenção do governo para reerguer a economia. Em 1929, os Estados Unidos eram a nação mais próspera do mundo, não existindo nenhum problema social, diferente da atualidade, em que a crise vai atingir exclusivamente os imigrantes ilegais que trabalham e vivem no país.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 112

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Estados Unidos no século XX - Quebra da bolsa de Nova York

Exibir Questões - MACKENZIE

Questões Parecidas

1(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2009)Número Original: 26Código: 12713

Verão

Intradisciplinar Convênio de Taubaté Quebra da bolsa de Nova York

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2009
Exibir texto da questão

Em relação ao Brasil, a crise de 1929 atingiu nossa economia inviabilizando a manutenção da política de valorização do café, firmada em 1906 pelo Convênio de Taubaté, e também A) provocando retração do mercado consumidor, suspensão do financiamento da estocagem do café e liquidação imediata dos débitos anteriores. B suspendendo a produção do café por alguns anos, o financiamento das lavouras e a liquida- ção dos débitos dos cafeicultores. 2 convocando todos os exportadores de produtos agrícolas a criarem mecanismos de estabiliza- ção de preços. D) possibilitando aumento no consumo do café brasileiro e consequente aumento de preços no mercado nacional 2 contribuindo para a manutenção da política de preços dos produtos industrializados brasileiros e para a revitalização da política de valorização do café.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNESP- SP - 2009)Número Original: 54Código: 14464

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Desenvolvimento Tecnológico - Segunda Revolução Industrial (História) Intradisciplinar Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) Processos e fatos históricos relacionados com a população curda no Oriente Médio contemporâneo .f Quebra da bolsa de Nova York

Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
Exibir texto da questão

Observe a imagem, cena do personagem Carlitos no filme Tempos modernos, 1936. Tempos modernos, de Charles Chaplin, representa a situação econômica e social dos Estados Unidos da América dos anos trinta do século passado. No filme, as aventuras de Carlitos transcorrem numa sociedade (A) capitalista em desenvolvimento e conflagrada pelos movimentos operários de destruição das máquinas. (B) globalizada, em que o poder financeiro tornava desneces- sário o uso das máquinas na produção de mercadorias. (C) imperialista e mecanizada, que aplicava os lucros adqui- ridos na exploração dos países pobres em benefício dos operários americanos. (D) abalada pelo desemprego e caracterizada pela submissão do trabalho humano ao movimento das máquinas. (E) pós-capitalista, na qual o emprego da máquina libertava o homem da opressão do trabalho industrial.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ESPCEX - 2019)Número Original: 42Código: 9263873

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Questões com causas ou consequências (Hist.) Fatores causadores dos problemas econômicos no mundo na década de 30 do século XX

Questão de Vestibular - ESPCEX 2019
Exibir texto da questão

O ano de 1930 foi difícil para os cafeicultores brasileiros. De acordo com o historiador Boris Fausto, o volume de vendas do café caiu mais de 35% naquele ano. O motivo fundamental para a queda nas exportações do produto foi a crise mundial do capitalismo. A principal causa dessa crise mundial foi [A] a desindustrialização da economia norte-americana, que acabou por desabastecer o mercado internacional. [B] a superprodução da indústria dos Estados Unidos da América, que cresceu além das necessidades dos mercados interno e internacional. [C] a vigorosa industrialização da União Soviética, que supriu satisfatoriamente os mercados interno e internacional. [D] o excesso do capital financeiro na Europa, que afetou diretamente o surgimento de governos democráticos na Península Ibérica. [E] a quebra da Bolsa de Moscou, que acabou por induzir falências de empresas e de bancos e milhões de desempregados nos Estados Unidos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(PUC-CAMPINAS - 2021)Número Original: 37Código: 12988873

Prova Geral - Direito

Questões de identificações (Hist.) Estados Unidos.b Aspectos e características da política externa americana para a América Latina a partir da segunda metade do século XIX .f

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2021
Exibir texto da questão

A atuação dos Estados Unidos na América Latina tem alguns marcos históricos baseados em doutrinas geopolíticas e ações diplomáticas específicas. Dentre esses marcos, é possível destacar um situado no século XIX e outro no século XX, respectiva- mente: (A) Diplomacia das Canhoneiras e Operação Pan-Americana. (B) Doutrina Monroe e Corolário Roosevelt. (C) Diplomacia do Dólar e Operação Brother Sam. (D) Emenda Platt e Política da Boa Vizinhança. (E) Aliança para o Progresso e Operação Condor.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(FGV - SP - 2013)Número Original: 52Código: 6341393

Primeiro Semestre - Primeira Fase - Economia - Manhã

Américas.b Aspectos e características da política externa americana para a América Latina a partir da segunda metade do século XIX .f

Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
Exibir texto da questão

Cuba começara sua vida política independente com uma organização partidária absolutamente ortodoxa: um partido liberal e um partido conservador. Na realidade, as coisas eram mais complicadas, já que no Partido Liberal se haviam alinhado quase todos aqueles que tinham feito a guerra de independência, enquanto no Partido Conservador haviam convergido os interesses de todos os que até o fim se con- servavam favoráveis ao domínio espanhol. Além do mais, os Estados Unidos — libertadores e conquistadores da ilha — continuavam a manter sua tutela e faziam tudo para evi- tar a vitória dos liberais, dos quais temiam tanto as virtudes quanto os defeitos. (Halperin Donghi, Hictéria da América Latina) A tutela estadunidense é comprovada (A) pela exigência dos Estados Unidos de que a conversibi- lidade da moeda cubana sempre estaria atrelada ao dólar. (B) pelos acordos econômicos entre Cuba e Estados Unidos que restringiam a exploração do açúcar apenas às empresas norte-americanas. (C) pela imposição da Emenda Platt à Constituição cubana, que garantia aos Estados Unidos o direito de interven- ção no país vizinho. (D) pela concordância do governo de Cuba de que a sua Marinha fosse comandada pelo almirantado dos Esta- dos Unidos. (E) pelo preceito constitucional que exigia um alto grau de estatização da economia cubana, especialmente no setor industrial.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E