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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2010)Número Original: 7Código: 17697

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos II e III - Prova A

Ortografia e Lexicologia Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
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Assinale a alternativa que apresenta provas textuais da onisciência do narrador. a) (linha 01) tinha-se voltado ameaçador e terrível ; (linha 07) estava satisfeito. b) (linhas 01 e 02) aguçando os dentes uns nos outros ; (linha 02) rugindo de fúria e vingança. c) (linhas 02 e 03) de dois saltos aproximou-se novamente ; (linha 07) estava satisfeito. d) (linha 04) o índio o sabia ; (linha 07) estava satisfeito. e) (linha 08) esses dois selvagens das matas do Brasil; (linhas 08 e 09) cada um com as suas armas.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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Ortografia e Lexicologia - Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2019)Número Original: 8Código: 7456118

Única Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - ENEM 2019
Questão de Vestibular - ENEM 2019
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Meu caro Sherlock Holmes, algo horrível aconteceu as três da manhã no Jardim Lauriston. Nosso homem que estava na vigia viu uma luz às duas da manhã saindo de uma casa vazia. Quando se aproximou, encontrou a porta aberta e, na sala da frente, o corpo de um cavalheiro bem vestido. Os cartões que estavam em seu bolso tinham o nome de Enoch J. Drebber, Cleveland, Ohio, EUA. Não houve assalto e nosso homem não conseguiu encontrar algo que indicasse como ele morreu. Não havia marcas de sangue, nem feridas nele. Não sabemos como ele entrou na casa vazia. Na verdade, todo assunto é um quebra-cabeça sem fim. Se puder vir até a casa seria Ótimo, se não, eu lhe conto os detalhes e gostaria muito de saber sua opinião. Atenciosamente, Tobias Gregson. DOYLE, A. C. Um estudo em vermelho. Cotia: Pé de Letra, 2017. Considerando o objetivo da carta de Tobias Gregson, a sequência de enunciados negativos presente nesse texto tem a função de O restringir a investigação, deixando-a sob a responsabilidade do autor da carta. refutar possíveis causas da morte do cavalheiro, auxiliando na investigação. identificar o local da cena do crime, localizando-o no Jardim Lauriston. introduzir o destinatário da carta, caracterizando sua personalidade. apresentar o vigia, incluindo-o entre os suspeitos do assassinato. eo 9 ® ©


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
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2(UNICAMP- SP - 2018)Número Original: 9Código: 6983847

Primeira Fase - Prova Q e X

Ortografia e Lexicologia
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
Questão de Vestibular - UNICAMP 2018
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“Sapo não pula por boniteza, mas porém por percisão.” (“Provérbio capiau” citado em epígrafe no conto “A hora e a vez de Augusto Matraga”, em João Guimarães Rosa, Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015, p.287.) Elementos textuais que antecedem a narrativa como, por exemplo, o provérbio citado, funcionam, em alguns autores, como pista para se entender o sentido das ações ficcionais. No excerto acima, as ideias de beleza e necessidade são contrapostas com vistas à produção de um sentido de ordem moral. Considerando-se a jornada heroica de Augusto Matraga, é correto afirmar que a narrativa a) contradiz o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista não é fiel ao seu propósito de mudar os hábitos antigos. b) confirma o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista realiza uma série de ações para corrigir seu caráter e reordenar eticamente sua vida. c) ratifica o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista é seduzido pelos encantos da natureza e pelos prazeres da bebida e do fumo. d) refuta o sentido moral do provérbio, uma vez que o protagonista não consegue agir sem as motivações da beleza física e do afeto femininos.


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3(ENEM - 2015)Número Original: 107Código: 6344174

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Ortografia e Lexicologia
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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Assum preto Tudo em vorta é só beleza Sol de abril e a mata em frô Mas assum preto, cego dos óio Num vendo a luz, ai, canta de dor Tarvez por ignorança Ou mardade das pió Furaro os óio do assum preto Pra ele assim, ai, canta mid Assum preto veve sorto Mas num pode avuá | Mil veiz a sina de uma gaiola Desde que o céu, ai, pudesse oiá GONZAGA, L.; TEIXEIRA, H. Disponível em: www luizgonzaga.mus br. Acesso em: 30 jul. 2012 (fragmento). As marcas da variedade regional registradas pelos compositores de Assum preto resultam da aplicação de um conjunto de princípios ou regras gerais que alteram a pronúncia, a morfologia, a sintaxe ou o léxico. No texto, é resultado de uma mesma regra a pronúncia das palavras “vorta” e “veve”. pronúncia das palavras “tarvez” e “sorto”. flexão verbal encontrada em “furaro” e “cantá”. redundância nas expressões “cego dos óio” e “mata em frô”. pronúncia das palavras “ignorança” e “avuá”. o 0000


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4(UNESP - 2018)Número Original: 19Código: 7002143

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Carta (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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“Um mês depois, os amigos recebem uma carta escrita em tinta azul [...].” Assinale a alternativa que expressa, na voz passiva, O conteúdo dessa oração. (A) Um mês depois, uma carta escrita em tinta azul seria recebida pelos amigos. (B) Os amigos deveriam ter recebido, um mês depois, uma carta escrita em tinta azul. (C) Um mês depois, uma carta escrita em tinta azul foi recebida pelos amigos. (D) Um mês depois, uma carta escrita em tinta azul é re- cebida pelos amigos. (E) Os amigos receberiam, um mês depois, uma carta es- crita em tinta azul.


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5(USP - 2018)Número Original: 71Código: 6978477

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Prova V

Ortografia e Lexicologia
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Questão de Vestibular - USP 2018
Questão de Vestibular - USP 2018
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No trecho “Numa palavra, qualquer gênero de arte que, de fato, nos afete, torna-se, deste modo, arte moderna” (L. 5-6), as expressões sublinhadas podem ser substituídas, sem prejuízo do sentido do texto, respectivamente, por (A) realmente; portanto. (B) invariavelmente; ainda. (C) com efeito; todavia. (D) com segurança; também. (E) possivelmente; até.


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