Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(MACKENZIE - 2010)Número Original: 47Código: 17791

Primeiro Semestre, Dezembro - Grupos I, IV, V e VI - Prova A

Socialismo (História)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2010
Exibir texto da questão

“Em um zoológico, satisfazem-se as necessidades materiais básicas, mas não se pode sair da clausura. Nessas circunstâncias, muitos animais suspiram por voltar à selva. Sem dúvida, esquecem, ou nunca souberam, que o mundo da selva é cruel e que poucos ali sobrevivem decentemente e menos ainda são os que triunfam. Além disso, durante o período da grande transição, as vantagens do zoológico são subestimadas e as da selva, exageradas.” L. Enmerij. “Perestroika en Occidente”, in R. Haesbaert, Blocos internacionais no poder. Considerando o processo de declínio do mundo socialista, o texto sugere que a) b) os problemas sociais observados nos países do antigo Bloco Socialista não seriam solucionados com a simples transição para o Capitalismo. a Glasnost - e sua proposta de transparência política - deixou nítida a superioridade técnica e social gerada pelo Capitalismo, em comparação com o Socialismo. havia, a partir da Perestroika, esperanças de que o mundo sucumbisse à estabilidade econômica e social promovida pelo Socialismo Utópico. a democracia e a liberdade, típicas do mundo capitalista, promoveram a superação dos problemas de ordem social que o sistema possa ter originado, daí sua supremacia. o elevado padrão de vida, a igualdade social e a democracia, garantidos pela estrutura socialista, a exemplo da ex URSS, nunca serão atingidos dentro do mundo capitalista.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 4

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Socialismo (História)

Exibir Questões - MACKENZIE

Questões Parecidas

1(PUC-CAMPINAS - 2019)Número Original: 33Código: 7507986

Inverno - Primeiro Dia - Azul (Direito)

Aspectos e características políticas, sociais e econômicas do movimento socialista a partir do século XIX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2019
Exibir texto da questão

No século XIX, antes da formulação do pensamento de Marx e Engels, surgiram na Europa diferentes ideários e projetos revolucionários, motivados pelas péssimas condições de vida e de trabalho dos operários, que foram posteriormente identificados como as primeiras formulações do socialismo. Dentre as propostas defendidas pelos primeiros socialistas, havia (A) (B) o fim das fronteiras nacionais e a criação de um Estado único na Europa, sob o governo do Partido Comunista Inter- nacional, que promoveria a distribuição igualitária de recursos. a defesa da ditadura do proletariado, como forma de transição para um regime ideal, igualitário, no qual governo algum fosse necessário. a organização de cooperativas de camponeses e operários, administradas coletivamente e instituídas após profunda reforma agrária e urbana, que eliminaria a propriedade privada e instituiria o Esperanto como língua universal. a proposta do retorno à economia primitiva, coletivista, baseada na troca, na coleta e na pesca, a fim de evitar a explo- ração do trabalho e a sociedade industrial. a criação de falanstérios, comunidades constituídas de forma livre, em que as pessoas trabalhariam conforme sua vocação e compartilhariam bens, educação, moradia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFU - 2020)Número Original: 2Código: 9157215

Dois - Fase Única - Segundo Dia - Tipo 1

Aspectos do contexto histórico e das proposições de Marx e Engels no século XIX .f Aspectos e características do Socialismo Utópico no século XIX.f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2020
Exibir texto da questão

A era das Fake News, marcada pelo surgimento quase diário de teorias conspiratórias, com um enorme sucesso no Brasil graças à disseminação nas redes sociais, elegeu o “Marxismo Cultural? como uma das principais ameaças aos chamados “valores ocidentais e cristãos”. Sem qualquer respaldo acadêmico, essa frágil teoria da conspiração começou a ser difundida nos círculos conservadores e de extrema-direita norte- americana desde a década de 1990. Trata-se de uma suposta forma de marxismo, adaptada pela Escola de Frankfurt e pelo filósofo marxista Antonio Gramsci, que teria se infiltrado nas sociedades ocidentais com o objetivo de destruir suas instituições e valores tradicionais. Essa caracterização maniqueísta do pensamento marxista, entretanto, não condiz com as teorias criadas por Karl Marx, Friedrich Engels e demais marxistas com o intuito de compreender o funcionamento do capitalismo e sua eventual superação. Considerando-se as informações apresentadas, explique A) dois princípios básicos que fundamentam o marxismo de Marx e de Engels. B) as diferenças entre o marxismo e o chamado socialismo utópico.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




3(UFPB- PB - 2013)Número Original: 10Código: 6808

Terceira série

Aspectos e características políticas, sociais e econômicas do movimento socialista a partir do século XIX .f Aspectos e características do Liberalismo político e econômico a partir do século XVIII .f Mundo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPB 2013
Exibir texto da questão

O liberalismo e o socialismo são duas importantes correntes do pensamento político desde o século XIX. Tendo em vista as características desses ideários políticos, é correto afirmar: a) O liberalismo defendia a presença constante do Estado na vida social e econômica de uma nação. b) O socialismo defendia os princípios da livre iniciativa e livre concorrência como condição para o progresso social. e) O liberalismo criticava a intervenção estatal na economia, pois o mercado seria capaz de regular a produção da riqueza. d) O socialismo acreditava que a economia deveria se voltar para as necessidades do lucro e da competitividade. e) O liberalismo condicionava o crescimento da riqueza de uma nação à planificação econômica.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(PUC - RIO DE JANEIRO - 2017)Número Original: 2Código: 6631043

Vestibular - Segundo Dia - Grupo 2

Aspectos e características políticas, sociais e econômicas do movimento socialista a partir do século XIX .f Aspectos políticos, sociais e econômicos do movimento anarquista a partir do século XIX .f Aspectos do movimento operário brasileiro na primeira república e suas relações com o movimento operário internacional.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO  2017
Exibir texto da questão

“Tos anarquistas] acreditavam que seu objetivo seria atingido com a derrubada da burguesia do poder, sem um longo período de transição posterior. Isso seria alcançado por meio de um grande ato: a greve geral revolucionária. O sindicato anarquista, dirigido por comissões que deveriam expressar a vontade dos sindicalizados e não a sua vontade própria, representava um esboço da sociedade que pretendiam restaurar. Uma sociedade sem Estado, sem desigualdade, or- ganizada em uma federação livre de trabalhadores.” FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: EDUSF, 2013. p. 255. O anarquismo surgiu em um contexto de efervescência do movimento operário no qual diversos projetos políticos e sociais disputavam os corações e mentes dos trabalhadores. O texto apresenta, sinteticamente, as ideias da vertente sindicalista do anarquismo que teve forte influência na construção do movimento operário brasileiro na Primeira República. Conside- rando o trecho acima, a) explique uma diferença entre as concepções políticas anarquistas e aquelas defendidas pelos socialistas; b) cite uma ação que, na primeira República, teve a marca dos anarquistas no Brasil.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?