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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC-CAMPINAS - 2010)Número Original: 34Código: 19001

Vermelho (Medicina) - Verão

Relações ecológicas Harmônicas
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2010
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2010
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Dentre os exemplos de relações ecológicas a seguir, assinale aquele que apresenta a mesma classificação do que o das abelhas descrito no texto. (A) (B) (c) (D) (E) Os pólipos de coral apresentam morfologia diferenciada de acordo com as funções que desempenham, mas todos estão unidos anatomicamente. Alguns suricatos alertam o bando quando predadores se aproximam, outros são responsáveis pelo cuidado com a prole ou pela caça para o grupo. Entre as girafas, machos disputam as fêmeas por meio de lutas utilizando seus fortes e compridos pescoços. Formigas vivem dentro do tronco oco da embaúba e co- letam secreções nutritivas da planta e a protegem de animais que se alimentam de suas folhas. Os cupins ingerem celulose, mas a digestão desse açucar é realizada por protozoários no interior de seu intestino.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 47

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Relações ecológicas Harmônicas

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Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 4Código: 4447

Segunda Fase

Importância de se evitar a autopolinização .f Mecanismos das plantas que dificultam a autopolinização .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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A polinização geralmente ocorre entre flores da mesma planta ou entre flores de plantas diferentes da mesma espécie, caracterizando a polinização ou fecundação cruzada. Como a maioria das flores é hermafrodita (monóclina), há mecanismos que evitam a autopolinização (autofecundação). a) Explique um dos mecanismos que dificultam ou evitam a autopolinização. b) Qual a importância dos mecanismos que evitam a autopolinização?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(FGV - SP - 2014)Número Original: 38Código: 6347923

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Características da autopolinização .f Uso de figuras (Biologia).t Comparação de características (Biologia).t Características da polinização cruzada .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
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A orquidea Ophrys apifera, ilustrada em visão lateral e frontal nas figuras, apresenta um formato que mimetiza as vespas fêmeas. São capazes de produzir também uma substância odo- rifera similar ao feromônio liberado por essas vespas fêmeas em épocas reprodutivas, atraindo, portanto, vespas machos que realizarão a polinização cruzada. Visão frontal (attp://www.flora-on pt) Caso a estrutura reprodutiva não seja visitada pelos vespideos, existe a possibilidade de autopolinização da flor, gerando frutos secos e sementes leves, característicos dessa espécie de angios- perma. Com relação às formas de polinização descritas, está correta a afirmação (A) o encontro do androceu com o gineceu, na mesma flor, com auxílio dos pelos das vespas, é um caso de fecundação cruzada (B) a autopolinização não é uma vantagem, pois não propícia a reprodução e a dispersão nem a evolução da espécie. (C) a polinização cruzada é denominada anemofilia, por ser realizada por animais que visitam as flores em busca de alimento (D) o encontro dos núcleos espermáticos com a oosfera e núcleos polares ocorre tanto na polinização cruzada como na autopolinização. (E) o desenvolvimento do tubo polínico ocorre somente na polinização cruzada, pois a autopolinização não proporciona o encontro dos gametas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(FAMEMA - 2020)Número Original: 7Código: 7818127

Prova 1

Estratégias utilizadas pelas plantas para atração dos agentes polinizadores.t Relação entre a produção de sementes com tamanho dos frutos .f Uso de figuras (Biologia).t Importância dos agentes polinizadores na formação de frutos .f
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2020
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Um pesquisador realizou um experimento com flores de uma espécie de tomateiro. Ele dividiu as plantas em dois lotes. No lote 1, as flores ficaram expostas, sem nenhuma cobertura. No lote 2, cada flor foi coberta com gaze porosa e opaca, de forma que as abelhas podiam pousar sobre a gaze, mas nunca sobre a flor. O número de abelhas que visitaram as flores dos dois lotes foi contabilizado durante um determinado período de tempo. As flores continuaram cobertas até o início da formação dos frutos. Como resultado do experimento, obteve-se que o número de abelhas que visitou as flores do lote 1 foi significativamen- te maior do que o número de abelhas que visitou as do lote 2. O pesquisador notou, ainda, que no lote 2 foram formados pou- cos frutos e que estes eram menores e com menor número de sementes quando comparados aos frutos das plantas do lote 1. LOTE 1 LOTE 2 1 cm (www.semabelhasemalimento.com.br) a) Qual o papel das abelhas na formação dos tomates? O que provavelmente atraiu as abelhas até as flores do lote 2, que estavam cobertas? b) Explique o mecanismo fisiológico que relaciona a formação de frutos maiores à formação de um maior número de sementes.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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     Acertei     
     Errei     




4(ENEM - 2020)Número Original: 101Código: 9060627

Digital - Segundo Dia - Prova Amarela

Identificação da estrutura vegetal carregada pelos insetos que contribui para a variabilidade genéticas das plantas .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2020
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A ampla diversidade genética é uma característica presente nas plantas fanerógamas, que ocorreu em razão da presença de estruturas reprodutivas que lhes garantiram o sucesso adaptativo. Os insetos contribuem para a manutenção e o aumento da variabilidade genética, ao transportarem diretamente para o órgão reprodutivo da flor uma importante estrutura desse grupo vegetal. Qual estrutura vegetal carregada pelos insetos está diretamente relacionada ao incremento do referido processo nesse grupo vegetal”? (A) Arquegônio, que protege o embrião multicelular Broto, que propaga vegetativamente as plantas (C) Fruto, que garante uma maior eficiéncia na dispersao (D) Grão de pólen, que favorece a fecundação cruzada Semente alada, que favorece a dispersão aérea


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UERJ - 2020)Número Original: 45Código: 7505415

Primeiro Exame de Qualificação

Consequências da diminuição de abelhas na polinização de plantas.t
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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APICULTORES BRASILEIROS ENCONTRAM MEIO BILHÃO DE ABELHAS MORTAS EM TRÊS MESES Nos últimos três meses, mais de 500 milhões de abelhas foram encontradas mortas por apicultores apenas em quatro estados brasileiros, segundo levantamento da Agência Pública e Repórter Brasil. Adaptado de sul21.com.br, março/2019. Alguns ecossistemas são gravemente afetados por desequilíbrios como o relatado na reportagem. Nesse caso, uma consequência para as plantas polinizadas por abelhas é: (A) (B) (C (D diminuição da necessidade de água redução da dispersão de sementes ) perda da variabilidade genética ) limitação da taxa de fotossíntese


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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