Considerando que o cálcio pertence ao 2º grupo da tabela periódica, a fórmula correspondente do sal insolúvel formado entre ele e o íon oxalato, C,0,2-, é (A) Cac;o, (B) Ca(C,04), (C) Ca,C,0, (D) Ca,(C,0,4)3 (E) Ca,C,0,
Formação de Sais Normais
Uma das rotas da produção do óxido de propileno leva à formação do subproduto cloreto de cálcio, um composto iônico em que seus íons, Ca** e CI!”, se encontram dissolvidos em água, como descrito na questão 07. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a fórmula desse composto. (A) CaCl, (B) Ca Cl (C) Cal (D) Ca Cl, (E) CaCl 2
Unindo as peças do quebra-cabeça de cátions e ânions, o aluno pode concluir, corretamente, que o cloreto de bário apresenta a fórmula (A) Bacl. (B) Bac4,. (C) C4Ba. (D) CéBa,. (E) Ba,Ct,.
Considere os elementos químicos e seus respectivos números atômicos, representados na figura. MUSICEY DAVE PORTER (httpytinyurlcomVkun3zgs Acesso em: 30.082014) Esses elementos podem formar o composto (A) molecular, BaBr. (B) molecular, BaBr,. (C) iônico, BaBr. (D) iônico, BaBr,. (E) iônico, Ba Br.
O cátion do elemento representativo X forma, com o ânion cor, o sal XCO3. Uma elevada concentração desse cátion contribui para tornar a água dura, que apresenta, entre outras desvantagens, a característica de não espumar bem com o sabão comum. Com base nessas informações, é correto afirmar que o elemento X e o sal formado são respectivamente: a) Metal alcalino terroso e bicarbonato de cálcio. b) Metal alcalino e carbonato de sódio. c) Metal alcalino e bicarbonato de potássio. d) Metal alcalino terroso e bicarbonato de potássio. e) Metal alcalino terroso e carbonato de cálcio.