Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(PUC-CAMPINAS - 2008)Número Original: 34Código: 19531

Azul (Direito)

Revolução Francesa
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2008
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2008
Exibir texto da questão

Considere a gravura. Sans-culottes dançam em tomo de uma árvore. (Jean Michel Lambin. Historie seconde. Paris: Hachette Education, 1996. p. 183) A gravura é uma representação do sentimento de um segmento da sociedade francesa durante a República Jacobina. Essa República era governada (A) pela alta burguesia que desejava ampliar seus poderes políticos conquistando as camadas sociais pobres. (B) por grupos de direita que buscavam apoio popular para seu projeto de reimplantar as obrigações feudais no campo. (C) pela burguesia e pela nobreza que procuravam aumentar seus eleitores para derrotar os membros da alta cúpula da Igreja. (D) pela pequena burguesia que, para não perder o poder, aliou-se aos camponeses contra os radicais de esquerda. (E) por setores radicais que almejavam ampliar as conquis- tas políticas e sociais para os camponeses e proletários.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 86

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Revolução Francesa

Exibir Questões - PUC-CAMPINAS

Questões Parecidas

1(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 2Código: 6074278

Primeiro Semestre - Direito - Primeira Fase

Questões de identificações (Hist.) Transformações políticas, econômicas e culturais promovidas pela Revolução Francesa no final do século XVIII .f Questões com causas ou consequências (Hist.) França.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
Exibir texto da questão

“A Grã-Bretanha forneceu o modelo para as ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu; mas foi a França que fez suas revoluções e a ela deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores de um tipo ou de outro terem-se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e a política europeia (ou mesmo mundial) entre 1789 e 1917 foi em grande parte a luta a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical- democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo. A França forneceu os códigos legais, o modelo de organização técnica e científica e o sistema métrico de medidas para a maioria dos países. A ideologia do mundo moderno atingiu as antigas civilizações que tinham até então resistido às ideias europeias inicialmente através da influência francesa. Essa foi a obra da Revolução Francesa.” HOBSBAWM, E. J. A era das revoluções (1789-1848). Trad. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981, pp. 71-72. a) Na análise do autor, quais são as diferenças, em termos de importância, entre a Revolução Industrial Inglesa e a Revolução Francesa? b) Explique por que a França “deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo”. c) O autor afirma que a Revolução Francesa contribuiu para a difusão da ideologia do mundo moderno e que influenciou antigas civilizações. Com relação à América, aponte dois movimentos políticos influenciados pelo Processo Revolucionário que culminou com a Revolução Francesa de 1789.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




2(FATEC - 2016)Número Original: 18Código: 7876691

Primeiro semestre

França.b Conflitos políticos, econômicos e culturais que contribuíram para a eclosão da Revolução Francesa no final do século XVIII .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - FATEC 2016
Exibir texto da questão

Se não têm pão, que comam brioches! A frase, erroneamente atribuída à rainha da França, Maria Antonieta, foi considerada uma resposta cínica às inquietações populares que levaram à eclosão da Revolução Francesa. Assinale a alternativa que aponta corretamente algumas das causas da insatisfação da população francesa às vésperas dessa Revolução. (A) Contrários ao lema da monarquia, “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, os camponeses alegavam que a distribuição de renda provocava o empobrecimento da classe média. (B) A grave crise econômica, aliada a condições climáticas adversas, inflacionou os preços nas cidades e no campo; sofrendo com a fome, a população pagava altos impostos para manter os privilégios do clero e da nobreza. (C) A substituição de culturas alimentares pelo algodão, decretada por Luís XVI, levou ao aumento da mortalidade infantil e da fome entre os camponeses, favorecendo a burguesia vinculada à indústria têxtil. (D) Para sustentar os custos das guerras napoleônicas, o rei Luís XVI aumentou a cobrança de impostos dos camponeses e dos trabalhadores das cidades que, insatisfeitos, se rebelaram contra o governo central. (E) Devido à falta de terras férteis, à baixa produção de alimentos e à fome, a população demandava o aumento da ocupação francesa nas Américas e na Africa para a ampliação da produção agrícola.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(ESPCEX - 2016)Número Original: 39Código: 9256568

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Fatos e processos históricos do movimento revolucionário que derrubou o absolutismo francês no final do século XVIII .f França.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2016
Exibir texto da questão

Leia as afirmações abaixo referentes à Revolução Francesa. I - Sua principal função social era defender a nação. II - Fase da Revolução Francesa que durou de 1794 até 1799. III- Revoltas camponesas comuns na França na década de 1780. IV- Defendiam um governo central forte, o voto universal e a participação popular na direção do processo revolucionário. Os fragmentos I,II,IIIe IV referem-se, respectivamente, ao, a(s) [A] jacobinos, diretório, nobreza, jaqueries. [B] nobreza, diretório, jaqueries, jacobinos. [C] diretório, jaqueries, jacobinos, nobreza. [D] nobreza, jaqueries, diretório, jacobinos. [E] jaqueries, jacobinos, nobreza, diretório.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ESPCEX - 2017)Número Original: 41Código: 9257175

Segundo Dia - Modelo D

Questões de identificações (Hist.) Fatos e processos históricos do movimento revolucionário que derrubou o absolutismo francês no final do século XVIII .f França.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2017
Exibir texto da questão

O barrete frígio ou barrete da liberdade, constante da ima- gem ao lado, é uma espécie de touca ou carapuça, originariamente utilizada pelos moradores da Frígia (antiga região da Asia Menor, onde hoje está situada a Turquia). Foi adotado, na cor vermelha, pelos republicanos franceses que lutaram pela tomada e queda da Bastilha em 1789, que culminou com a instalação da Primeira República Francesa em 1793. As ideias a seguir também estão relacionadas com a Revolução Francesa. I - Período do Terror II - Segundo Estado Desenho Ilustrativo III - Primeiro Estado Fora de Escala IV - Jacobinos V - Girondinos VI - Comité de Salvacao Publica Assinale a alternativa que apresenta as ideias relacionadas à Revolução Francesa e que estejam ligadas à imagem acima. [A] I, Ile IV. [B] Il, IVeV. [C] IV, Ve VI. [D] I, IVe VI. [E] II, Ill e VI.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UPE - 2023)Número Original: 24Código: 13054854

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Transformações políticas, econômicas e culturais promovidas pela Revolução Francesa no final do século XVIII .f França.b Questões com imagens (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UPE 2023
Exibir texto da questão

Observe as duas imagens a seguir. Disponíveis em: https://falauniversidades.com.br/como-a-moda-foi-afetada-pela-revolucao-francesa/ Acesso em: 25/05/2022. O movimento revolucionário francês entre finais do século XVIII e início do XIX alterou profundamente as estruturas da sociedade, incluindo o vestuário, como demonstram as imagens. O principal impacto percebido nesse aspecto foi a a) reelaboração de um passado glorioso francês, retomando o império de Carlos Magno. b) popularização de materiais de consumo típicos da nobreza, especialmente a seda e a renda. c) adoção de hábitos e costumes burgueses, representados por trajes menos suntuosos. d) construção de valores clássicos greco-romanos, desvalorizando cores e vestimentas nacionais. e) reconstrução dos estereótipos da nobreza moderna pela valorização da monarquia do Rei Sol.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?