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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(IME - 2011)Número Original: 7Código: 20611

Discursiva

Morfologia Pronomes
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Questão de Vestibular - IME 2011
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Observe: “Coesão referencial é aquela que cria, no interior do texto, um sistema de relação entre palavras e expressões, permitindo que o leitor identifique os referentes sobre os quais se fala no texto. Coesão sequencial é aquela que cria, no interior do texto, condições para que o discurso avance.” ABAURRE, Maria Luiza M. & PONTARA, Marcela. Gramática: Texto: Análise e construção de sentido. São Paulo: Moderna,2006. P. 242 (adaptado) Nos 03 (três) fragmentos destacados a seguir, algumas palavras fazem a coesão referencial e outras a coesão sequencial. Fragmento 1 “Essa simples ideia tem algumas consequências notáveis: talvez a mais conhecida seja a equivalência de massa e energia, contida na famosa equação de Einstein E=mc? (...)”. (Texto 1,3º parágrafo) Fragmento 2 “Como não há força atuando sobre o corpo, a sua velocidade não aumenta, nem diminui, nem muda de direção. Portanto o único movimento possível do corpo na ausência de qualquer força atuando sobre ele é o movimento retilineo uniforme” (Texto II, 2º parágrafo) Fragmento 3 “um corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme se nenhuma força atuar sobre ele.” (Texto II, 3º parágrafo) Indique a opção em que se fez uma ANÁLISE EQUIVOCADA dos elementos coesivos destacados nos fragmentos acima. (a) O uso de flexões do modo subjuntivo seja (fragmento 1) e atuar (fragmento 3), antecedidas pelo advérbio talvez e pela conjunção se, respectivamente, são exemplos de coesão sequencial. (b) O uso do pronome essa (fragmento 1), que retoma um fato explicado anteriormente, e a substituição do termo corpo (fragmento 3) pelo pronome ele são exemplos de coesão referencial. (c) O vocábulo como (fragmento 2) é uma conjunção que se refere ao substantivo corpo e o vocábulo sua (fragmento 2) é um pronome possessivo também relacionado ao substantivo corpo. Os dois elementos analisados são exemplos de recursos coesivos sequenciais. (d) A conjunção portanto (fragmento 2) introduz uma ideia conclusiva em relação ao que foi enunciado anteriormente; a conjunção se (fragmento 3) introduz uma oração condicional e poderia ser substituída pela locução desde que sem prejuízo de significado. Ambas são exemplos de coesão sequencial. (e) Como (fragmento 2) é uma conjunção subordinativa e, portanto, um recurso coesivo sequencial.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


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Exatamente Igual

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Morfologia - Pronomes

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Questões Parecidas

1(CFSdPM-ES- ES - 2014)Número Original: 9Código: 2455612

QPMP-C

Artigos Preposições Simples Pronomes
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Questão de Vestibular - CFSdPM-ES 2014
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Em “E dizer que a obriguei a correr naquele estado!” A galinha tornara-se a rainha da casa.” Assinale a alternativa em que as ocorrências do “a” no trecho retirado do texto estão justificados corretamente: a) pronome — preposição — artigo — artigo. à) artigo — pronome — pronome — preposição. b) preposição — preposição — artigo — pronome. e) pronome — artigo — preposição — artigo. c) artigo — artigo — preposição — preposição.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UERJ - 2020)Número Original: 22Código: 7505334

Primeiro Exame de Qualificação

Morfologia Conjunções
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Questão de Vestibular - UERJ 2020
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Ausente para os outros, continuava docemente presente para si mesmo. (¢. 7) Uma reformulação que mantém sentido equivalente ao da frase acima é: (A (B (C (D ee” Continuava docemente presente para si mesmo, porque ausente para os outros. dá Continuava docemente presente para si mesmo, quando ausente para os outros. an Continuava docemente presente para si mesmo, embora ausente para os outros. an Continuava docemente presente para si mesmo, portanto ausente para os outros.


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     A     
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     E     




3(ENEM - 2015)Número Original: 108Código: 6344175

Unica Aplicação - Segundo Dia - Prova Amarela

Morfologia Pronomes
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Questão de Vestibular - ENEM 2015
Questão de Vestibular - ENEM 2015
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Exmº Sr. Governador: Trago a V. Exa. um resumo dos trabalhos realizados pela Prefeitura de Palmeira dos Índios em 1928. LI ADMINISTRAÇÃO Relativamente à quantia orçada, os telegramas custaram pouco. De ordinário vai para eles dinheiro considerável. Não há vereda aberta pelos matutos que prefeitura do interior não ponha no arame, proclamando que a coisa foi feita por ela; comunicam-se as datas históricas ao Governo do Estado, que não precisa disso; todos os acontecimentos políticos são badalados. Porque se derrubou a Bastilha — um telegrama; porque se deitou pedra na rua — um telegrama; porque o deputado F. esticou a canela — um telegrama. Palmeira dos Índios, 10 de janeiro de 1929. GRACILIANO RAMOS RAMOS, G. Viventes das Alagoas. São Paulo: Martins Fontes, 1962. O relatório traz a assinatura de Graciliano Ramos, na época, prefeito de Palmeira dos Índios, e é destinado ao governo do estado de Alagoas. De natureza oficial, o texto chama a atenção por contrariar a norma prevista para esse gênero, pois o autor O emprega sinais de pontuação em excesso. O recorre a termos e expressões em desuso no português. @ apresenta-se na primeira pessoa do singular, para conotar intimidade com o destinatário. O privilegia o uso de termos técnicos, para demonstrar conhecimento especializado. @ expressa-se em linguagem mais subjetiva, com forte carga emocional.


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4(UNESP- SP - 2010)Número Original: 11Código: 13912

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Substantivos Adjetivos
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
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O soneto Acrobata da dor revela, entre outras, uma das caracte- rísticas notáveis do estilo poético de Cruz e Sousa, que é a grande presença de adjetivos, colocados antes ou após os substantivos a que se referem. Observe estes cinco exemplos retirados do texto: I. Riso absurdo. II. Gargalhada atroz. TI. Agonia lenta. IV. Macabras piruetas. V. Tristíssimo palhaço. Aponte os dois exemplos em que o adjetivo precede o substan- tivo: (A) Te IL (B) Mel (C) Te Ill. (D) Ile IV. (E) IVev.


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5(UNESP- SP - 2010)Número Original: 3Código: 13913

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Anáfora (Coesão textual) Pronome Possessivo
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
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No terceiro período do texto, o autor emprega três vezes o pos- sessivo “sua”. Considerando que os possessivos apresentam nos textos uma função anafórica, ou seja, fazem referência a um termo oracional anterior, aponte a alternativa que indica o núcleo desse termo: (A) elementos. (B) linguagem. (C) pessoas. (D) ordem. (E) ciência.


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