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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(AFA - 2010)Número Original: 2Código: 21833

Código 21

Rec Aceleração Centrípeta
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Questão de Vestibular - AFA 2010
Questão de Vestibular - AFA 2010
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Um carro percorre uma curva circular com velocidade linear constante de 15 m/s completando-a em 5/2, conforme figura abaixo. É correto afirmar que o módulo da aceleração média E experimentada pelo carro nesse trecho, em m/s2, é a) 0 c) 3,0 d) 5,3 b) 1.8


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 7

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Aceleração Centrípeta

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Questões Parecidas

1(ENEM- BR - 2009)Número Original: 17Código: 3954

Unica Aplicação - Primeiro Dia - Prova Azul

Rec Aceleração Centrípeta
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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O Brasil pode se transformar no primeiro país das Américas a entrar no seleto grupo das nações que dispõem de trens-bala. O Ministério dos Transportes prevê o lançamento do edital de licitação internacional para a construção da ferrovia de alta velocidade Rio-São Paulo. A viagem ligará os 403 quilômetros entre a Central do Brasil, no Rio, e a Estação da Luz, no centro da capital paulista, em uma hora e 25 minutos. Disponível em: htp:logobo globo com Acésso em: tá ui 2008. Devido à alta velocidade, um dos problemas a ser enfrentado na escolha do trajeto que será percorrido pelo trem é o dimensionamento das curvas. Considerando-se que uma aceleração lateral confortável para os passageiros e segura para o trem seja de 0,1 9, em que g é a aceleração da gravidade (considerada igual a 10 m/s), e que a velocidade do trem se mantenha constante em todo o percurso, seria correto prever que as curvas existentes no trajeto deveriam ter raio de curvatura mínimo de, aproximadamente, o 80m. e 430m. e 800m. O 1600m. e 6400m.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UNESP- SP - 2010)Número Original: 69Código: 14099

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Teoria Rec Aceleração Centrípeta
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
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Curvas com ligeiras inclinações em circuitos automobilísticos são indicadas para aumentar a segurança do carro a altas velocidades, como, por exemplo, no Talladega Superspeedway, um circuito utilizado para corridas promovidas pela NASCAR (National Association for Stock Car Auto Racing). Considere um carro como sendo um ponto material percorrendo uma pista circular, de centro C, inclinada de um ângulo q e com raio R, constantes, como mostra a figura, que apresenta a frente do carro em um dos trechos da pista. Se a velocidade do carro tem módulo constante, é correto afirmar que o carro (A) não possui aceleração vetorial. (B) possui aceleração com módulo variável, direção radial e no sentido para o ponto €. (C) possui aceleração com módulo variável e tangente à trajetó- ria circular. (D) possui aceleração com módulo constante, direção radial e no sentido para o ponto €. (E) possui aceleração com módulo constante e tangente à traje- tória circular.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(USP- SP - 2012)Número Original: 2Código: 5062

Segunda fase - Terceiro dia

Força Centrípeta Velocidade linear (MCU) (Objeto na borda de rotação) Rec Aceleração Centrípeta
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Questão de Vestibular - USP 2012
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Nina e José estão sentados em cadeiras, diametralmente opostas, de uma roda gigante que gira com velocidade angular constante. Num certo momento, Nina se encontra no ponto mais alto do percurso e José, no mais baixo; após 15 s, antes de a roda completar uma volta, suas posições estão invertidas. A roda gigante tem raio R = 20 m e as massas de Nina e José são, respectivamente, Mn = 60 kg e My = 70 kg. Calcule a) o módulo v da velocidade linear das cadeiras da roda gigante; b) o módulo ax da aceleração radial de Nina e de José; c) os módulos Ny e Ny das forças normais que as cadeiras exercem, respectivamente, sobre Nina e sobre José no instante em que Nina se encontra no ponto mais alto do percurso e José, no mais baixo. NOTE E ADOTE n=3 Aceleração da gravidade g = 10 m/s?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




4(UNESP- SP - 2010)Número Original: 16Código: 13890

Provas Específicas - Meio de Ano

Força Centrípeta Conservação da Energia (Sem atrito) Rec Aceleração Centrípeta
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
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Algumas montanhas-russas possuem inversões, sendo uma delas denominada /oop. na qual o carro. após uma descida íngreme. faz uma volta completa na vertical. Nesses brinquedos, os carros são erguidos e soltos no topo da montanha mais alta para adquirirem velocidade. Parte da energia potencial se transforma em energia cinética, permitindo que os carros completem o percurso. ou parte dele. Parte da energia cinética é novamente transformada em energia potencial enquanto o carro se move novamente para o segundo pico e assim sucessivamente. Numa montanha-russa hipotética, cujo perfil é apresentado, o carro (com os passageiros). com massa total de 1000 kg. é solto de uma altura H = 30 m (topo da montanha mais alta) acima da base de um Joop circular com diâmetro d = 20 m. Supondo que o atrito entre o carro e os trilhos é desprezível. determine a aceleração do carro e a força vertical que o trilho exerce sobre o carro quando este passa pelo ponto mais alto do Joop. Considere g = 10 m/s?.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




5(UFU - 2020)Número Original: 17Código: 9141128

Dois - Fase Única - Primeiro Dia - Tipo 1

Identificação das direções e sentidos dos vetores aceleração e (ou) velocidade em um movimento circular horizontal .f
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Questão de Vestibular - UFU 2020
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Um episódio impressionante passou despercebido durante o treino oficial do GP da Austrália de Fórmula 1. Durante a volta rápida que lhe rendeu a pole position, Lewis Hamilton foi submetido a uma força g de surreais 6,5 g na curva 11 do circuito de rua de Melbourne. O gráfico comparativo da transmissão indicou um aumento de 1,2 g em relação ao pico registrado na mesma prova da temporada anterior, conforme indicado no canto inferior esquerdo da figura. E E, EE Disponível em: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/o-aumento-na-forca-g-nos-carros-de-f-1-pode-afetar-a- saude-dos-pilotos/. Acesso em: 20 fev. 2020. Considerando-se o trecho da pista plano e horizontal e um observador em repouso no solo e na lateral da pista, é correto afirmar que a força de 6,5 g possui A) sentido para cima e sua reação está localizada entre os pneus e o solo. B) sentido para o centro do planeta Terra e tem sua origem na ação da gravidade. C) sentido para fora da curva e recebe o nome de força centrípeia. D) sentido para dentro da curva e resulta da ação de partes do carro sobre o piloto.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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