TEXTO I
Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles;
e daí a pouco começaram a vir mais. E parece-me que
viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos
e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que
todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa
que lhes davam. [...] Andavam todos tão bem-dispostos,
tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito
agradavam.
CASTRO, 8, Acarta de Poro Vaz de Caminha. Po Ae: L&PM, 1996 (ingrato)
TEXTO
ja
PORTINARI, C. O descobrimento do Bras. 1955. Óieo sro ea. 199 x 169 em
Disponivel om: rr portnasorg be cassa em: 12 jun 2013,
Pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro, a carta de
Pero Vaz de Caminha e a obra de Portinari retratam a
chegada dos portugueses ao Brasil. Da leitura dos textos,
constata-se que
O acarta de Pero Vaz de Caminha representa uma das
primeiras manifestações artísticas dos portugueses
em terras brasileiras e preocupa-se apenas com a
estética literária,
© a tela de Portinari retrata indígenas nus com corpos
pintados, cuja grande significação é a afirmação da
arte acadêmica brasileira e a contestação de uma
linguagem moderna.
O a carta, como testemunho histórico-político, mostra
o olhar do colonizador sobre a gente da terra, e a
pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação
dos nativos.
O as duas produções, embora usem linguagens
diferentes — verbal e não verbal —, cumprem a
mesma função social e artística.
O apintura e a carta de Caminha são manifestações de
grupos étnicos diferentes, produzidas em um mesmo
momento histórico, retratando a colonização.