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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2014)Número Original: 21Código: 30821

Primeira Fase - Prova Q e Z

Relações ecológicas Harmônicas Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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Os insetos, especialmente aqueles com modo de vida social, estão entre os animais mais abundantes na Terra. São insetos sociais, que vivem em colônias: a) formigas, borboletas, besouros. b) abelhas meliferas, formigas, cupins. c) besouros, abelhas melíferas, moscas. d) cupins, libélulas, cigarras.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Resultados Encontrados: 47

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Relações ecológicas Harmônicas

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Questões Parecidas

1(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 4Código: 4447

Segunda Fase

Importância de se evitar a autopolinização .f Mecanismos das plantas que dificultam a autopolinização .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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A polinização geralmente ocorre entre flores da mesma planta ou entre flores de plantas diferentes da mesma espécie, caracterizando a polinização ou fecundação cruzada. Como a maioria das flores é hermafrodita (monóclina), há mecanismos que evitam a autopolinização (autofecundação). a) Explique um dos mecanismos que dificultam ou evitam a autopolinização. b) Qual a importância dos mecanismos que evitam a autopolinização?


Veja o vídeo para saber a resposta!

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     Acertei     
     Errei     




2(FGV - SP - 2014)Número Original: 38Código: 6347923

Primeiro Semestre - Economia - Primeira Fase - Manhã - Caderno 1

Características da autopolinização .f Uso de figuras (Biologia).t Comparação de características (Biologia).t Características da polinização cruzada .f
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
Questão de Vestibular - FGV - SP 2014
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A orquidea Ophrys apifera, ilustrada em visão lateral e frontal nas figuras, apresenta um formato que mimetiza as vespas fêmeas. São capazes de produzir também uma substância odo- rifera similar ao feromônio liberado por essas vespas fêmeas em épocas reprodutivas, atraindo, portanto, vespas machos que realizarão a polinização cruzada. Visão frontal (attp://www.flora-on pt) Caso a estrutura reprodutiva não seja visitada pelos vespideos, existe a possibilidade de autopolinização da flor, gerando frutos secos e sementes leves, característicos dessa espécie de angios- perma. Com relação às formas de polinização descritas, está correta a afirmação (A) o encontro do androceu com o gineceu, na mesma flor, com auxílio dos pelos das vespas, é um caso de fecundação cruzada (B) a autopolinização não é uma vantagem, pois não propícia a reprodução e a dispersão nem a evolução da espécie. (C) a polinização cruzada é denominada anemofilia, por ser realizada por animais que visitam as flores em busca de alimento (D) o encontro dos núcleos espermáticos com a oosfera e núcleos polares ocorre tanto na polinização cruzada como na autopolinização. (E) o desenvolvimento do tubo polínico ocorre somente na polinização cruzada, pois a autopolinização não proporciona o encontro dos gametas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(FAMEMA - 2020)Número Original: 7Código: 7818127

Prova 1

Estratégias utilizadas pelas plantas para atração dos agentes polinizadores.t Relação entre a produção de sementes com tamanho dos frutos .f Uso de figuras (Biologia).t Importância dos agentes polinizadores na formação de frutos .f
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Questão de Vestibular - FAMEMA 2020
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Um pesquisador realizou um experimento com flores de uma espécie de tomateiro. Ele dividiu as plantas em dois lotes. No lote 1, as flores ficaram expostas, sem nenhuma cobertura. No lote 2, cada flor foi coberta com gaze porosa e opaca, de forma que as abelhas podiam pousar sobre a gaze, mas nunca sobre a flor. O número de abelhas que visitaram as flores dos dois lotes foi contabilizado durante um determinado período de tempo. As flores continuaram cobertas até o início da formação dos frutos. Como resultado do experimento, obteve-se que o número de abelhas que visitou as flores do lote 1 foi significativamen- te maior do que o número de abelhas que visitou as do lote 2. O pesquisador notou, ainda, que no lote 2 foram formados pou- cos frutos e que estes eram menores e com menor número de sementes quando comparados aos frutos das plantas do lote 1. LOTE 1 LOTE 2 1 cm (www.semabelhasemalimento.com.br) a) Qual o papel das abelhas na formação dos tomates? O que provavelmente atraiu as abelhas até as flores do lote 2, que estavam cobertas? b) Explique o mecanismo fisiológico que relaciona a formação de frutos maiores à formação de um maior número de sementes.


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4(ENEM- BR - 2009)Número Original: 2Código: 3801

Prova Fraudada - Primeiro Dia

Relações ecológicas Harmônicas Rec
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Questão de Vestibular - ENEM 2009
Questão de Vestibular - ENEM 2009
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Umacolônia de formigas inicia-se com uma rainha jovem que, após ser fecundada pelo macho, voa e escolhe um lugar para cavar um buraco no chão. Ali dará origem a milhares de formigas, constituindo uma nova colônia. As fêmeas geradas poderão ser operárias, vivendo cerca de um ano, ou novas rainhas. Os machos provêm de óvulos não fertilizados e vivem aproximadamente uma semana. As operárias se dividem nos trabalhos do formigueiro. Há formigas forrageadoras que se encarregam da busca por alimentos, formigas operárias que retiram dejetos da colônia e são responsáveis pela manutenção ou que lidam com o alimento e alimentam as larvas, e as formigas patrulheiras. Uma colônia de formigas pode durar anos e dificilmente uma formiga social consegue sobreviver sozinha. MELO, A. Como funciona uma sociedade de formigas? Disponível em http://www .cienciahoje uol.com.br. Acesso em: 21 fev. 2008 (adaptado). Uma característica que contribui diretamente para o sucesso da organização social dos formigueiros é (A) a divisão de tarefas entre as formigas e a organização funcional da colônia. (B) o fato de as formigas machos serem provenientes de óvulos não fertilizados. (C) aalta taxa de mortalidade das formigas solitárias ou das que se afastam da colônia. (D) a existência de patrulheiras, que protegem o formigueiro do ataque de herbívoros. (E) o fato de as rainhas serem fecundadas antes do estabelecimento de um novo formigueiro.


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     A     
     B     
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5(PUC-CAMPINAS- SP - 2011)Número Original: 22Código: 18893

Vermelho (Medicina) - Inverno

Relações ecológicas Harmônicas Rec
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Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2011
Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2011
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Assinale a alternativa que contém uma explicação para o fato das trufas atraírem animais e que esteja de acordo com as atuais ideias sobre evolução biológica. (A) (B) (Cc) (D) (E) A necessidade de dispersar-se com mais eficiência fez com que os fungos sofressem mutações, que conferiram a eles a capacidade de produzir aroma atrativo para os animais. A capacidade de produzir aroma atrativo é exercitada pelas células somáticas dos fungos-mãe; quanto mais aroma produzirem em vida, mais aroma seus descen- dentes produzirão na próxima geração. A seleção natural pressionou os fungos incapazes de produzir aroma e fez surgir mutações, que deram a eles as proteínas necessárias para produzir aromas atrativos. Os fungos que atraíram mais animais famintos provavel- mente deixaram mais descendentes, pois os esporos foram mais dispersados; ao longo das gerações, a capa- cidade de produzir aroma atrativo se consolidou entre as trufas. Os fungos, por estarem enterrados, são seres que não sofrem seleção natural e nesse caso, o alvo da seleção são apenas os animais que conseguiram achar as trufas subterrâneas.


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