Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNICAMP - 2014)Número Original: 9Código: 30863

Primeira Fase - Prova Q e Z

Iluminismo (História).g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
Exibir texto da questão

A dúvida é uma atitude que contribui para o surgimento do pensamento filosófico moderno. Neste comportamento, a verdade é atingida através da supressão provisória de todo conhecimento, que passa a ser considerado como mera opinião. A dúvida metódica aguça o espírito crítico próprio da Filosofia. (Adaptado de Gerd A. Bomheim, Introdução ao filosofar. Porto Alegre: Editora Globo, 1970, p. 11.) A partir do texto, é correto afirmar que: a) A Filosofia estabelece que opinião, conhecimento e verdade são conceitos equivalentes. b) A dúvida é necessária para o pensamento filosófico, por ser espontânea e dispensar o rigor metodológico. c) O espírito crítico é uma característica da Filosofia e surge quando opiniões e verdades são coincidentes. d) A dúvida, o questionamento rigoroso e o espírito crítico são fundamentos do pensamento filosófico moderno.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 76

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Iluminismo (História).g

Exibir Questões - UNICAMP

Questões Parecidas

1(MACKENZIE- SP - 2011)Número Original: 47Código: 17193

Segundo Semestre, Junho - Prova A

Fundamentos do Iluminismo Despotismo Esclarecido Absolutismo
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - MACKENZIE 2011
Exibir texto da questão

“O fim último, causa final de desígnio dos homens (que amam naturalmente a liberdade e o domínio sobre os outros), ao introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com a vida mais satisfeita. Quer dizer, o desejo de sair daquela mísera condição de guerra que é a consequência necessária [...] das paixões naturais dos homens, quando não há um poder visível capaz de os manter em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito aquelas leis da natureza [...]”. “Portanto todo homem, pelo ato de [concordar] [...] com outros em formar um corpo político debaixo de um governo, se obriga para com cada um dos membros dessa sociedade a se submeter à determinação da maioria, e a ser governado por ela”. Pela análise dos excertos, conclui-se que a) o primeiro se refere às ideias anarquistas, uma vez que rejeita toda e qualquer prática de governo constituído pela burguesia, concebendo-o, como justo, se levar em conta os anseios e as reivindicações trabalhistas do conjunto da sociedade. b) o segundo refere-se às ideias liberais, uma vez que concebe o governo como um corpo autônomo e dotado de amplos poderes, capaz de suprimir as liberdades individuais em nome da vontade do governante (único capaz de salvaguardar os interesses da sociedade). c) ambos partem de pressupostos para conceber ideias sobre o governo: o primeiro, absolutista, o entende como um corpo punitivo e autoritário; o segundo, iluminista, o concebe como um corpo formado a partir das decisões e das vontades da maioria. d) ambos negam práticas coercitivas de poder, uma vez que, iluministas, entendem o governo como uma entidade formada pelas decisões da maioria, sendo suas leis e práticas elaboradas com o intuito de se evitarem conflitos pelo poder entre seus membros. e) o primeiro, absolutista, entende, por governo, um conjunto de regras e práticas elaboradas pela sociedade; o segundo, iluminista, concebe o governo como órgão fiscalizador, punitivo e autoritário, criado para se evitarem conflitos que levem os homens ao estágio anterior à sociedade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEL - 2021)Número Original: 2Código: 12907191

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Processos e fatos políticos e culturais históricos do iluminismo no século XVIII .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UEL 2021
Exibir texto da questão

Contra o obscurantismo, o Iluminismo/Esclarecimento sustentou que a ignorância não é uma virtude e que a obediência cega à autoridade é incompatível com nossa natureza racional. A esse respeito, Immanuel Kant foi taxativo: “Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento [«Aufklãrung»]”. KANT, Immanuel. Resposta à pergunta Que é “Esclarecimento”? (Aufklârung) Trad. Floriano de Souza Fernandes, 2 ed. Petrópolis, Editora Vozes, 1985. p. 100. A defesa dos benefícios civilizatórios da liberdade do pensamento, da laicidade do Estado e de uma educação pautada nos valores republicanos extensível aos cidadãos como obrigação do Estado é outro princípio ilumi- nista ainda bastante atual. Com base nos conhecimentos sobre o Iluminismo/Esclarecimento, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) as afirma- tivas a seguir. (. ) Instituiu a crença no progresso da humanidade, expressa na confiança de que o exercício, tanto individual quanto coletivo, da razão faria a humanidade alcançar um estágio de maior realização das potencialidades humanas. (. ) Consistiu na substituição da autoridade do clero e da nobreza pela autoridade da Filosofia, tendo em vista que a Filosofia, amparada numa tradição reflexiva milenar, possui condições mais objetivas de criar con- sensos para a ação. ( ) Baseou-se na ascensão econômica das camadas populares antes da Revolução Francesa, as quais consi- deravam o enriquecimento econômico como substituto da salvação religiosa. (. ) Manifestou o princípio da liberdade na forma republicana de governo por meio da finalidade desta em representar os interesses particulares e os negócios privados da nascente classe trabalhadora do século XVIII. ( ) Possibilitou o questionamento da autoridade divina do rei, buscando justificar o poder pelos meios racio- nais ao aplicar essas concepções no seu exercício. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) V, V, F, F, V. b) V, F, V, V, F. c) V,F,F, F, V. gd) F, VF, V, V. e) F, V, V, F, F.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UECE - 2023)Número Original: 32Código: 12798095

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Geografia e História

Fundamentos teóricos desenvolvidos pelos filósofos e cientistas do iluminismo .f Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
Exibir texto da questão

O Iluminismo foi um movimento de ideias que teve origem no século XVII e prosseguiu no século XVIII. Seu nome adveio do fato de os filósofos iluministas verem a si mesmos como militantes da luta da razão, a “luz” contra a tradição cultural, “as trevas”. Sobre o movimento iluminista analise as afirmativas a seguir e assinale V para o que for verdadeiro e F para o que for falso. () Universalidade, individualidade e autonomia eram o lema desse projeto civilizatório proposto pelos filósofos. (_) A defesa da liberdade feita pelos iluministas dizia respeito, sobretudo, ao problema da escravidão dos seres humanos para fins de exploração da mão de obra. (_) Voltaire defendia a ideia de que a bondade natural dos homens foi pervertida pela civilização. (_) “Deixai fazer, deixai passar e o mundo marcha sozinho” é a expressão que designa o ideário liberal contra a política intervencionista do mercantilismo. A sequência correta de cima para baixo e A) V,F,F,F. B) EV, V,F. CO) V,F,F,V. D) F,V,V, F.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(UNICAMP - 2023)Número Original: 59Código: 12877639

Primeira fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e Z

França.b Processo de construção dos direitos humanos a partir do final do século XVIII .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Exibir texto da questão

No livro “A invenção dos direitos humanos”, a historiadora Lynn Hunt nomeou dois mecanismos de transformação na França de fins do século XVIII. O primeiro seria a popularização dos cha- mados romances epistolares. As cartas enviadas pelas protago- nistas discorrem sobre as emoções humanas para os leitores. As lutas das personagens Clarissa e Pâmela, descritas por Samuel Richardson, ou as questões de Júlia, personagem de Jean-Jac- ques Rousseau, fizeram com que os leitores reconhecessem a legitimidade de seus desejos e de suas vivências. Outro meca- nismo de transformação social foi a campanha contra a tortura, marcada por uma nova visão de corpo. Para Hunt, ler relatos de tortura e romances epistolares ajudou a moldar o foro íntimo de cada um, o que teve repercussão na política. Considerando o texto acima e o contexto histórico comentado, assinale a alternativa correta sobre os direitos humanos. a) O nascimento dos direitos humanos ligou-se ao apareci- mento do sentimento de empatia entre diferentes sujeitos sociais, independentemente de sua condição social, como se podia ver nos romances epistolares. Isso influenciou os preceitos de liberdade individual e de igualdade social. b) Conhecidas através dos romances policiais editados pela imprensa revolucionária francesa, as personagens literárias femininas subalternas ganharam importância ao se oporem à tortura, defendida pelo Terceiro Estado nos debates sobre direitos humanos. c) O nascimento dos direitos humanos envolveu a contestação, pela imprensa francesa, da tortura como prática de obten- ção de testemunho ou como castigo. Isso se devia ao fato de que a tortura feria a concepção cristã de corpo, defendi- da pela Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. d) Ao afirmar que todos são iguais perante a lei e que todos gozam dos mesmos direitos, independentemente de sua origem social ou nascimento, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão defendia o cidadão passivo, indife- rente à violência e à humilhação na convivência cotidiana.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UNEB - 2022)Número Original: 32Código: 12878335

Dois - Primeiro Dia - Prova 3

Fundamentos teóricos desenvolvidos pelos filósofos e cientistas do iluminismo .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNEB 2022
Questão de Vestibular - UNEB 2022
Exibir texto da questão

 32. TEXTO 1 “Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o Iluminismo.” FORTES, L. R. S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1981. TEXTO 2 “O homem nasce livre e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles [...] A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções.” ROUSSEAU J. J., Do contrato social. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 22 Considerando o Século XVIII (denominado “Século das Luzes”), os textos expressam um período histórico de questionamento do Antigo Regime e apresentam uma concepção de pensamento que tem como alicerce a defesa do “direito divino” dos Reis. o pensamento religioso católico, por atribuir a todos os homens uma condição de submissão aos interesses eclesiásticos. a defesa e a garantia da igualdade de direitos e liberdades individuais, proporcionadas pela influência da Igreja Católica sobre a sociedade. o fortalecimento do poder real e o cerceamento das liberdades. a defesa de uma ordem social que assegure a liberdade, a igualdade civil e a autonomia dos homens.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?